(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25103 |
Resumo: | A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual. |
id |
RCAP_d23a1a5d50609ef406f9c770d834cb03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25103 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores(Re)thinking the art education in the initial training of future teachersEducação artísticaArte contemporâneaEnsino-aprendizagemFormação de professoresArt educationContemporary artTeaching and learningInitial teacher trainingA educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.Arts education in initial teacher training in Portugal does not have accompanied, in most cases, the artistic advances. This study aimed to investigate the relevance of contemporary art in initial teacher education, while content and pedagogical thinking tool by meeting the following objectives: i) collect representations about the importance of contemporary art in initial teacher training; ii) identify the skills that contemporary art promotes in future teachers formation; iii) identify the teacher’s stance in the operationalization of this area in initial training courses for teachers. This research focuses on a qualitative perspective. The results show that teachers recognize that contemporary art contributes to the professional profile of the future teacher, including a set of skills for the exercise of their profession and recognize the need to redefine artistic practice in initial teacher training with a view to teaching-learning in line with the reality lived today.Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter ClodeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2018-06-25T17:42:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25103porOliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32.1647-905X10.23828/rpea.v7i1.1152183-7481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.468679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores (Re)thinking the art education in the initial training of future teachers |
title |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
spellingShingle |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores Oliveira, Mónica Educação artística Arte contemporânea Ensino-aprendizagem Formação de professores Art education Contemporary art Teaching and learning Initial teacher training |
title_short |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
title_full |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
title_fullStr |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
title_full_unstemmed |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
title_sort |
(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores |
author |
Oliveira, Mónica |
author_facet |
Oliveira, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Arte contemporânea Ensino-aprendizagem Formação de professores Art education Contemporary art Teaching and learning Initial teacher training |
topic |
Educação artística Arte contemporânea Ensino-aprendizagem Formação de professores Art education Contemporary art Teaching and learning Initial teacher training |
description |
A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-06-25T17:42:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25103 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32. 1647-905X 10.23828/rpea.v7i1.115 2183-7481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131896719867904 |