Rendições em Natação Pura Desportiva: Estafetas e Programa de Treino

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Main Author: Fonseca, Andreia Duarte da
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.15/2368
Summary: Orientadora: Professora Doutora Ana Conceição Coorientador: Professor Doutor Hugo Louro
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spelling Rendições em Natação Pura Desportiva: Estafetas e Programa de TreinoDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino DesportivoNataçãoOclusão TemporalPerceção VisualRendiçõesTempo ao BlocoSwimmingTemporal OcclusionVisual PerceptionRelay StartBlock TimeOrientadora: Professora Doutora Ana Conceição Coorientador: Professor Doutor Hugo LouroRESUMO: A natação pura é das modalidades mais estudadas (Vilas-Boas, 2010). Contudo, no âmbito das estafetas em NPD existe uma escassez de investigação e mais concretamente em rendições. Um dos desafios é minimizar o tempo de saída do atleta do bloco com o outro que toca na parede, assim focamo-nos no estudo das habilidades visuais nas rendições em NPD, parecendo-nos relevante estudar a análise cognitiva para a ação motora, verificando a aplicação de um programa de treino de perceção visual nas rendições. O objetivo é verificarmos em que medida é que através da utilização de um programa de treino em seco/complementar, a técnica da rendição nas estafetas de 4x100m livres existem melhorias no tempo ao bloco durante a competição. A amostra foi composta por 28 nadadores portugueses (N=28) com idade 15.71±2.10 anos, 12 do sexo masculino (17± 1.83 anos; 72.64±7.04 kg; altura: 177.5±4.37 cm; anos de prática: 8.08±2.36) e 16 do sexo feminino (14.75±1.75 anos; 52.88±6.64 kg; altura: 160.56±5.83 cm; anos de prática: 5.94±2.01). O programa de treino das rendições foi desenvolvido com base num estudo piloto previamente testado. Foi aplicado um programa de treino com recurso a um software durante quatro semanas antes da competição, testando antes e após o programa, com o objetivo de verificar os efeitos do treino. Os procedimentos da recolha avaliam os principais efeitos da intervenção do programa de treino (1-4) e a distância de oclusão (2.5m, 5m e 7.5m) na diferença de tempos, e os efeitos de treino no ao bloco de partida (antes e depois do programa de treino) em ambos os géneros, assegurados pela análise de variância ANOVA. A distribuição normal foi confirmada com o teste de D’Agostino-Pearson. A variação da variável dependente pela variável independente baseou-se no uso do tamanho parcial do efeito sugerido de eta-squared, Cohen (1988) f de 0.1, 0.25 e 0.4, como pequeno, médio e grande, respetivamente. Anaconda e IPython foram utilizados para todos os cálculos (Continuous Analytics, 2016), com exceção das análises ANOVA realizadas com o Pacote Estatístico para Ciências Sociais (IBM SPSS 23.0). Os dados foram armazenados e organizados usando Pandas (McKinney & outros, 2010) e NumPy (Walt, Colbert & Varoquaux, 2011). O nível de significância foi definido em p≤ .05. Rendições em Natação Pura Desportiva- Estafetas e Programa de Treino | 2018 ESDRM ||| Mestrado em Desporto, Especialização em Treino Desportivo v No que concerne à diferença de tempos entre o tempo real e o tempo estimado, as nadadoras apresentaram um efeito significativo no treino para a diferença de tempo (F (3.45) = 4.204, p ≤ 0.05, ɳ2p = 0,219) e um efeito significativo na distância de oclusão (F (2.30) = 4.761, p ≤.05, ɳ2p = 0.241), no entanto, não houve diferenças significativas na interação destes dois fatores tanto na distância como no efeito de treino em relação à diferença de tempo (F (6.66) = 1.353, p> .05). Por outro lado, nos nadadores não houve um efeito significativo no treino para a diferença de tempo (F (3.33) = 0.716, p> 0.05), mas entre as distâncias de oclusão existiram diferenças (F (2.22) = 4.438, p ≤.05, ɳ2p = .287), a interação dos dois fatores não revelou efeito significativo (F (6.66) = 1.439, p> .05). No que toca à diferença do tempo ao bloco durante a competição, após o desenvolvimento do treino não foram observadas diferenças significativas (F (1.47) = 0.562, p> 0.05, ɳ2p = 0.012) nas nadadoras, embora tenha havido uma diminuição do tempo ao bloco de partida (TB antes: 0.69±0.17 s para TB após: 0.67±0.10 s), representando uma melhoria de 0.02 s ou 2.89% em relação ao TB antes. Os nadadores do sexo masculino apresentaram uma melhoria maior no tempo ao bloco após o treino com diferenças significativas (F (1.35) = 4.069, p = 0.05, ɳ2p = 0.102), onde foi observada uma diminuição de 0.11 s ou 18.6% em relação ao tempo ao bloco antes (TB antes: 0.59±0.20 s para TB após: 0.48±0.23 s). De forma a esclarecer a dinâmica do programa de treino e as