Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043 |
Resumo: | A análise que aqui desenvolvemos assenta numa perspetiva empreendedora dosmúsicos, protagonistas de uma lógica de mobilização de diferentes competências e de papéis complementares. Baseia-se num dos valores centrais da subcultura punk, o ethos DIY, que aqui surge como um novo padrão de promoção da empregabilidade, permitindo gerir a incerteza associada à construção de carreiras na música. Adotando uma abordagem DIY das carreiras musicais, procuramos compreender de que forma os músicos e os diferentes atores da cena musical independente portuguesa constroem as suas carreiras. É possível viver da música? O que significa ser músico em Portugal hoje em dia? Que estratégias são mobilizadas? Existem diferentes tipos de carreiras e diferentes maneiras de ser músico? Até que ponto o ethos e a praxis DIY estão presentes? Estas são algumas das questões que nos propomos responder com base nas entrevistas semiestruturadas que realizámos com diferentes atores da cena musical independente das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. |
id |
RCAP_cdf064628a2635d6f39e2bdf55aea673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesaA análise que aqui desenvolvemos assenta numa perspetiva empreendedora dosmúsicos, protagonistas de uma lógica de mobilização de diferentes competências e de papéis complementares. Baseia-se num dos valores centrais da subcultura punk, o ethos DIY, que aqui surge como um novo padrão de promoção da empregabilidade, permitindo gerir a incerteza associada à construção de carreiras na música. Adotando uma abordagem DIY das carreiras musicais, procuramos compreender de que forma os músicos e os diferentes atores da cena musical independente portuguesa constroem as suas carreiras. É possível viver da música? O que significa ser músico em Portugal hoje em dia? Que estratégias são mobilizadas? Existem diferentes tipos de carreiras e diferentes maneiras de ser músico? Até que ponto o ethos e a praxis DIY estão presentes? Estas são algumas das questões que nos propomos responder com base nas entrevistas semiestruturadas que realizámos com diferentes atores da cena musical independente das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.FLUP2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5043Todas as Artes; Vol. 1 N.º 1 (2018): Todas as Artes2184-3805reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043/4710Direitos de Autor (c) 2018 Todas as Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana2022-11-30T15:21:15Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:02.626296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
title |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
spellingShingle |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa Oliveira, Ana |
title_short |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
title_full |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
title_fullStr |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
title_full_unstemmed |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
title_sort |
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa |
author |
Oliveira, Ana |
author_facet |
Oliveira, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana |
description |
A análise que aqui desenvolvemos assenta numa perspetiva empreendedora dosmúsicos, protagonistas de uma lógica de mobilização de diferentes competências e de papéis complementares. Baseia-se num dos valores centrais da subcultura punk, o ethos DIY, que aqui surge como um novo padrão de promoção da empregabilidade, permitindo gerir a incerteza associada à construção de carreiras na música. Adotando uma abordagem DIY das carreiras musicais, procuramos compreender de que forma os músicos e os diferentes atores da cena musical independente portuguesa constroem as suas carreiras. É possível viver da música? O que significa ser músico em Portugal hoje em dia? Que estratégias são mobilizadas? Existem diferentes tipos de carreiras e diferentes maneiras de ser músico? Até que ponto o ethos e a praxis DIY estão presentes? Estas são algumas das questões que nos propomos responder com base nas entrevistas semiestruturadas que realizámos com diferentes atores da cena musical independente das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043 oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5043 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043 https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5043/4710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Todas as Artes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Todas as Artes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Todas as Artes; Vol. 1 N.º 1 (2018): Todas as Artes 2184-3805 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130605468778496 |