Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12394 |
Resumo: | O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna. |
id |
RCAP_cc537abd668d3e605540cbe00dea7c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicasPower, authority and institutional leadership at school and in the classroom: classic sociological perspectivesPoder, autoridad y liderazgo institucional en la escuela y en la clase: perspectivas sociológicas clásicasPoderAutoridadeLiderançaDisciplinaSociedadeTeachingHierarchyAuthorityPowerLeadershipSociedadReglasCulturaSocializaciónEnseñanzaJerarquíaPoderAutoridadDisciplinaLiderazgoO presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.The following article presents, in a summarized way, the sociological view of three classic authors – Émile Durkheim, Willard Waller and Philip Jackson – on the relationship between teachers and students in the context of the educational and pedagogical relationship. The three authors argue in favor of a hierarchical view of education and teaching, considering this institutional model to be the best way to envision an interactive dynamic inevitably conditioned by a considerable potential for conflict. All of them consider that the success of education in general, and education in schools, in particular, depends – decisively – on the effectiveness of disciplinary actions, in a context in which the institutional leadership gives support to the teachers’ authority. It is a view considered to be traditional and conservative by many people – the authors themselves tend to consider it simply realistic- which challenges several anti hierarchical pedagogical currents, and which, clearly, is at loggerheads with presuppositions and justifications that typify the individualist, narcissistic and hedonistic process of personalization of present-day (post)modern society.Este artículo presenta, de forma resumida, la visión sociológica de tres autores clásicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson –sobre la relación entre profesores y alumnos en el ámbito de la relación educativa y pedagógica. Los tres autores defienden una visión jerárquica de la educación y de la enseñanza, y consideran que ese modelo institucional es la mejor forma de encarar una dinámica interactiva inevitablemente condicionada por un elevado potencial de conflicto. Los tres autores consideran que el éxito de la educación, en general, y de la educación escolar, en particular, depende, de modo decisivo, de la eficacia de la acción disciplinaria, en el ámbito de un liderazgo institucional que asegure la autoridad de los profesores. Es una visión considerada por muchos como tradicional y conservadora – los propios autores tienden a considerarla simplemente realista – que desafía varias corrientes pedagógicas antijerárquicas, y, que, claramente, se oponen a los presupuestos y lógicas de acción que caracterizan el proceso de personalización individualista, narcisista y hedonista de la actual sociedad (pos) moderna.Fundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoGomes, Carlos Alberto2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12394por"Ensaio : avaliação e políticas públicas em educação". ISSN 0104-4036. 17:63 (2009) 235-261.0104-4036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:45ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas Power, authority and institutional leadership at school and in the classroom: classic sociological perspectives Poder, autoridad y liderazgo institucional en la escuela y en la clase: perspectivas sociológicas clásicas |
title |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
spellingShingle |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas Gomes, Carlos Alberto Poder Autoridade Liderança Disciplina Sociedade Teaching Hierarchy Authority Power Leadership Sociedad Reglas Cultura Socialización Enseñanza Jerarquía Poder Autoridad Disciplina Liderazgo |
title_short |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
title_full |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
title_fullStr |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
title_full_unstemmed |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
title_sort |
Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas |
author |
Gomes, Carlos Alberto |
author_facet |
Gomes, Carlos Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poder Autoridade Liderança Disciplina Sociedade Teaching Hierarchy Authority Power Leadership Sociedad Reglas Cultura Socialización Enseñanza Jerarquía Poder Autoridad Disciplina Liderazgo |
topic |
Poder Autoridade Liderança Disciplina Sociedade Teaching Hierarchy Authority Power Leadership Sociedad Reglas Cultura Socialización Enseñanza Jerarquía Poder Autoridad Disciplina Liderazgo |
description |
O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2009-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12394 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Ensaio : avaliação e políticas públicas em educação". ISSN 0104-4036. 17:63 (2009) 235-261. 0104-4036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303684024107008 |