suas componentes evidencia-se que este poderá auxiliar os treinadores reduzindo o tempo de treino na água e constituindo-se como uma alternativa para os atletas explorarem autonomamente, sendo possível aplicá-lo no treino em seco ou em casa.ABSTRACT: Swimming is one of the most studied sports (Vilas-Boas, 2010). However, in the context of swimming relays there is a shortage of research and more precisely in relay. One of the challenges is to minimize the time of exit of the swimmer of the block with the other one that touches the wall, we focus on the study of the visual abilities in the relays in swimming, because it seems to us relevant to study on the cognitive analysis for the motor action, verifying the application of a training program of visual perception in relay. The aim of this study was to verify to what extent, through the use of an additional training program, the technique of relay in the 4x100m freestyle improves the block time to the swimming during the competition. The sample was composed by 28 Portuguese swimmers (N = 28) aged 15.71±2.10 years, 12 males (17±1.83 years, 72.64±7.04 kg, height: 177.5±4.37 cm, years of practice: 8.08 ± 2.36) and 16 females (14.75±1.75 years, 52.86± 6.64 kg, height: 160.56±5.83 cm, years of practice: 5.94±2.01). The Swimming Relay Training Program was developed on the basis of a pilot study previously tested. The training program was applied using software for four weeks before the competition (McLean et al., 2000), by testing before and after the program with the aim of checking the effects of the training. A two-way repeated measure ANOVA as conducted to assess the effects of training (1 to 4) and distance (2.5m, 5m and 7.5m) in the difference time, and the training effects in the block time (before and after the training program) on both genders. Normal distribution was confirmed with D'Agostino–Pearson test. The variation of the dependent variable by the independent variable was based on the use of partial etasquared, Cohen (1988) suggested effect sizes f of 0.1, 0.25, and 0.4 as small, medium and large, respectively. The Anaconda and IPython were used for all calculations (Continuum Analytics, 2015), except for the ANOVA analyses that were conducted with Statistical Package for Social Sciences (IBM SPSS 23.0). The data was stored and organized using Pandas (McKinney & others, 2010) and NumPy (Walt, Colbert, & Varoquaux, 2011). The significance level was set at p ≤ .05. In the female swimmers there was a significant training effect for the difference time (F (3.45) = 4.204, p ≤.05, ɳ2p = 0.219) and an effect for the occlusion distance in Rendições em Natação Pura Desportiva- Estafetas e Programa de Treino | 2018 ESDRM ||| Mestrado em Desporto, Especialização em Treino Desportivo vii the difference time (F (2.30) = 4.761, p ≤.05, ɳ2p = 0.241), however there was no significant difference in the two-factor interaction of both distance and training effect in the difference time (F (6.66) = 1.353, p >.05). Regarding the male swimmers there wasn’t a significant effect of the training in the difference time (F (3.33) =.716, p>.05), in opposition to the significant effect of the distances in difference time (F (2.22) = 4.438, p ≤.05, ɳ2p = .287), the two factors interaction didn’t reveal a significant effect (F (6.66) = 1.439, p >.05) as occurred in the female swimmers. In what concerns to the block time (BT) during the competition, after the development of training was not observed significant differences (F (1.47) = 0.562, p >.05, ɳ2p = 0.012) on the female swimmers, although there was a decrease of the BT (from BT before: 0.69±0.17 s to BT after: 0.67±0.10 s), representing an improvement of 0.02s or 2.89% in relation to the BT before. The male swimmers had a higher improvement in the block time after the training with significant differences (F (1.35) = 4.069, p=0.05, ɳ2p = 0.102), where it was observed a decrease of 0.11 s or 18.6% comparing to the BT before (BT before: 0.59±0.20 s to BT after: 0.48±0.23 s). In order to clarify the dynamics of the training program and its components, it seems that this training program can help the coaches reducing the training time in the water, becoming an alternative for the swimmers to explore, giving them autonomy to apply it in the dry workout or at home.Escola Superior de Desporto de Rio MaiorConceição, AnaLouro, HugoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFonseca, Andreia Duarte da2018-11-29T11:38:59Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2368TID:201978164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:25.520582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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