Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Maria João Garrido
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16916
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d06d2dca4b447ab41595bc14cbb9dd57
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEBPensamento computacionalPensamento algébricoFolha de cálculoComputational thinkingAlgebraic thinkingSpreadsheetRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi concretizado no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste documento contempla a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB. A segunda parte tem como objetivo compreender quais os contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2º CEB. Mais concretamente, nesta investigação, pretende-se identificar as práticas de pensamento computacional que emergem com a utilização da folha de cálculo e compreender de que forma esta ferramenta contribui para a compreensão de expressões algébricas. O quadro teórico que orienta este estudo centra-se na explicitação do conceito de pensamento computacional e no seu desenvolvimento, na explicitação do conceito de pensamento algébrico e sua relação com o pensamento computacional. A metodologia adotada neste estudo é de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram na observação direta participante, nas gravações de áudio e na recolha documental das produções escritas (folhas de cálculo) dos alunos. A análise de dados recolhidos durante o período de prática supervisionada no 2.º CEB, permitiu reconhecer que a folha de cálculo promove (i) a mobilização de práticas de pensamento computacional, em especial, de algoritmia, de reconhecimento de padrões e de depuração; (ii) a compreensão de expressões algébricas, uma vez que estabelece permite estabelecer relações entre a linguagem simbólica própria deste ambiente computacional e a simbologia algébrica.The present report was carried out in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of this document includes the description and analysis of the pedagogical practice developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The second part aims to understand the contributions of the spreadsheet to the development of computational thinking and algebraic thinking in 2nd Cycle of Basic Education students. More specifically, this research aims to identify the practices of computational thinking that emerge with the use of the spreadsheet and understand how this tool contributes to the understanding of algebraic expressions. The theoretical framework guiding this study focuses on the explanation of the concept of computational thinking and its development, on the explanation of the concept of algebraic thinking and its relationship with computational thinking. The methodology adopted in this study is action research, and the data collection techniques consisted of participant observation, audio recordings, and documentary collection of students' written productions (spreadsheets). The analysis of data collected during the period of supervised practice in the 2nd Cycle of Basic Education allowed for the recognition that the spreadsheet promotes (i) the mobilization of computational thinking practices, especially algorithmic thinking, pattern recognition, and debugging; (ii) the understanding of algebraic expressions, as it establishes relationships between the symbolic language specific to this computational environment and algebraic symbolism.Brunheira, LinaRCIPLBarreiros, Maria João Garrido2024-01-19T11:19:53Z2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16916TID:203374444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.834736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
title Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
spellingShingle Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
Barreiros, Maria João Garrido
Pensamento computacional
Pensamento algébrico
Folha de cálculo
Computational thinking
Algebraic thinking
Spreadsheet
title_short Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
title_full Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
title_fullStr Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
title_full_unstemmed Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
title_sort Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB
author Barreiros, Maria João Garrido
author_facet Barreiros, Maria João Garrido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunheira, Lina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Maria João Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Pensamento algébrico
Folha de cálculo
Computational thinking
Algebraic thinking
Spreadsheet
topic Pensamento computacional
Pensamento algébrico
Folha de cálculo
Computational thinking
Algebraic thinking
Spreadsheet
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
2023-07-24T00:00:00Z
2024-01-19T11:19:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16916
TID:203374444
url http://hdl.handle.net/10400.21/16916
identifier_str_mv TID:203374444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056212910080