Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3715 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido, encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, que incidiu na temática dos números racionais não negativos, num contexto de ensino exploratório. Este estudo teve como principal objetivo compreender as potencialidades e limitações da resolução de tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais, num contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas. Os resultados emanados deste estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação icónica e à representação simbólica, no entanto esta modelação parece ter sido promovida pelo contexto real das tarefas implementadas, tendo-se revelado como uma potencialidade deste estudo. Outra das potencialidades parece ter sido a discussão das referidas produções dos alunos em grande grupo, uma vez que permitiu estabelecer a ponte entre as suas estratégias e os conhecimentos informais e formais. No entanto, o facto de os alunos não estarem familiarizados com este tipo de tarefas e já terem explorado todos os conceitos relativos aos números racionais, aplicando regras e procedimentos descontextualizados, pode ter limitado a resolução de tarefas significativas no referido contexto. |
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Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º anoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloNúmeros racionaisMatemáticaEnsino da matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido, encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, que incidiu na temática dos números racionais não negativos, num contexto de ensino exploratório. Este estudo teve como principal objetivo compreender as potencialidades e limitações da resolução de tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais, num contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas. Os resultados emanados deste estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação icónica e à representação simbólica, no entanto esta modelação parece ter sido promovida pelo contexto real das tarefas implementadas, tendo-se revelado como uma potencialidade deste estudo. Outra das potencialidades parece ter sido a discussão das referidas produções dos alunos em grande grupo, uma vez que permitiu estabelecer a ponte entre as suas estratégias e os conhecimentos informais e formais. No entanto, o facto de os alunos não estarem familiarizados com este tipo de tarefas e já terem explorado todos os conceitos relativos aos números racionais, aplicando regras e procedimentos descontextualizados, pode ter limitado a resolução de tarefas significativas no referido contexto.Pinto, Hélia GonçalvesLopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaIC-OnlineRebelo, Joana Rita Gomes Henriques2019-01-11T14:35:08Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3715TID:202138070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T14:48:57ZPortal AgregadorONG |
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O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido, encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, que incidiu na temática dos números racionais não negativos, num contexto de ensino exploratório. Este estudo teve como principal objetivo compreender as potencialidades e limitações da resolução de tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais, num contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas. Os resultados emanados deste estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação icónica e à representação simbólica, no entanto esta modelação parece ter sido promovida pelo contexto real das tarefas implementadas, tendo-se revelado como uma potencialidade deste estudo. Outra das potencialidades parece ter sido a discussão das referidas produções dos alunos em grande grupo, uma vez que permitiu estabelecer a ponte entre as suas estratégias e os conhecimentos informais e formais. No entanto, o facto de os alunos não estarem familiarizados com este tipo de tarefas e já terem explorado todos os conceitos relativos aos números racionais, aplicando regras e procedimentos descontextualizados, pode ter limitado a resolução de tarefas significativas no referido contexto. |
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