Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12394
Resumo: O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.
id RCAP_cc537abd668d3e605540cbe00dea7c60
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicasPower, authority and institutional leadership at school and in the classroom: classic sociological perspectivesPoder, autoridad y liderazgo institucional en la escuela y en la clase: perspectivas sociológicas clásicasPoderAutoridadeLiderançaDisciplinaSociedadeTeachingHierarchyAuthorityPowerLeadershipSociedadReglasCulturaSocializaciónEnseñanzaJerarquíaPoderAutoridadDisciplinaLiderazgoO presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.The following article presents, in a summarized way, the sociological view of three classic authors – Émile Durkheim, Willard Waller and Philip Jackson – on the relationship between teachers and students in the context of the educational and pedagogical relationship. The three authors argue in favor of a hierarchical view of education and teaching, considering this institutional model to be the best way to envision an interactive dynamic inevitably conditioned by a considerable potential for conflict. All of them consider that the success of education in general, and education in schools, in particular, depends – decisively – on the effectiveness of disciplinary actions, in a context in which the institutional leadership gives support to the teachers’ authority. It is a view considered to be traditional and conservative by many people – the authors themselves tend to consider it simply realistic- which challenges several anti hierarchical pedagogical currents, and which, clearly, is at loggerheads with presuppositions and justifications that typify the individualist, narcissistic and hedonistic process of personalization of present-day (post)modern society.Este artículo presenta, de forma resumida, la visión sociológica de tres autores clásicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson –sobre la relación entre profesores y alumnos en el ámbito de la relación educativa y pedagógica. Los tres autores defienden una visión jerárquica de la educación y de la enseñanza, y consideran que ese modelo institucional es la mejor forma de encarar una dinámica interactiva inevitablemente condicionada por un elevado potencial de conflicto. Los tres autores consideran que el éxito de la educación, en general, y de la educación escolar, en particular, depende, de modo decisivo, de la eficacia de la acción disciplinaria, en el ámbito de un liderazgo institucional que asegure la autoridad de los profesores. Es una visión considerada por muchos como tradicional y conservadora – los propios autores tienden a considerarla simplemente realista – que desafía varias corrientes pedagógicas antijerárquicas, y, que, claramente, se oponen a los presupuestos y lógicas de acción que caracterizan el proceso de personalización individualista, narcisista y hedonista de la actual sociedad (pos) moderna.Fundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoGomes, Carlos Alberto2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12394por"Ensaio : avaliação e políticas públicas em educação". ISSN 0104-4036. 17:63 (2009) 235-261.0104-4036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
Power, authority and institutional leadership at school and in the classroom: classic sociological perspectives
Poder, autoridad y liderazgo institucional en la escuela y en la clase: perspectivas sociológicas clásicas
title Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
spellingShingle Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
Gomes, Carlos Alberto
Poder
Autoridade
Liderança
Disciplina
Sociedade
Teaching
Hierarchy
Authority
Power
Leadership
Sociedad
Reglas
Cultura
Socialización
Enseñanza
Jerarquía
Poder
Autoridad
Disciplina
Liderazgo
title_short Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
title_full Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
title_fullStr Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
title_full_unstemmed Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
title_sort Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
author Gomes, Carlos Alberto
author_facet Gomes, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Poder
Autoridade
Liderança
Disciplina
Sociedade
Teaching
Hierarchy
Authority
Power
Leadership
Sociedad
Reglas
Cultura
Socialización
Enseñanza
Jerarquía
Poder
Autoridad
Disciplina
Liderazgo
topic Poder
Autoridade
Liderança
Disciplina
Sociedade
Teaching
Hierarchy
Authority
Power
Leadership
Sociedad
Reglas
Cultura
Socialización
Enseñanza
Jerarquía
Poder
Autoridad
Disciplina
Liderazgo
description O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2009-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12394
url http://hdl.handle.net/1822/12394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Ensaio : avaliação e políticas públicas em educação". ISSN 0104-4036. 17:63 (2009) 235-261.
0104-4036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303684024107008