Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Mafalda de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8060
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual - Literatura Infantil
id RCAP_cd98539094cff8d7d181c47942672778
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicionalCulturas da infânciaImaginárioRecepçãoValoresCultures de l’enfanceImaginaireRéceptionValeursChildhood culturesImaginaryReceptionValues82-93159.922.7Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual - Literatura InfantilÉ a brincar que a criança aprende estar no mundo e a ser cidadã. Apesar de as crianças terem as suas próprias culturas, que transmitem de geração em geração, as suas brincadeiras também reproduzem vivências dos adultos. Os contos têm ensinamentos que ajudam a criança a conhecer-se a si e ao Outro, a compreender o mundo, ao mesmo tempo que estimulam a imaginação. Procuramos evidenciar que a partir do lúdico se apreendem e alicerçam valores fundamentais na formação do indivíduo. Estudámos dois contos, um tradicional e outro contemporâneo, os quais retratam, através de animais humanizados, comportamentos do ser humano. Valores como a amizade, a partilha, a solidariedade, o respeito pelo outro, são salientados nas obras. Este facto permite à criança retirar das leituras ensinamentos e fazer deles o melhor proveito para a vida. Analisámos, no âmbito da prática da leitura, as interpretações em actividades de expressão, tais como composições, reescrita, desenhos, num grupo de crianças em idade escolar. Este grupo é composto por trinta e duas crianças do concelho de Santo Tirso. A interpretação criativa dos contos pelas crianças permitiu pôr em destaque as dimensões do imaginário constitutivas das culturas infantis, factores motivacionais da leitura e aspectos metodológicos presentes numa pedagogia da leitura orientada para a fruição do texto, a aprendizagem da língua materna e a construção de valores sociais inclusivos.C’est en jouant que l'enfant apprend à être dans le monde et à être citoyen ou citoyenne. Malgré leurs propres cultures, transmises de génération en génération, leurs jeux reproduisent aussi des expériences des adultes. Les contes contiennent des enseignements qui aident l'enfant à se connaitre lui même et à l'autre, à comprendre le monde, au même temps qu'ils stimulent l'imagination. Nous cherchons à mettre en évidence qu' à partir du ludique, on apprend et on enracinet les valeurs fondamentales dans la formation des individus. Nous avons analysé deux contes, un traditionnel et l'autre contemporain, qui montrent, à travers les animaux humanisés, les comportements de l'Être Humain. Des Valeurs comme l'amitié, le partage, la solidarité, et le respect envers l'autre, sont mis en évidence dans ces oeuvres. Cela permet à l'enfant de retirer de ces lectures, des enseignements et en faire le meilleur bénéfice pour la vie. Nous avons recherché, dans le cadre de la pratique de la lecture, les interpretations dans les activités d'expression, telles que: les compositions, la réècriture, des dessins, dans un groupe d'âge scolaire. Ce groupe est composé par trente deux enfants de la commune de Santo Tirso. L’interpretation créative des contes par les enfants cela a permis de mettre en évidence les dimensions de l’imaginaire, constitutives des cultures infantiles, qui sont les facteurs de motivation à la lecture et des aspects méthodologiques présents dans une pédagogie de la lecture orientée pour le plaisir du texte, l’aprentissage de la langue maternelle et la construction de valeurs sociaux inclus.When a child is playing , she is learning to be in the world and to be a citizen. In spite of having their own cultures, which pass from generation to generation, their jokes reproduce adults` experiences. The tales have schoolings that help the child to know himself and the others, to understand the world, at the same time that stimulates the imagination, we look for showing clearly that from the entertainment, essential values are learnt for Man`s formation. We analyse two tales, a traditional one and another contemporary, which portray, trough humanized animals, behaviors of the human being. Values like friendship, sharing, solidarity, the respect towards the others, are pointed out in the books. This fact allows that the shild takes off from readings, experiences and make the best profit for life. We investigate, trough the reading, the interpretations in activities of expression, such as compositions, rewriting, designs, in a group of children during schooling age. This group is composed by thirty two children from St. Tirso. The creative interpretation of the tales by children allowed to put in evidence the dimensions of the imaginary of juvenile cultures, factors which give a good reason for reading and aspects present in the pedagogy of the reading guided to the enjoyment of the text, the learning of motherly tongue and the building of inclusive social values.Sarmento, Manuel JacintoUniversidade do MinhoFernandes, Ana Mafalda de Almeida2008-06-092008-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:04.450602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
title Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
spellingShingle Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
Fernandes, Ana Mafalda de Almeida
Culturas da infância
Imaginário
Recepção
Valores
Cultures de l’enfance
Imaginaire
Réception
Valeurs
Childhood cultures
Imaginary
Reception
Values
82-93
159.922.7
title_short Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
title_full Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
title_fullStr Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
title_full_unstemmed Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
title_sort Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional
author Fernandes, Ana Mafalda de Almeida
author_facet Fernandes, Ana Mafalda de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Manuel Jacinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Mafalda de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas da infância
Imaginário
Recepção
Valores
Cultures de l’enfance
Imaginaire
Réception
Valeurs
Childhood cultures
Imaginary
Reception
Values
82-93
159.922.7
topic Culturas da infância
Imaginário
Recepção
Valores
Cultures de l’enfance
Imaginaire
Réception
Valeurs
Childhood cultures
Imaginary
Reception
Values
82-93
159.922.7
description Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual - Literatura Infantil
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-09
2008-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8060
url http://hdl.handle.net/1822/8060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132661681225728