Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalo Fernandes, R
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Simões, AF, Figueiredo, AC, Ribeiro, AR, Aleixo, F, Teixeira, S, Guerra Aragüés, Amaral, N
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.17/970
Resumo: OBJETIVO: Avaliar as alterações epidemiológicas, de perfil clínico e de prognóstico obstétrico em pacientes portadoras de diabetes mellitus pré-gestacional. MÉTODOS: Estudo retrospetivo (coorte) de todas as gestações simples, com diagnóstico de diabetes prévio que foram seguidas num centro com apoio perinatal diferenciado entre 2004 e 2011 (n=194). Analisaram-se tendências relacionadas com dados demográficos e variáveis clínicas maternas, dados de indicadores de cuidados pre-concepcionais e durante a gravidez, e de controle metabólico. Dados do parto como a idade gestacional(IG) do parto, via do parto e peso do neonato foram variáveis também estudadas. RESULTADOS: A frequência global de diabetes prévia, durante o período estudado, foi de 4,4 por mil, não se verificando variações significativas durante o período de estudo. Os casos de diabetes tipo 2 permaneceram constantes. Em 67% dos casos o parto foi de termo(máximo de 80% em 2010–2011), registrou-se uma redução significativa dos partos por cesárea eletiva (p=0,03) e na incidência de neonatos considerados grandes para a IG (p=0,04) ao longo dos anos em estudo. Apesar dos bons resultados relacionados com o controle metabólico ao longo da vigilância da gravidez não foi registrada nenhuma melhora ao longo do tempo. Da mesma forma a proporção de gestantes diabéticas com avaliação pre-concepcional permaneceu pouco animadora. CONCLUSÕES: O seguimento de gestantes portadoras de diabetes mellitus em unidades multidisciplinares parece permitir um ajuste metabólico tão precoce quanto possível, de forma a conseguir melhorar o prognóstico obstétrico. A melhora nos cuidados pré-concepcionais continua sendo um desafio.
id RCAP_cea9e8c876b6d7d8f237a6f232ae0d55
oai_identifier_str oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-GestacionalPregnancy Outcomes in Women with Pre-Existing DiabetesDiabetes Mellitus IIGravidezEstudos RetrospectivosMAC MED MAFEstudo de CoorteResultado da GravidezGravidez em DiabéticasOBJETIVO: Avaliar as alterações epidemiológicas, de perfil clínico e de prognóstico obstétrico em pacientes portadoras de diabetes mellitus pré-gestacional. MÉTODOS: Estudo retrospetivo (coorte) de todas as gestações simples, com diagnóstico de diabetes prévio que foram seguidas num centro com apoio perinatal diferenciado entre 2004 e 2011 (n=194). Analisaram-se tendências relacionadas com dados demográficos e variáveis clínicas maternas, dados de indicadores de cuidados pre-concepcionais e durante a gravidez, e de controle metabólico. Dados do parto como a idade gestacional(IG) do parto, via do parto e peso do neonato foram variáveis também estudadas. RESULTADOS: A frequência global de diabetes prévia, durante o período estudado, foi de 4,4 por mil, não se verificando variações significativas durante o período de estudo. Os casos de diabetes tipo 2 permaneceram constantes. Em 67% dos casos o parto foi de termo(máximo de 80% em 2010–2011), registrou-se uma redução significativa dos partos por cesárea eletiva (p=0,03) e na incidência de neonatos considerados grandes para a IG (p=0,04) ao longo dos anos em estudo. Apesar dos bons resultados relacionados com o controle metabólico ao longo da vigilância da gravidez não foi registrada nenhuma melhora ao longo do tempo. Da mesma forma a proporção de gestantes diabéticas com avaliação pre-concepcional permaneceu pouco animadora. CONCLUSÕES: O seguimento de gestantes portadoras de diabetes mellitus em unidades multidisciplinares parece permitir um ajuste metabólico tão precoce quanto possível, de forma a conseguir melhorar o prognóstico obstétrico. A melhora nos cuidados pré-concepcionais continua sendo um desafio.ScieloRepositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPERobalo Fernandes, RSimões, AFFigueiredo, ACRibeiro, ARAleixo, FTeixeira, SGuerra AragüésAmaral, N2013-01-25T16:04:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.17/970porRev Bras Ginecol Obstet. 2012 Nov;34(11):494-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:28:42Zoai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:18:36.062029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
