Análise de práticas matemáticas de um aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16353 |
Resumo: | Tendo em conta estudos recentes que têm vindo a demonstrar um gradual aumento da inclusão do número de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas, desenvolveu-se o presente estudo, com a finalidade de compreender de que forma posso promover a inclusão de um aluno com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), nas práticas matemáticas. As PEA são disfunções graves e precoces do neurodesenvolvimento que se manifestam através de dificuldades muito específicas da comunicação, da interação e do comportamento. Estas perturbações exigem uma intervenção precoce de caráter intensivo e multidisciplinar. Apesar de existir um conjunto de sintomas que possibilitam a realização de um diagnóstico, cada pessoa com PEA apresenta um conjunto de características muito particular. No que diz respeito à sua repercussão na aprendizagem, os alunos com PEA tanto podem apresentar dificuldades severas de aprendizagem (por exemplo: na resolução de problemas, na capacidade de abstração e na generalização), como apresentar um nível intelectual elevado. O que requer, por parte do professor, respostas educativas adaptadas às necessidades específicas do aluno com vista à promoção da sua inclusão nas suas práticas. Este estudo foi realizado apenas com um aluno com PEA, apresentando características de estudo de caso, e partiu da motivação de o ter conhecido noutro contexto educativo, durante o desenvolvimento de outro projeto, no qual já apresentava algumas dificuldades no âmbito da Matemática. Desta forma, pensou-se em saber como tinha o aluno evoluído e se ainda apresentava dificuldades no âmbito desta disciplina. Neste sentido, procedeu-se à planificação de um conjunto de tarefas, implementadas ao longo de dez sessões, elaboradas a partir de um dos temas de interesse do aluno (os aviões). As tarefas consistiam, na sua maioria, na construção de artefactos relacionados com o tema (planador, papagaio de papel e balão de S. João), nas quais intervinham e eram abordados conceitos matemáticos de Geometria e Medida. Na elaboração e análise das tarefas propostas, além de se ter em consideração o Programa Educativo Individual do aluno e as características específicas desta perturbação, procedeu-se à sua análise sob o ponto de vista da adequação didática. As conclusões do estudo apontam que o aluno ainda se encontra numa fase muito concreta, apresentando dificuldade de abstração, pelo que apela à necessidade de se utilizarem a materiais manipuláveis, concretos. A motivação através de tarefas no âmbito dos seus interesses mostrou-se fundamental. |
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Apesar de existir um conjunto de sintomas que possibilitam a realização de um diagnóstico, cada pessoa com PEA apresenta um conjunto de características muito particular. No que diz respeito à sua repercussão na aprendizagem, os alunos com PEA tanto podem apresentar dificuldades severas de aprendizagem (por exemplo: na resolução de problemas, na capacidade de abstração e na generalização), como apresentar um nível intelectual elevado. O que requer, por parte do professor, respostas educativas adaptadas às necessidades específicas do aluno com vista à promoção da sua inclusão nas suas práticas. Este estudo foi realizado apenas com um aluno com PEA, apresentando características de estudo de caso, e partiu da motivação de o ter conhecido noutro contexto educativo, durante o desenvolvimento de outro projeto, no qual já apresentava algumas dificuldades no âmbito da Matemática. Desta forma, pensou-se em saber como tinha o aluno evoluído e se ainda apresentava dificuldades no âmbito desta disciplina. Neste sentido, procedeu-se à planificação de um conjunto de tarefas, implementadas ao longo de dez sessões, elaboradas a partir de um dos temas de interesse do aluno (os aviões). As tarefas consistiam, na sua maioria, na construção de artefactos relacionados com o tema (planador, papagaio de papel e balão de S. João), nas quais intervinham e eram abordados conceitos matemáticos de Geometria e Medida. Na elaboração e análise das tarefas propostas, além de se ter em consideração o Programa Educativo Individual do aluno e as características específicas desta perturbação, procedeu-se à sua análise sob o ponto de vista da adequação didática. As conclusões do estudo apontam que o aluno ainda se encontra numa fase muito concreta, apresentando dificuldade de abstração, pelo que apela à necessidade de se utilizarem a materiais manipuláveis, concretos. A motivação através de tarefas no âmbito dos seus interesses mostrou-se fundamental.Taking into account recent studies that have demonstrated a gradual increase in the inclusion of the number of pupils with special educational needs in schools, developed the present study, in order to understand how can I promote the inclusion of a student with Autism Spectrum Disorders (ASD), in the mathematical practices. The ASD are severe and early neurodevelopmental dysfunctions that manifest themselves through very specific difficulties of communication, interaction and behavior. These disorders require early, intensive and multidisciplinary intervention. Although there is a set of symptoms that allow performing a diagnosis, each person has a set of ASD with very particular characteristics. With regard to its effect on learning, students with ASD can either present severe learning difficulties (eg, problem solving, the ability of abstraction and generalization), or presenting a high intellectual level. This requires, on the part of the teacher, educational responses adapted to the specific needs of the student to promote the inclusion of the student in their pratices. This study was conducted only with a student with ASD, presenting case study characteristics, and left the motivation to have known him in another educational context, while developing another project, which already had some difficulties in the context of mathematics. Thus, it was thought in how had evolved student and if he stills had difficulties within this discipline. In this sense, it proceeded to the planning of a set of tasks implemented over ten sessions, drawn from one of the topics of student interest (airplanes). The tasks involved, mostly in the construction of artifacts related to the subject (glider, kite flying and St. John balloon), in which intervened and were approached mathematical concepts of geometry and measurement. In the preparation and analysis of the proposed tasks, as well as to take into consideration the student's Individual Education Program and the specific characteristics of this disorder, proceeded to his analysis from the point of view of didactic suitability. The study's findings indicate that the student is still in a very concrete stage, presenting difficulty of abstraction, by calling for the need to use the manipulatives, concrete materials. Motivation through tasks within their interests proved fundamental.Universidade de Aveiro2016-11-24T16:27:39Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16353TID:201593076porCosta, Sara Isabel Madureira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:43:03ZPortal AgregadorONG |
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