Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3391 |
Resumo: | O principal objetivo que pretendemos alcançar com este livro, refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola. Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Nesta segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão. |
id |
RCAP_ce541a97361ddaea1c30ba160fde3a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolasbullyingprevençãoatividadesintervençãoescolaO principal objetivo que pretendemos alcançar com este livro, refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola. Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Nesta segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão.PlátanoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFernandes, LuísSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-23T00:22:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3391porFernandes, L. & Seixas, S. (2012). Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas. Lisboa: Plátano.978-972-770-913-7metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:11.193603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
title |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
spellingShingle |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas Fernandes, Luís bullying prevenção atividades intervenção escola |
title_short |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
title_full |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
title_fullStr |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
title_full_unstemmed |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
title_sort |
Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas |
author |
Fernandes, Luís |
author_facet |
Fernandes, Luís Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Luís Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying prevenção atividades intervenção escola |
topic |
bullying prevenção atividades intervenção escola |
description |
O principal objetivo que pretendemos alcançar com este livro, refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola. Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Nesta segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2021-02-23T00:22:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, L. & Seixas, S. (2012). Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas. Lisboa: Plátano. 978-972-770-913-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Plátano |
publisher.none.fl_str_mv |
Plátano |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137041069375488 |