Pregnancy Outcomes in Women with Pre-Existing Diabetes
title Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
spellingShingle Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
Robalo Fernandes, R
Diabetes Mellitus II
Gravidez
Estudos Retrospectivos
MAC MED MAF
Estudo de Coorte
Resultado da Gravidez
Gravidez em Diabéticas
title_short Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
title_full Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
title_fullStr Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
title_full_unstemmed Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
title_sort Prognóstico Obstétrico de Pacientes Portadoras de Diabetes Mellitus Pré-Gestacional
author Robalo Fernandes, R
author_facet Robalo Fernandes, R
Simões, AF
Figueiredo, AC
Ribeiro, AR
Aleixo, F
Teixeira, S
Guerra Aragüés
Amaral, N
author_role author
author2 Simões, AF
Figueiredo, AC
Ribeiro, AR
Aleixo, F
Teixeira, S
Guerra Aragüés
Amaral, N
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalo Fernandes, R
Simões, AF
Figueiredo, AC
Ribeiro, AR
Aleixo, F
Teixeira, S
Guerra Aragüés
Amaral, N
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus II
Gravidez
Estudos Retrospectivos
MAC MED MAF
Estudo de Coorte
Resultado da Gravidez
Gravidez em Diabéticas
topic Diabetes Mellitus II
Gravidez
Estudos Retrospectivos
MAC MED MAF
Estudo de Coorte
Resultado da Gravidez
Gravidez em Diabéticas
description OBJETIVO: Avaliar as alterações epidemiológicas, de perfil clínico e de prognóstico obstétrico em pacientes portadoras de diabetes mellitus pré-gestacional. MÉTODOS: Estudo retrospetivo (coorte) de todas as gestações simples, com diagnóstico de diabetes prévio que foram seguidas num centro com apoio perinatal diferenciado entre 2004 e 2011 (n=194). Analisaram-se tendências relacionadas com dados demográficos e variáveis clínicas maternas, dados de indicadores de cuidados pre-concepcionais e durante a gravidez, e de controle metabólico. Dados do parto como a idade gestacional(IG) do parto, via do parto e peso do neonato foram variáveis também estudadas. RESULTADOS: A frequência global de diabetes prévia, durante o período estudado, foi de 4,4 por mil, não se verificando variações significativas durante o período de estudo. Os casos de diabetes tipo 2 permaneceram constantes. Em 67% dos casos o parto foi de termo(máximo de 80% em 2010–2011), registrou-se uma redução significativa dos partos por cesárea eletiva (p=0,03) e na incidência de neonatos considerados grandes para a IG (p=0,04) ao longo dos anos em estudo. Apesar dos bons resultados relacionados com o controle metabólico ao longo da vigilância da gravidez não foi registrada nenhuma melhora ao longo do tempo. Da mesma forma a proporção de gestantes diabéticas com avaliação pre-concepcional permaneceu pouco animadora. CONCLUSÕES: O seguimento de gestantes portadoras de diabetes mellitus em unidades multidisciplinares parece permitir um ajuste metabólico tão precoce quanto possível, de forma a conseguir melhorar o prognóstico obstétrico. A melhora nos cuidados pré-concepcionais continua sendo um desafio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-25T16:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.17/970
url http://hdl.handle.net/10400.17/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rev Bras Ginecol Obstet. 2012 Nov;34(11):494-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scielo
publisher.none.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131283274596352