Gestão de filas de espera: estudo de caso de uma loja de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Inês Patrício Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27647
Resumo: O presente Relatório de Estágio inclui a descrição de todas as atividades realizadas nos diferentes setores do Pingo Doce Hiper de Aveiro, bem como respetivas aprendizagens e dificuldades. Sendo o tempo de espera uma das queixas mais comuns por parte dos consumidores e tendo em conta a sua influência na satisfação dos mesmos, estudei esta problemática, num projeto paralelo e complementar ao estágio. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar propostas finais para uma eventual redução deste tempo no Pingo Doce, nomeadamente o tempo psicológico ou tempo percebido, ou seja, a perceção que os clientes têm relativamente à sua passagem. Através de diversas recolhas e análises de dados, em que se inclui um questionário de opinião aos consumidores, de modo a conhecer a sua opinião e perceção relativamente ao tempo de espera nas filas do Pingo Doce e eventuais soluções para o reduzir, foi possível perceber que a grande maioria dos inquiridos considera que perde muito tempo à espera nas filas do Pingo Doce e que esse é o fator mais negativo quando fazem compras neste local. Concluiu-se, também, que soluções de caráter tecnológico parecem ser bem recebidas por parte dos consumidores, particularmente as que incluem o telemóvel, visto que a maioria dos inquiridos afirmou que esta é a distração utilizada mais frequentemente em situações de espera, apresentando, portanto, um grande potencial para atenuar este problema
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