Inserção profissional de diplomados em ciências da educação: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cristina Sofia dos Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36150
Resumo: O trabalho que se apresenta procura contribuir para conhecer uma problemática ainda pouco estudada, designadamente os processos de inserção profissional de diplomados em Ciências da Educação, equacionando os seus percursos académicos e profissionais e os significados atribuídos a diversas dimensões inerentes a tais percursos. Com um espaço institucional consolidado no nosso país, a formação académica em Ciências da Educação transmite saberes orientados para dimensões, contextos e áreas de intervenção diversificados. Contudo, escasseia ainda o conhecimento específico acerca da forma como os diplomados nesta área se inserem no sistema de emprego/trabalho, pelo que o presente trabalho pretende contribuir para preencher esta lacuna. A fundamentação teórica e conceptual do estudo inclui a contextualização histórica do ensino superior português após o 25 de abril de 1974 e das Ciências da Educação, a caracterização da formação ministrada nesta área do saber e a abordagem aos temas do sistema de emprego/trabalho e da inserção profissional. O estudo empírico, assente no paradigma interpretativo, contempla uma abordagem mista, de natureza qualitativa e quantitativa, e exploratória. Como técnicas de recolha de informação aplicam-se a análise documental e o inquérito por questionário. A análise estatística é a técnica utilizada para o tratamento da informação. Os resultados demonstram que os percursos de inserção profissional são caracterizados pela pluralidade de trajetos e por vínculos precários e vulneráveis, embora a esmagadora maioria dos diplomados participantes no estudo se encontre a trabalhar na área das Ciências da Educação. A situação profissional atual mostra menos instabilidade, quando comparada com o primeiro emprego, mas evidencia necessidades e problemas de outra índole – a remuneração, a estabilidade e segurança, a conciliação trabalho-vida pessoal e a carência de formação nos locais de trabalho. Apesar de reconhecerem utilidade ao diploma em Ciências da Educação, os seus detentores reclamam da invisibilidade social da licenciatura, do desconhecimento das competências que desenvolve e da inércia das instituições universitárias, pela falta apoio à divulgação, ao reconhecimento, à afirmação desta área de estudos e à inserção profissional.
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A fundamentação teórica e conceptual do estudo inclui a contextualização histórica do ensino superior português após o 25 de abril de 1974 e das Ciências da Educação, a caracterização da formação ministrada nesta área do saber e a abordagem aos temas do sistema de emprego/trabalho e da inserção profissional. O estudo empírico, assente no paradigma interpretativo, contempla uma abordagem mista, de natureza qualitativa e quantitativa, e exploratória. Como técnicas de recolha de informação aplicam-se a análise documental e o inquérito por questionário. A análise estatística é a técnica utilizada para o tratamento da informação. Os resultados demonstram que os percursos de inserção profissional são caracterizados pela pluralidade de trajetos e por vínculos precários e vulneráveis, embora a esmagadora maioria dos diplomados participantes no estudo se encontre a trabalhar na área das Ciências da Educação. A situação profissional atual mostra menos instabilidade, quando comparada com o primeiro emprego, mas evidencia necessidades e problemas de outra índole – a remuneração, a estabilidade e segurança, a conciliação trabalho-vida pessoal e a carência de formação nos locais de trabalho. Apesar de reconhecerem utilidade ao diploma em Ciências da Educação, os seus detentores reclamam da invisibilidade social da licenciatura, do desconhecimento das competências que desenvolve e da inércia das instituições universitárias, pela falta apoio à divulgação, ao reconhecimento, à afirmação desta área de estudos e à inserção profissional.The work presented seeks to contribute to understanding a problem that has not yet been studied, namely the processes of professional insertion of graduates in Educational Sciences, equating their academic and professional paths and the meanings attributed to different dimensions inherent to such paths. With a consolidated institutional space in our country, academic training in Educational Sciences transmits knowledge oriented to different dimensions, contexts, and areas of intervention. However, there is still a lack of specific knowledge about how graduates in this area fit into the work-job system, so the present work aims to contribute to filling this gap. The theoretical and conceptual basis of the study includes the historical contextualization of Portuguese higher education after the 25th of April 1974 and of Educational Sciences, the characterization of the training provided in this area of knowledge and addressing the themes of the work-job system and professional integration. The empirical study, based on the interpretative paradigm, contemplates a mixed approach, of qualitative and quantitative nature, and exploratory. The study applies, as information collection techniques, document analysis and a questionnaire survey. Statistical analysis is the technique used to process information. The results show that the professional insertion paths are characterized by the plurality of paths and by precarious and vulnerable bonds, although most graduates participating in the study are working in Educational Sciences. The current professional situation shows less instability when compared to the first job, but it shows needs and problems of another nature – remuneration, stability and security, work-life balance and the lack of training in the workplace. Despite recognizing the usefulness of the diploma in Educational Sciences, its holders complain about the degree's social invisibility, the lack of knowledge of the skills it develops and the inertia of university institutions, due to the lack of support for the dissemination, recognition, affirmation of this area of studies and to professional insertion.2023-01-31T15:00:09Z2022-12-20T00:00:00Z2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36150porFerreira, Cristina Sofia dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.601093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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