Avaliação da competência aquática percecionada versus real aplicação no contexto de escolas de natação do Litoral Norte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9741 |
Resumo: | O afogamento mata pelo menos 372000 pessoas por ano em todo o mundo sendo a terceira causa de morte não intencional. De todas essas mortes mais de metade ocorrem em idades abaixo dos 25 anos. O objetivo deste estudo foi avaliar a perceção da competência aquática das crianças e dos seus professores de natação. A amostra deste estudo foi composta por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, todas elas participavam em aulas de natação, no primeiro nível de formação da escola de natação da piscina municipal de Barcelos. As crianças e respetivos professores responderam a um conjunto de 10 questões de acordo com a perceção das capacidades das crianças, foi pedido expressamente tanto aos professores como aos alunos que se focassem apenas na sua perceção. Foi realizado um teste na água de forma a fazer o levantamento da competência aquática real. Foram realizados testes de normalidade, uma ANOVA de um fator para a análise de diferenças entre grupos e um teste de Post-hoc de Bonferroni para a análise de comparações múltiplas. Foi considerado um valor de alfa de 0,10. Foram encontrados valores significativos na relação de respostas em algumas das questões, nomeadamente na diferença aluno-real nas questões 3 e 8, p=0,049 e p=0,069 respetivamente, e na diferença professor-real na questão 5, p=0.043. Foi possível perceber na maior parte das questões, mesmo sem que houvesse significância, que as crianças tendem a sobrevalorizar a sua competência. |
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Avaliação da competência aquática percecionada versus real aplicação no contexto de escolas de natação do Litoral NorteAfogamentonataçãoO afogamento mata pelo menos 372000 pessoas por ano em todo o mundo sendo a terceira causa de morte não intencional. De todas essas mortes mais de metade ocorrem em idades abaixo dos 25 anos. O objetivo deste estudo foi avaliar a perceção da competência aquática das crianças e dos seus professores de natação. A amostra deste estudo foi composta por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, todas elas participavam em aulas de natação, no primeiro nível de formação da escola de natação da piscina municipal de Barcelos. As crianças e respetivos professores responderam a um conjunto de 10 questões de acordo com a perceção das capacidades das crianças, foi pedido expressamente tanto aos professores como aos alunos que se focassem apenas na sua perceção. Foi realizado um teste na água de forma a fazer o levantamento da competência aquática real. Foram realizados testes de normalidade, uma ANOVA de um fator para a análise de diferenças entre grupos e um teste de Post-hoc de Bonferroni para a análise de comparações múltiplas. Foi considerado um valor de alfa de 0,10. Foram encontrados valores significativos na relação de respostas em algumas das questões, nomeadamente na diferença aluno-real nas questões 3 e 8, p=0,049 e p=0,069 respetivamente, e na diferença professor-real na questão 5, p=0.043. Foi possível perceber na maior parte das questões, mesmo sem que houvesse significância, que as crianças tendem a sobrevalorizar a sua competência.Drowning kills at least 372000 people a year worldwide and is the third cause of unintended death. Of all these deaths more than half occur at ages under 25 years. The objective of this study was to assess the aquatic competence perception of children and their swimming teachers. The sample of this study was composed of 22 children aged between 3 and 7 years old, all of whom participated in swimming lessons, at the first level of training of the swimming school of the “Piscina Municipal de Barcelos”. The children and their respective teachers answered a set of 10 questions according to the children's perception of their abilities; both teachers and students were expressly asked to focus on their perception. A water test was carried out in order to assess the real aquatic competence. It was performed a normality test, a one way ANOVA for the analysis of diferences between groups and a Bonferroni Post-hoc test for the analysis of multiple comparisons. Na alpha value of 0.10 was considered. Significant values were found in the relationship of answers in some of the questions, namely in the child-real difference in questions 3 and 8, p=0.049 and p=0.069 respectively, and in the teacher-real difference in question 5, p=0.043. However, it was possible to understand in most of the questions, even without significance, that children tend to overestimate their skills.2020-03-27T13:38:21Z2019-12-16T00:00:00Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9741porFerreira, Débora Catarina Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:40.447628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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