Corporate Brand and Stock Returns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Magali Pedro, Febra, Lígia Catarina Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418
Resumo: Purpose: The brand stands out for its ability to differentiate competing firms, contributing to the definition of the strategy and the good positioning of the entities. Firms with high brand value standards experience higher chances of keeping a sustained superior performance over the course of time. In this way, it is important to analyse the impact of corporate brand on returns and on risk.Design/Methodology/Approach: In order to understand if the firm's brand influences the abnormal returns and the systematic risk, we estimated an adaptation of CAPM model based on firms' financial market data through a panel data analysis which included 28,031 firm-year observations, which occurred between 2007 to 2017, from a full sample of 367 firms, relative to 14 countries and 9 industries. Regarding the methodology, the model used in this study is characterized by the determination of risk-adjusted returns which estimation period coincides with the test period.Findings: The results indicate, contrary to what it was expected, that firms with higher ranking in BRANDFINANCE undergo lower abnormal returns when compared to those firms with low ranking. With regard to the systematic risk the results evidence that there is no significant difference in the systematic risk between firms with high ranking in BRANDFINANCE and firms with low ranking.Research limitations: This study has two known limitations. The first is the size of the population (30 top financial institutions (distributed among deposit money banks, insurance and investment companies). This is regarded as small compare to the total population. Second, the study concentrated on a sub-sector of Nigeria economy. Result may vary if other sectors affected by the treasury single accounts exercise are included in the study.Originality/Value: We believed that the use of market data and the methodology used is a contribution to the literature. Keywords: Corporate brand; Returns; Financial performance; Abnormal returns; Systematic risk  [PT]Title: "Marca corporativa e retorno das ações"AbstractObjetivo: A marca destaca-se pela capacidade de diferenciar empresas concorrentes, contribuindo para a definição da estratégia e o bom posicionamento das entidades. Empresas com altos padrões de valor de marca experimentam maiores chances de manter um desempenho superior sustentado ao longo do tempo. Assim, é importante analisar o impacto da marca corporativa nos retornos e nos riscos.Design/metodologia/abordagem: Para entender se a marca da empresa influencia os retornos anormais e o risco sistemático, estimamos uma adaptação do modelo CAPM com base nos dados do mercado financeiro das empresas por meio de uma análise de painel que incluiu 28.031 observações por ano da empresa, que ocorreu entre 2007 e 2017, de uma amostra completa de 367 empresas, relativa a 14 países e 9 indústrias. Em relação à metodologia, o modelo utilizado neste estudo é caracterizado pela determinação de retornos ajustados ao risco cujo período de estimativa coincide com o período de teste.Resultados Os resultados indicam, ao contrário do esperado, que as empresas com classificação mais alta em BRANDFINANCE sofrem retornos anormais mais baixos quando comparadas às empresas com classificação baixa. Com relação ao risco sistemático, os resultados evidenciam que não há diferença significativa no risco sistemático entre empresas com alta classificação em BRANDFINANCE e empresas com baixa classificação.Limitações: Este estudo tem duas limitações conhecidas. O primeiro é o tamanho da população (30 principais instituições financeiras (distribuídas entre bancos depositários, seguradoras e empresas de investimento), considerado pequeno em comparação com o total da população. Segundo, o estudo concentrou-se em um subsetor da economia da Nigéria O resultado pode variar se outros setores afetados pelo exercício de contas únicas do tesouro forem incluídos no estudo.Originalidade/Valor: Acreditamos que o uso de dados de mercado e a metodologia utilizada é uma contribuição para a literatura. Palavras-chave: Marca corporativa; Retorna; Desempenho financeiro; Retornos anormais; Risco sistemático 
id RCAP_ccc43a03b75a16678868d2bc9bc814e6
