Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Susana de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13028
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cfdd9dde45a9811097aa3433458d952c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolarJardim de infânciaParticipaçãoPrática profissional supervionadaParticipationKindergartenSupervised professional practiceRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento pretende dar conta do percurso vivenciado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, num momento de intensa reflexão fundamentada e crítica. Foi com base no conhecimento aprofundado de um grupo de vinte e quatro crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, que procurei caracterizar o contexto socioeducativo da forma mais detalhada e fiel possível, dando início, a partir daí, à definição das minhas intenções, sendo que os objetivos se transformaram num caminho reflexivo de crescimento e aprendizagem. Desde logo, foi-me possível testemunhar uma rotina natural de participação das crianças, que estavam envolvidas no planeamento, execução e simultânea avaliação daquilo que se passava em seu redor. A atualidade deste tema é real, constituindo-se, nos últimos anos, como objeto de estudo de numerosos trabalhos na área da Educação e da Sociologia da Infância, bem como a proximidade que sinto ao mesmo, uma vez que foi vivenciada uma experiência semelhante a esta realidade na Prática Profissional Supervisionada I, em contexto de creche. Assim, pretendi compreender, na realidade na qual me encontrava, de que forma as crianças participam na rotina da sala de atividades; conhecer a visão que a equipa educativa tem da criança; quais são as estratégias potenciadoras da participação da criança, e como é que essa participação contribui para a tomada de consciência da criança de si própria. A investigação realizada, de natureza qualitativa ou interpretativa, seguiu a metodologia de estudo de caso. A recolha de informação foi realizada através de diversas técnicas, dando enfoque à observação direta (documentada no Portefólio da Prática Profissional Supervisionada II), e observação indireta, através da análise documental e do inquérito por entrevista. Os dados reunidos permitiram colocar em evidência a importância da observação e escuta da criança, o papel do educador de infância na consideração que faz da própria criança, e as estratégias utilizadas para promover a sua participação na sala de atividades.ABSTRACT The aim of this document is to describe the work developed in the scope of the course “Prática Profissional Supervisionada II”, from October 2019 to January 2020. Based on the deep understanding of a group of twenty-four children aged between 3 and 4 years old, I characterized the socio-educational context in the most detailed and faithful way possible. From there I defined my intentions and the goals became a reflexive path of growth and learning. I was able to witness that the children had a natural routine of participating in the activities. They were involved in the planning, execution and simultaneous evaluation of what was happening around them. This is a current topic and a lot of studies have been done on it in the last few years, not only in Education but also under the scope of Sociology of Childhood. I am very fond of this topic since it was very similar experience to the one lived throughout the course “Prática Profissional Supervisionada I” (also in the context of kindergarten). Hence, my goals were to understand how the children participate in the activities; how the educational team perceive the children; which strategies are used by the team to promote the children’s participation; and how participating helps the children being aware of themselves. This research, of qualitative and interpretive nature, followed the methodology of a case study. Data collection was done using diverse techniques, emphasizing the direct observation of the participants (documented in the portfolio of “Prática Profissional Supervisionada II”), and indirect observation, through the analysis of documents and surveys by interview. The gathered data allowed to understand how important it is to observe and listen to the children, the role of the kindergarten teachers and how they perceive the children, and which strategies are used to promote the children’s participation in the kindergarten context.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFriães, RitaRCIPLMachado, Susana de Sousa2021-03-04T11:14:03Z2020-05-262020-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13028TID:202628442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:02.882526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
title Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
spellingShingle Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
Machado, Susana de Sousa
Jardim de infância
Participação
Prática profissional supervionada
Participation
Kindergarten
Supervised professional practice
title_short Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
title_full Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
title_fullStr Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
title_full_unstemmed Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
title_sort Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
author Machado, Susana de Sousa
author_facet Machado, Susana de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Susana de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Participação
Prática profissional supervionada
Participation
Kindergarten
Supervised professional practice
topic Jardim de infância
Participação
Prática profissional supervionada
Participation
Kindergarten
Supervised professional practice
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
2020-05-26T00:00:00Z
2021-03-04T11:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13028
TID:202628442
url http://hdl.handle.net/10400.21/13028
identifier_str_mv TID:202628442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133481160146944