Prática baseada em evidência: experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Andréa Ascenção (Coord. editorial)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos , Eduardo José Ferreira dos (Coord. editorial), Amendoeira, José (Coord. editorial)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Resumo: A investigação em saúde tem aumentado exponencialmente fruto do compromisso e investimento dos profissionais, investigadores e docentes para melhorar os resultados em saúde. A Enfermagem, tendo por base a sua missão disciplinar e social, tem também realizado um contributo ímpar dado a natureza particular do seu objeto de estudo. Devido a este crescimento a síntese da evidência passou a ocupar um lugar muito particular no dia-a-dia dos profissionais, investigadores e docentes, exigindo um esforço adicional no sentido de fortalecer as evidências primárias, sintetizando-as e fazendo-as chegar à implementação o mais precocemente possível. Naturalmente é exigido uma efetivação ou desenvolvimento de competências específicas nesta área. Ainda que neste momento exista muita formação na área da Revisão Sistemática da Literatura/ Síntese da Evidência, reconhecemos que os modelos formativos clássicos não dão suporte a um verdadeiro desenvolvimento de competências. Por um lado, por maior carga horária que tenham há necessidades individuais de tempo para consolidar as diferentes competências, é necessário implementar metodologias “how to do it”, sobretudo demonstrativas, e em boa verdade o “modelo ideal” exige que o formando execute todos os passos de uma Revisão Sistemática da Literatura de preferência tutelado/mentorado por uma equipa capaz e que o acompanhe desde a criação da questão de investigação à publicação efetiva da revisão. Imbuídos desta filosofia pedagógica o Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Saúde, aproveitando estrategicamente o Plano de Recuperação e Resiliência, propôs um conjunto estruturado de cinco Cursos conducentes a Microcredenciais intitulados “A prática Baseada em Evidência: Pessoa e família ao longo do Ciclo de Vida” com a duração de cerca de 1 ano. As Microcredenciais foram: I - Estrutura Concetual para Pesquisa de Evidência; II - Revisão Sistemática de Literatura Protocolo; III -Elaboração de Projeto; IV- Prática Baseada em Evidência-Relatório; V - Disseminação dos resultados-Apresentação. Este livro corporiza o compromisso da efetivação dos protocolos de revisão sistemática pelos seus formandos e corpo docente acompanhante. É por isso um marco que de certa maneira atesta o modelo formativo e, por outro lado, pode servir de modelo e/ou inspiração a outros que a queiram replicar.
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