Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Luís Manuel da Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mota, Aida Alexandra Soares da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFI
Resumo: Objetivos: a massagem é uma intervenção que pode contribuir para o alívio da dor, embora as evidências empíricas sejam escassas e contraditórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um protocolo de massagem no alívio da dor na criança internada, com patologia oncológica. Métodos: através de um estudo randomizado e controlado com cegamento simples, foram estudadas 52 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, internadas num serviço de oncologia pediátrica. A intervenção consistiu na aplicação de um protocolo de massagem de três sessões com duracão entre 20 a 30 minutos em dias alternados durante uma semana. A eficácia do protocolo foi medida através da avaliação da dor com a aplicação do Inventário Resumido de Dor e a eficácia de cada sessão de massagem pela Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: o protocolo de massagem apenas se revelou eficaz na diminuicão da interferência da dor no andar (p < 0,05), apesar de ter contribuído para o alívio da dor e sua interferência nas actividades da criança. Após cada sessão de massagem a intensidade da dor sentida pela criança diminuiu (p < 0,001). Conclusões: apesar da reduzida dimensão da amostra, a massagem parece ser uma intervenção útil no alívio da dor da criança que sofre de patologia oncológica, embora permaneçam dúvidas quanto à eficácia deste protocolo de massagem. Todavia, os autores recomendam a sua utilização pela sua contribuição na promoção do bem-estar e qualidade de vida da criança.
id RCAP_ccc37d29deb8a72c3bb5f3f8dabfccf5
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Massage in children with cancer: effectiveness of a protocolmassagemdorcriançacancroObjetivos: a massagem é uma intervenção que pode contribuir para o alívio da dor, embora as evidências empíricas sejam escassas e contraditórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um protocolo de massagem no alívio da dor na criança internada, com patologia oncológica. Métodos: através de um estudo randomizado e controlado com cegamento simples, foram estudadas 52 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, internadas num serviço de oncologia pediátrica. A intervenção consistiu na aplicação de um protocolo de massagem de três sessões com duracão entre 20 a 30 minutos em dias alternados durante uma semana. A eficácia do protocolo foi medida através da avaliação da dor com a aplicação do Inventário Resumido de Dor e a eficácia de cada sessão de massagem pela Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: o protocolo de massagem apenas se revelou eficaz na diminuicão da interferência da dor no andar (p < 0,05), apesar de ter contribuído para o alívio da dor e sua interferência nas actividades da criança. Após cada sessão de massagem a intensidade da dor sentida pela criança diminuiu (p < 0,001). Conclusões: apesar da reduzida dimensão da amostra, a massagem parece ser uma intervenção útil no alívio da dor da criança que sofre de patologia oncológica, embora permaneçam dúvidas quanto à eficácia deste protocolo de massagem. Todavia, os autores recomendam a sua utilização pela sua contribuição na promoção do bem-estar e qualidade de vida da criança.2013-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFIenghttp://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFIinfo:doi:10.1016/j.jped.2013.03.022.Batalha, Luís Manuel da CunhaMota, Aida Alexandra Soares da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-09-19T00:00:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
title Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
spellingShingle Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
Batalha, Luís Manuel da Cunha
massagem
dor
criança
cancro
title_short Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
title_full Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
title_fullStr Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
title_full_unstemmed Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
title_sort Massage in children with cancer: effectiveness of a protocol
author Batalha, Luís Manuel da Cunha
author_facet Batalha, Luís Manuel da Cunha
Mota, Aida Alexandra Soares da Costa
author_role author
author2 Mota, Aida Alexandra Soares da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batalha, Luís Manuel da Cunha
Mota, Aida Alexandra Soares da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv massagem
dor
criança
cancro
topic massagem
dor
criança
cancro
description Objetivos: a massagem é uma intervenção que pode contribuir para o alívio da dor, embora as evidências empíricas sejam escassas e contraditórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um protocolo de massagem no alívio da dor na criança internada, com patologia oncológica. Métodos: através de um estudo randomizado e controlado com cegamento simples, foram estudadas 52 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, internadas num serviço de oncologia pediátrica. A intervenção consistiu na aplicação de um protocolo de massagem de três sessões com duracão entre 20 a 30 minutos em dias alternados durante uma semana. A eficácia do protocolo foi medida através da avaliação da dor com a aplicação do Inventário Resumido de Dor e a eficácia de cada sessão de massagem pela Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: o protocolo de massagem apenas se revelou eficaz na diminuicão da interferência da dor no andar (p < 0,05), apesar de ter contribuído para o alívio da dor e sua interferência nas actividades da criança. Após cada sessão de massagem a intensidade da dor sentida pela criança diminuiu (p < 0,001). Conclusões: apesar da reduzida dimensão da amostra, a massagem parece ser uma intervenção útil no alívio da dor da criança que sofre de patologia oncológica, embora permaneçam dúvidas quanto à eficácia deste protocolo de massagem. Todavia, os autores recomendam a sua utilização pela sua contribuição na promoção do bem-estar e qualidade de vida da criança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFI
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFI
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=yaXlzYFI
info:doi:10.1016/j.jped.2013.03.022.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301727750389760