Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diogo Nuno Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15339
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
id RCAP_d118865b28e56d93acaef159e9e0f6b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Desportivo: Empreendedorismo e PatrocínioMarketing desportivoPatrocínioEmpreendedorismoOportunidadesCriação de valorSports marketingSponsorshipEntrepreneurshipOpportunitiesValue creationMestrado em Gestão e EmpreendedorismoExistem atualmente poucos estudos sobre o marketing desportivo. Sendo um conceito um pouco recente, não são muitos os investigadores que pegam nesta componente do marketing. Esta dissertação pretende contribuir para a continuidade do estudo do marketing desportivo, e como é que conceitos como empreendedorismo e patrocínio influenciam este tipo de marketing na criação de valor. O objetivo deste estudo passa por compreender o impacto dos patrocinadores nas organizações desportivas. Para tal, foram realizados dois métodos de estudo: inquérito por questionário a pessoas que pratiquem pelo menos uma atividade desportiva e uma entrevista ao presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa. Os dados recolhidos demonstram que 74% dos inquiridos acredita que as organizações desportivas cada vez mais dependem de terceiros para manter ou fazer crescer a sua posição no mercado. Dos 50 inquiridos, 88% acredita que o feedback dos consumidores influencia na tomada de decisão das organizações desportivas. Num modo geral, a maior parte das pessoas inquiridas tem noção do conceito de marketing desportivo bem como a importância dos patrocínios para a sua evolução. Em relação ao estudo efetuado à Federação Portuguesa de Ténis, é possível notar um claro investimento nos seus setores de atividade. A utilização de parcerias é um dos pontos chave para a sua evolução pois permite mais oportunidades de mercado bem como uma maior expansão da mesma. Com o aumento de procura e interesse por parte dos consumidores, as organizações desportivas tendem quase sempre a agradar o seu público-alvo. Por vezes estas procuram parceiros específicos pois sabem que esses são da preferência dos consumidores. Por consequência, pode constituir várias oportunidades de negócio e uma crescente valorização no mercado.There are currently few studies on sports marketing. Being a recent concept, not many researchers pick up on this component of marketing. This dissertation intends to contribute to the continuity of the study of sports marketing, and how concepts such as entrepreneurship and sponsorship influence this type of marketing in the creation of value. The goal of this study is to understand the impact of sponsors on sports organizations. For such, two study methods were done: a questionnaire survey of people who practice at least one sporting activity and an interview with the president of the Portuguese TennisFederation, Vasco Costa. The data collected shows that 78% of respondents believe that sports organizations are increasingly dependent on third parties to maintain or grow their market position. Of the 100 respondents, 56% believe that consumer feedback influences the decision-making of sports organizations. In general, most people surveyed are aware of the concept of sports marketing as well as the importance of sponsorship for its evolution. In relation to the study carried out by the Portuguese Tennis Federation, it is possible to notice a clear investment in its activity sectors. The use of partnerships is one of the key points for its evolution as it allows for more market opportunities as well as greater expansion. With the increase in demand and interest from consumers, sports organizations almost always tend to please their target audience. Sometimes they look for specific partners because they know they are preferred by consumers. Consequently, it can represent several business opportunities and a growing market valuation.ISCALRita, JoãoRCIPLAlmeida, Diogo Nuno Marques2023-01-16T15:38:56Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:01.692853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
title Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
spellingShingle Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
Almeida, Diogo Nuno Marques
Marketing desportivo
Patrocínio
Empreendedorismo
Oportunidades
Criação de valor
Sports marketing
Sponsorship
Entrepreneurship
Opportunities
Value creation
title_short Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
title_full Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
title_fullStr Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
title_full_unstemmed Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
title_sort Marketing Desportivo: Empreendedorismo e Patrocínio
author Almeida, Diogo Nuno Marques
author_facet Almeida, Diogo Nuno Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rita, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diogo Nuno Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing desportivo
Patrocínio
Empreendedorismo
Oportunidades
Criação de valor
Sports marketing
Sponsorship
Entrepreneurship
Opportunities
Value creation
topic Marketing desportivo
Patrocínio
Empreendedorismo
Oportunidades
Criação de valor
Sports marketing
Sponsorship
Entrepreneurship
Opportunities
Value creation
description Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
2023-01-16T15:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15339
url http://hdl.handle.net/10400.21/15339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133502424219648