Gestão de filas de espera: estudo de caso de uma loja de retalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27647 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio inclui a descrição de todas as atividades realizadas nos diferentes setores do Pingo Doce Hiper de Aveiro, bem como respetivas aprendizagens e dificuldades. Sendo o tempo de espera uma das queixas mais comuns por parte dos consumidores e tendo em conta a sua influência na satisfação dos mesmos, estudei esta problemática, num projeto paralelo e complementar ao estágio. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar propostas finais para uma eventual redução deste tempo no Pingo Doce, nomeadamente o tempo psicológico ou tempo percebido, ou seja, a perceção que os clientes têm relativamente à sua passagem. Através de diversas recolhas e análises de dados, em que se inclui um questionário de opinião aos consumidores, de modo a conhecer a sua opinião e perceção relativamente ao tempo de espera nas filas do Pingo Doce e eventuais soluções para o reduzir, foi possível perceber que a grande maioria dos inquiridos considera que perde muito tempo à espera nas filas do Pingo Doce e que esse é o fator mais negativo quando fazem compras neste local. Concluiu-se, também, que soluções de caráter tecnológico parecem ser bem recebidas por parte dos consumidores, particularmente as que incluem o telemóvel, visto que a maioria dos inquiridos afirmou que esta é a distração utilizada mais frequentemente em situações de espera, apresentando, portanto, um grande potencial para atenuar este problema |
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Gestão de filas de espera: estudo de caso de uma loja de retalhoRetalhoGestão comercialPingo DoceTempo psicológicoFila de esperaTempo de esperaSatisfação do consumidorExperiência de compraPerceçãoO presente Relatório de Estágio inclui a descrição de todas as atividades realizadas nos diferentes setores do Pingo Doce Hiper de Aveiro, bem como respetivas aprendizagens e dificuldades. Sendo o tempo de espera uma das queixas mais comuns por parte dos consumidores e tendo em conta a sua influência na satisfação dos mesmos, estudei esta problemática, num projeto paralelo e complementar ao estágio. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar propostas finais para uma eventual redução deste tempo no Pingo Doce, nomeadamente o tempo psicológico ou tempo percebido, ou seja, a perceção que os clientes têm relativamente à sua passagem. Através de diversas recolhas e análises de dados, em que se inclui um questionário de opinião aos consumidores, de modo a conhecer a sua opinião e perceção relativamente ao tempo de espera nas filas do Pingo Doce e eventuais soluções para o reduzir, foi possível perceber que a grande maioria dos inquiridos considera que perde muito tempo à espera nas filas do Pingo Doce e que esse é o fator mais negativo quando fazem compras neste local. Concluiu-se, também, que soluções de caráter tecnológico parecem ser bem recebidas por parte dos consumidores, particularmente as que incluem o telemóvel, visto que a maioria dos inquiridos afirmou que esta é a distração utilizada mais frequentemente em situações de espera, apresentando, portanto, um grande potencial para atenuar este problemaThis Internship Report includes a description of all the activities carried out in the different departments of the Hypermarket Pingo Doce de Aveiro, as well as all the learnings and difficulties. As waiting time is one of the most common customers’ complaints and considering its influence on their satisfaction, I studied this problem in a parallel and complementary project to the internship. This study was developed with the goal of presenting final proposals for a possible reduction of this time in Pingo Doce, namely the psychological time or perceived time, which is the perception that customers have regarding the passage of time. Through several data gathering and analyses, including a consumer opinion questionnaire, in order to know their opinion and perception regarding waiting time in Pingo Doce queues and possible solutions to reduce it, it was possible to realise that the vast majority of respondents consider that they spend a lot of time waiting in line at Pingo Doce, and that this is the most negative factor when shopping at this place. It was also concluded that technological solutions appear to be well received by consumers, particularly those including mobile phones, as most respondents stated that this is the most frequently used distraction in waiting situations and therefore presents a great potential to mitigate this problem2020-02-26T11:08:46Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27647porFonseca, Inês Patrício Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:36Zoai:ria.ua.pt:10773/27647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:23.292044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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