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corporate Brand and Stock ReturnsPurpose: The brand stands out for its ability to differentiate competing firms, contributing to the definition of the strategy and the good positioning of the entities. Firms with high brand value standards experience higher chances of keeping a sustained superior performance over the course of time. In this way, it is important to analyse the impact of corporate brand on returns and on risk.Design/Methodology/Approach: In order to understand if the firm's brand influences the abnormal returns and the systematic risk, we estimated an adaptation of CAPM model based on firms' financial market data through a panel data analysis which included 28,031 firm-year observations, which occurred between 2007 to 2017, from a full sample of 367 firms, relative to 14 countries and 9 industries. Regarding the methodology, the model used in this study is characterized by the determination of risk-adjusted returns which estimation period coincides with the test period.Findings: The results indicate, contrary to what it was expected, that firms with higher ranking in BRANDFINANCE undergo lower abnormal returns when compared to those firms with low ranking. With regard to the systematic risk the results evidence that there is no significant difference in the systematic risk between firms with high ranking in BRANDFINANCE and firms with low ranking.Research limitations: This study has two known limitations. The first is the size of the population (30 top financial institutions (distributed among deposit money banks, insurance and investment companies). This is regarded as small compare to the total population. Second, the study concentrated on a sub-sector of Nigeria economy. Result may vary if other sectors affected by the treasury single accounts exercise are included in the study.Originality/Value: We believed that the use of market data and the methodology used is a contribution to the literature. Keywords: Corporate brand; Returns; Financial performance; Abnormal returns; Systematic risk  [PT]Title: "Marca corporativa e retorno das ações"AbstractObjetivo: A marca destaca-se pela capacidade de diferenciar empresas concorrentes, contribuindo para a definição da estratégia e o bom posicionamento das entidades. Empresas com altos padrões de valor de marca experimentam maiores chances de manter um desempenho superior sustentado ao longo do tempo. Assim, é importante analisar o impacto da marca corporativa nos retornos e nos riscos.Design/metodologia/abordagem: Para entender se a marca da empresa influencia os retornos anormais e o risco sistemático, estimamos uma adaptação do modelo CAPM com base nos dados do mercado financeiro das empresas por meio de uma análise de painel que incluiu 28.031 observações por ano da empresa, que ocorreu entre 2007 e 2017, de uma amostra completa de 367 empresas, relativa a 14 países e 9 indústrias. Em relação à metodologia, o modelo utilizado neste estudo é caracterizado pela determinação de retornos ajustados ao risco cujo período de estimativa coincide com o período de teste.Resultados Os resultados indicam, ao contrário do esperado, que as empresas com classificação mais alta em BRANDFINANCE sofrem retornos anormais mais baixos quando comparadas às empresas com classificação baixa. Com relação ao risco sistemático, os resultados evidenciam que não há diferença significativa no risco sistemático entre empresas com alta classificação em BRANDFINANCE e empresas com baixa classificação.Limitações: Este estudo tem duas limitações conhecidas. O primeiro é o tamanho da população (30 principais instituições financeiras (distribuídas entre bancos depositários, seguradoras e empresas de investimento), considerado pequeno em comparação com o total da população. Segundo, o estudo concentrou-se em um subsetor da economia da Nigéria O resultado pode variar se outros setores afetados pelo exercício de contas únicas do tesouro forem incluídos no estudo.Originalidade/Valor: Acreditamos que o uso de dados de mercado e a metodologia utilizada é uma contribuição para a literatura. Palavras-chave: Marca corporativa; Retorna; Desempenho financeiro; Retornos anormais; Risco sistemático ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418/pdf_69https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/418/120Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho RodriguesCosta, Magali PedroFebra, Lígia Catarina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:04Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:05.989861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corporate Brand and Stock Returns
title Corporate Brand and Stock Returns
spellingShingle Corporate Brand and Stock Returns
Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues
title_short Corporate Brand and Stock Returns
title_full Corporate Brand and Stock Returns
title_fullStr Corporate Brand and Stock Returns
title_full_unstemmed Corporate Brand and Stock Returns
title_sort Corporate Brand and Stock Returns
author Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues
author_facet Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues
Costa, Magali Pedro
Febra, Lígia Catarina Marques
author_role author
author2 Costa, Magali Pedro
Febra, Lígia Catarina Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues
Costa, Magali Pedro
Febra, Lígia Catarina Marques
description Purpose: The brand stands out for its ability to differentiate competing firms, contributing to the definition of the strategy and the good positioning of the entities. Firms with high brand value standards experience higher chances of keeping a sustained superior performance over the course of time. In this way, it is important to analyse the impact of corporate brand on returns and on risk.Design/Methodology/Approach: In order to understand if the firm's brand influences the abnormal returns and the systematic risk, we estimated an adaptation of CAPM model based on firms' financial market data through a panel data analysis which included 28,031 firm-year observations, which occurred between 2007 to 2017, from a full sample of 367 firms, relative to 14 countries and 9 industries. Regarding the methodology, the model used in this study is characterized by the determination of risk-adjusted returns which estimation period coincides with the test period.Findings: The results indicate, contrary to what it was expected, that firms with higher ranking in BRANDFINANCE undergo lower abnormal returns when compared to those firms with low ranking. With regard to the systematic risk the results evidence that there is no significant difference in the systematic risk between firms with high ranking in BRANDFINANCE and firms with low ranking.Research limitations: This study has two known limitations. The first is the size of the population (30 top financial institutions (distributed among deposit money banks, insurance and investment companies). This is regarded as small compare to the total population. Second, the study concentrated on a sub-sector of Nigeria economy. Result may vary if other sectors affected by the treasury single accounts exercise are included in the study.Originality/Value: We believed that the use of market data and the methodology used is a contribution to the literature. Keywords: Corporate brand; Returns; Financial performance; Abnormal returns; Systematic risk  [PT]Title: "Marca corporativa e retorno das ações"AbstractObjetivo: A marca destaca-se pela capacidade de diferenciar empresas concorrentes, contribuindo para a definição da estratégia e o bom posicionamento das entidades. Empresas com altos padrões de valor de marca experimentam maiores chances de manter um desempenho superior sustentado ao longo do tempo. Assim, é importante analisar o impacto da marca corporativa nos retornos e nos riscos.Design/metodologia/abordagem: Para entender se a marca da empresa influencia os retornos anormais e o risco sistemático, estimamos uma adaptação do modelo CAPM com base nos dados do mercado financeiro das empresas por meio de uma análise de painel que incluiu 28.031 observações por ano da empresa, que ocorreu entre 2007 e 2017, de uma amostra completa de 367 empresas, relativa a 14 países e 9 indústrias. Em relação à metodologia, o modelo utilizado neste estudo é caracterizado pela determinação de retornos ajustados ao risco cujo período de estimativa coincide com o período de teste.Resultados Os resultados indicam, ao contrário do esperado, que as empresas com classificação mais alta em BRANDFINANCE sofrem retornos anormais mais baixos quando comparadas às empresas com classificação baixa. Com relação ao risco sistemático, os resultados evidenciam que não há diferença significativa no risco sistemático entre empresas com alta classificação em BRANDFINANCE e empresas com baixa classificação.Limitações: Este estudo tem duas limitações conhecidas. O primeiro é o tamanho da população (30 principais instituições financeiras (distribuídas entre bancos depositários, seguradoras e empresas de investimento), considerado pequeno em comparação com o total da população. Segundo, o estudo concentrou-se em um subsetor da economia da Nigéria O resultado pode variar se outros setores afetados pelo exercício de contas únicas do tesouro forem incluídos no estudo.Originalidade/Valor: Acreditamos que o uso de dados de mercado e a metodologia utilizada é uma contribuição para a literatura. Palavras-chave: Marca corporativa; Retorna; Desempenho financeiro; Retornos anormais; Risco sistemático 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/418/pdf_69
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/418/120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441160888320