As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sónia Margarida Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2938
Resumo: Neste trabalho, analisamos os determinantes que contribuem para o aumento das exportações de eletricidade, em 16 países da União Europeia (UE), para o período 1994-2009. Os estimadores usuais de dados em painel, efeitos aleatórios e efeitos fixos são testados. Testarmos o efeito do mix energético nas exportações de eletricidade segundo duas abordagens: i) abordagem das capacidades instaladas; e ii) concretização das capacidades instaladas na eletricidade gerada por fontes. A capacidade instalada hídrica contribui de forma positiva para as exportações de eletricidade, assim como a eletricidade gerada pelo vento. Por outro lado a capacidade instalada e a eletricidade gerada solar têm um efeito negativo e estatisticamente significante nas exportações de eletricidade. A eletricidade gerada pelo carvão e petróleo apresentam um efeito positivo nas exportações de eletricidade, ao contrário da eletricidade gerada pelo gás e capacidade instalada nuclear que tem um efeito negativo. Deste modo clarificamos e contribuímos com uma análise empírica para a literatura sobre o impacto de alguns determinantes nas exportações de eletricidade.
id RCAP_cea7e7ce60136faea4b5a3b7c3a8c620
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geraçãoElectricidade - Exportação - União EuropeiaElectricidade - Energia renovávelNeste trabalho, analisamos os determinantes que contribuem para o aumento das exportações de eletricidade, em 16 países da União Europeia (UE), para o período 1994-2009. Os estimadores usuais de dados em painel, efeitos aleatórios e efeitos fixos são testados. Testarmos o efeito do mix energético nas exportações de eletricidade segundo duas abordagens: i) abordagem das capacidades instaladas; e ii) concretização das capacidades instaladas na eletricidade gerada por fontes. A capacidade instalada hídrica contribui de forma positiva para as exportações de eletricidade, assim como a eletricidade gerada pelo vento. Por outro lado a capacidade instalada e a eletricidade gerada solar têm um efeito negativo e estatisticamente significante nas exportações de eletricidade. A eletricidade gerada pelo carvão e petróleo apresentam um efeito positivo nas exportações de eletricidade, ao contrário da eletricidade gerada pelo gás e capacidade instalada nuclear que tem um efeito negativo. Deste modo clarificamos e contribuímos com uma análise empírica para a literatura sobre o impacto de alguns determinantes nas exportações de eletricidade.The determinants that contribute to increased exports of electricity is analyzed empirically by using the panel data estimators, random effects and fixed effects for a 16 European Union countries from 1994 to 2009. The effect of the energy mix is tested in exports of electricity according to two approaches: i) approach of installed capacity; ii) achievement of the capacity in the electricity generated by sources. The installed capacity of hydropower contributes positively to exports of electricity, as electricity generated by wind. On the other hand the installed capacity and solar electricity generated have a statistically significant negative effect on exports of electricity. The electricity generated by coal and oil have a positive effect on exports of electricity, instead, the electricity generated by the gas and nuclear capacity have a negative effect. We added to the literature an empirical analysis of the impact of some possible determinative on exports of electricityMarques, António Manuel CardosoFuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesuBibliorumFigueiredo, Sónia Margarida Sousa2015-01-27T16:09:01Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
title As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
spellingShingle As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
Figueiredo, Sónia Margarida Sousa
Electricidade - Exportação - União Europeia
Electricidade - Energia renovável
title_short As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
title_full As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
title_fullStr As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
title_full_unstemmed As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
title_sort As exportações de eletricidade e a diversificação das fontes de geração
author Figueiredo, Sónia Margarida Sousa
author_facet Figueiredo, Sónia Margarida Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, António Manuel Cardoso
Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sónia Margarida Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Electricidade - Exportação - União Europeia
Electricidade - Energia renovável
topic Electricidade - Exportação - União Europeia
Electricidade - Energia renovável
description Neste trabalho, analisamos os determinantes que contribuem para o aumento das exportações de eletricidade, em 16 países da União Europeia (UE), para o período 1994-2009. Os estimadores usuais de dados em painel, efeitos aleatórios e efeitos fixos são testados. Testarmos o efeito do mix energético nas exportações de eletricidade segundo duas abordagens: i) abordagem das capacidades instaladas; e ii) concretização das capacidades instaladas na eletricidade gerada por fontes. A capacidade instalada hídrica contribui de forma positiva para as exportações de eletricidade, assim como a eletricidade gerada pelo vento. Por outro lado a capacidade instalada e a eletricidade gerada solar têm um efeito negativo e estatisticamente significante nas exportações de eletricidade. A eletricidade gerada pelo carvão e petróleo apresentam um efeito positivo nas exportações de eletricidade, ao contrário da eletricidade gerada pelo gás e capacidade instalada nuclear que tem um efeito negativo. Deste modo clarificamos e contribuímos com uma análise empírica para a literatura sobre o impacto de alguns determinantes nas exportações de eletricidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T16:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2938
url http://hdl.handle.net/10400.6/2938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301771610226688