Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arias, Luiz Fernando Caruncho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19937
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ce35a6c319c9199c5f70ed28443031a9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviçoloja de conveniênciarisco percebidointenção de compraconvenience storeperceived riskpurchase intentionMestrado em MarketingCom a ausência de espaço e falta de tempo cria-se o cenário ideal para o crescimento das lojas de conveniência. No entanto, os custos com a mão-de-obra têm peso negativo na rentabilidade do retalho, assim como a necessidade de padronização de atendimento, viabilizando a automação do serviço. No Brasil, o número de lojas de conveniência possui uma elevada taxa de crescimento. Porém, seu nível de automação e utilização de vending machines ainda é baixo comparado com países mais desenvolvidos. A ascensão destes modelos de negócio depende da perceção do consumidor, principalmente no que se refere ao risco. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é compreender qual influência do risco percebido na intenção de compra em uma loja de conveniência tradicional e em um modelo vending machine. Para tal, foi feito um estudo explanatório, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência através de aplicação de um questionário online autoadministrado pelos inquiridos, que obteve 431 respostas válidas. Estudos evidenciam que os riscos têm influência direta na intenção de compra. Este estudo visa perceber quais destes riscos possuem maior influência nos modelos de loja e suas diferenças. Os resultados confirmam tal influência e concluíram que a perceção do risco financeiro é o que mais impacta a intenção de compra em ambos os modelos. Além disso, mostra que a perceção de risco é diferente nos dois tipos de negócio e as lojas de conveniência padrão possuem uma intenção de compra mais alta.The lack of space and time create the ideal scenario for the expansion of convenience stores. However, the labor costs cause a negative impact on retail revenues, as well as the need for the standardization of the service, enabling the automatization of the service. In Brazil, the number of convenience stores grows in a high path, but its level of automation and of using vending machines is still low when compared to developed countries. The rise of these business models depends on the consumer's perception, especially with regard to risk. In this sense, the objective of the present study is to understand the influence of the perceived risk in the purchase intention in a traditional convenience store and in a vending machine model. For this purpose, an explanatory study will be done, with a non-probabilistic sample for convenience through the application of an online questionnaire self-administered by the respondent, which obtained 431 valid answers. The literature claims that risks have a direct influence on the purchase intention and with this study it is estimated to perceive which of the risks have more influence in each of the store models and what are the differences between those perceptions. The results confirm this influence and conclude that the perception of the financial risk is the one that most impacts the purchase intention in both models. It also demonstrates that the risk perception is different for both types of business and that standard convenience stores have a higher purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaArias, Luiz Fernando Caruncho2020-03-20T18:14:39Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19937porArias, Luiz Fernando Caruncho (2019). "Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
title Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
spellingShingle Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
Arias, Luiz Fernando Caruncho
loja de conveniência
risco percebido
intenção de compra
convenience store
perceived risk
purchase intention
title_short Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
title_full Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
title_fullStr Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
title_full_unstemmed Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
title_sort Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço
author Arias, Luiz Fernando Caruncho
author_facet Arias, Luiz Fernando Caruncho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Arias, Luiz Fernando Caruncho
dc.subject.por.fl_str_mv loja de conveniência
risco percebido
intenção de compra
convenience store
perceived risk
purchase intention
topic loja de conveniência
risco percebido
intenção de compra
convenience store
perceived risk
purchase intention
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-03-20T18:14:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19937
url http://hdl.handle.net/10400.5/19937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arias, Luiz Fernando Caruncho (2019). "Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302168374607872