(Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25103
Resumo: A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.
id RCAP_d23a1a5d50609ef406f9c770d834cb03
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores(Re)thinking the art education in the initial training of future teachersEducação artísticaArte contemporâneaEnsino-aprendizagemFormação de professoresArt educationContemporary artTeaching and learningInitial teacher trainingA educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.Arts education in initial teacher training in Portugal does not have accompanied, in most cases, the artistic advances. This study aimed to investigate the relevance of contemporary art in initial teacher education, while content and pedagogical thinking tool by meeting the following objectives: i) collect representations about the importance of contemporary art in initial teacher training; ii) identify the skills that contemporary art promotes in future teachers formation; iii) identify the teacher’s stance in the operationalization of this area in initial training courses for teachers. This research focuses on a qualitative perspective. The results show that teachers recognize that contemporary art contributes to the professional profile of the future teacher, including a set of skills for the exercise of their profession and recognize the need to redefine artistic practice in initial teacher training with a view to teaching-learning in line with the reality lived today.Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter ClodeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2018-06-25T17:42:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25103porOliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32.1647-905X10.23828/rpea.v7i1.1152183-7481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.468679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
(Re)thinking the art education in the initial training of future teachers
title (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
spellingShingle (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
Oliveira, Mónica
Educação artística
Arte contemporânea
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Art education
Contemporary art
Teaching and learning
Initial teacher training
title_short (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
title_full (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
title_fullStr (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
title_full_unstemmed (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
title_sort (Re)pensar a educação artística na formação inicial dos futuros professores
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Arte contemporânea
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Art education
Contemporary art
Teaching and learning
Initial teacher training
topic Educação artística
Arte contemporânea
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Art education
Contemporary art
Teaching and learning
Initial teacher training
description A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-06-25T17:42:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25103
url http://hdl.handle.net/10400.14/25103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32.
1647-905X
10.23828/rpea.v7i1.115
2183-7481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode
publisher.none.fl_str_mv Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131896719867904