Qualidade de vida dos enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina Alexandra Salvador
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Anes, Eugénia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16645
Resumo: O conceito de qualidade de vida em enfermagem tem um lugar de grande importância nas organizações de saúde. A qualidade dos serviços de saúde também é medida pela satisfação dos profissionais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida dos enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), de acordo com as medidas física e mental do SF12, tendo em conta as variáveis de carateri2açâo. Métodos: Trata-se de um estudo descritívo, exploratório do típo quantitativo/ numa amostra não probabilístíca, constituída por 124 enfermeiros das três unidades hospitalares da ULSNE. O instrumento de colheita de dados é composto por duas partes/ a primeira parte alude aos dados sociodemográficos e laborais e a segunda parte é constituída por a versão da escala SF12 (Ferreira, 2000). Esta escala é constituída por 12 itens que compõem oito dimensões. Eles são agregados em duas medidas sumário física e mental designadas por IVISF e MSM. Resultados: Os resultados mostraram que existem diferenças estatisticamente significativas na MSF em relação à idade, categoria profissional e regime contratual. Em MSM observam-se diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado civil e categoria profissional. Conclusões: Do nosso estudo concluímos que a identificação dessas relações é muito importante nas organizações de saúde. Facilita a tornada de decisão e, portanto, a prestação de melhores cuidados de saúde.
id RCAP_d05be441170d86dc51bb1628bf0671d5
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida dos enfermeirosQualidade de vidaEnfermeirosO conceito de qualidade de vida em enfermagem tem um lugar de grande importância nas organizações de saúde. A qualidade dos serviços de saúde também é medida pela satisfação dos profissionais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida dos enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), de acordo com as medidas física e mental do SF12, tendo em conta as variáveis de carateri2açâo. Métodos: Trata-se de um estudo descritívo, exploratório do típo quantitativo/ numa amostra não probabilístíca, constituída por 124 enfermeiros das três unidades hospitalares da ULSNE. O instrumento de colheita de dados é composto por duas partes/ a primeira parte alude aos dados sociodemográficos e laborais e a segunda parte é constituída por a versão da escala SF12 (Ferreira, 2000). Esta escala é constituída por 12 itens que compõem oito dimensões. Eles são agregados em duas medidas sumário física e mental designadas por IVISF e MSM. Resultados: Os resultados mostraram que existem diferenças estatisticamente significativas na MSF em relação à idade, categoria profissional e regime contratual. Em MSM observam-se diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado civil e categoria profissional. Conclusões: Do nosso estudo concluímos que a identificação dessas relações é muito importante nas organizações de saúde. Facilita a tornada de decisão e, portanto, a prestação de melhores cuidados de saúde.Instituto Politécnico de Viseu/ Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e SaúdeBiblioteca Digital do IPBFerreira, Carina Alexandra SalvadorAnes, Eugénia2018-04-03T15:05:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16645porFerreira, Carina Alexandra Salvador; Anes, Eugénia (2016). Qualidade de vida dos enfermeiros. Millenium. ISSN 1647-662X. 2:1, p. 327-336.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:18:18ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida dos enfermeiros
title Qualidade de vida dos enfermeiros
spellingShingle Qualidade de vida dos enfermeiros
Ferreira, Carina Alexandra Salvador
Qualidade de vida
Enfermeiros
title_short Qualidade de vida dos enfermeiros
title_full Qualidade de vida dos enfermeiros
title_fullStr Qualidade de vida dos enfermeiros
title_full_unstemmed Qualidade de vida dos enfermeiros
title_sort Qualidade de vida dos enfermeiros
author Ferreira, Carina Alexandra Salvador
author_facet Ferreira, Carina Alexandra Salvador
Anes, Eugénia
author_role author
author2 Anes, Eugénia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carina Alexandra Salvador
Anes, Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
Enfermeiros
topic Qualidade de vida
Enfermeiros
description O conceito de qualidade de vida em enfermagem tem um lugar de grande importância nas organizações de saúde. A qualidade dos serviços de saúde também é medida pela satisfação dos profissionais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida dos enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), de acordo com as medidas física e mental do SF12, tendo em conta as variáveis de carateri2açâo. Métodos: Trata-se de um estudo descritívo, exploratório do típo quantitativo/ numa amostra não probabilístíca, constituída por 124 enfermeiros das três unidades hospitalares da ULSNE. O instrumento de colheita de dados é composto por duas partes/ a primeira parte alude aos dados sociodemográficos e laborais e a segunda parte é constituída por a versão da escala SF12 (Ferreira, 2000). Esta escala é constituída por 12 itens que compõem oito dimensões. Eles são agregados em duas medidas sumário física e mental designadas por IVISF e MSM. Resultados: Os resultados mostraram que existem diferenças estatisticamente significativas na MSF em relação à idade, categoria profissional e regime contratual. Em MSM observam-se diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado civil e categoria profissional. Conclusões: Do nosso estudo concluímos que a identificação dessas relações é muito importante nas organizações de saúde. Facilita a tornada de decisão e, portanto, a prestação de melhores cuidados de saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-04-03T15:05:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/16645
url http://hdl.handle.net/10198/16645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Carina Alexandra Salvador; Anes, Eugénia (2016). Qualidade de vida dos enfermeiros. Millenium. ISSN 1647-662X. 2:1, p. 327-336.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu/ Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu/ Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301892989190144