A morfossintaxe no desenvolvimento da oralidade em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cátia Alexandra Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36462
Resumo: O presente trabalho pretende compreender as principais dificuldades ao nível da produção oral de crianças em idade pré-escolar, mais precisamente no que diz respeito à morfossintaxe, e apresentar diferentes atividades que ajudem a trabalhá-las. As atividades selecionadas contaram com a interdisciplinaridade com os diferentes domínios desenvolvidos na Educação Pré-Escolar, de forma a não modificar e alterar as rotinas a que as crianças estavam habituadas. Pretendia-se que as crianças compreendessem que uma produção oral coesa torna qualquer conversa mais clara. Para além das atividades realizadas, também o Movimento da Escola Moderna, implementado no Jardim de Infância em estudo, auxiliou no trabalho de desenvolvimento das produções orais, através dos vários momentos de trabalho autónomo e a sua partilha com os colegas. Os resultados apresentados revelam a inferência da idade no sucesso das produções orais, assim como os vários problemas a nível oral que as crianças apresentam, que muitas vezes se encontram relacionados com os contextos onde se inserem.
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