Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Fernanda Araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18219
Resumo: O presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades.
id RCAP_cdf2bab4306d898ad69beb1525735fba
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º anoDislexiaLeituraEscritaDificuldades Específicas de AprendizagemO presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumDias, Maria Fernanda Araújo2017-04-20T11:08:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18219201648750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.276490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
title Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
spellingShingle Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
Dias, Maria Fernanda Araújo
Dislexia
Leitura
Escrita
Dificuldades Específicas de Aprendizagem
title_short Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
title_full Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
title_fullStr Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
title_full_unstemmed Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
title_sort Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
author Dias, Maria Fernanda Araújo
author_facet Dias, Maria Fernanda Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Fernanda Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Leitura
Escrita
Dificuldades Específicas de Aprendizagem
topic Dislexia
Leitura
Escrita
Dificuldades Específicas de Aprendizagem
description O presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20T11:08:36Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18219
201648750
url http://hdl.handle.net/10400.26/18219
identifier_str_mv 201648750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021814599680