Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho,Liberata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Jesus,Saúl Neves, Viseu,João, Candeias,Adelinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015
Resumo: Nas últimas décadas temos assistido a uma crescente deterioração da saúde docente, que afeta os professores e a escola enquanto organização. Este estudo pretendeu avaliar a saúde dos professores portugueses através do Questionário de Saúde Docente, numa amostra de 5009 professores. Os resultados das análises fatoriais suportam uma estrutura penta-fatorial (bem-estar profissional, esgotamento, distúrbios cognitivos, distúrbios musculosqueléticos, alterações da voz), com bons indicadores de qualidade do modelo com cinco fatores correlacionados (modelo 2). Os resultados indicaram que mais da metade dos professores apresenta problemas de saúde. Os do ensino público, 1.º ciclo, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que apresentam menor bem-estar e maior perda de saúde. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde alta, média e baixa. São discutidos os resultados e suas implicações individuais e organizacionais, bem como são fornecidas diretrizes para investigações futuras.
id RCAP_cd3939304ae316b7022644302983ecd7
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492020000100015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde DocenteSaúde docentesaúde ocupacionalriscos laboraisbem-estar profissionalNas últimas décadas temos assistido a uma crescente deterioração da saúde docente, que afeta os professores e a escola enquanto organização. Este estudo pretendeu avaliar a saúde dos professores portugueses através do Questionário de Saúde Docente, numa amostra de 5009 professores. Os resultados das análises fatoriais suportam uma estrutura penta-fatorial (bem-estar profissional, esgotamento, distúrbios cognitivos, distúrbios musculosqueléticos, alterações da voz), com bons indicadores de qualidade do modelo com cinco fatores correlacionados (modelo 2). Os resultados indicaram que mais da metade dos professores apresenta problemas de saúde. Os do ensino público, 1.º ciclo, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que apresentam menor bem-estar e maior perda de saúde. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde alta, média e baixa. São discutidos os resultados e suas implicações individuais e organizacionais, bem como são fornecidas diretrizes para investigações futuras.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2020-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015Psicologia v.34 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015Borralho,Liberatade Jesus,Saúl NevesViseu,JoãoCandeias,Adelindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:26:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
title Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
spellingShingle Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
Borralho,Liberata
Saúde docente
saúde ocupacional
riscos laborais
bem-estar profissional
title_short Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
title_full Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
title_fullStr Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
title_full_unstemmed Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
title_sort Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente
author Borralho,Liberata
author_facet Borralho,Liberata
de Jesus,Saúl Neves
Viseu,João
Candeias,Adelinda
author_role author
author2 de Jesus,Saúl Neves
Viseu,João
Candeias,Adelinda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho,Liberata
de Jesus,Saúl Neves
Viseu,João
Candeias,Adelinda
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde docente
saúde ocupacional
riscos laborais
bem-estar profissional
topic Saúde docente
saúde ocupacional
riscos laborais
bem-estar profissional
description Nas últimas décadas temos assistido a uma crescente deterioração da saúde docente, que afeta os professores e a escola enquanto organização. Este estudo pretendeu avaliar a saúde dos professores portugueses através do Questionário de Saúde Docente, numa amostra de 5009 professores. Os resultados das análises fatoriais suportam uma estrutura penta-fatorial (bem-estar profissional, esgotamento, distúrbios cognitivos, distúrbios musculosqueléticos, alterações da voz), com bons indicadores de qualidade do modelo com cinco fatores correlacionados (modelo 2). Os resultados indicaram que mais da metade dos professores apresenta problemas de saúde. Os do ensino público, 1.º ciclo, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que apresentam menor bem-estar e maior perda de saúde. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde alta, média e baixa. São discutidos os resultados e suas implicações individuais e organizacionais, bem como são fornecidas diretrizes para investigações futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.34 n.1 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304427664769024