Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes, Fonseca, Lina, Ribeiro, António, Rodrigues, Margarida, Vale, Isabel, Barbosa, Ana, Caseiro, Ana, Martins, Ana, Loureiro, Cristina, Fernandes, Fátima, Veloso, Graciosa, Gomes, Helena, Brunheira, Lina, Almeida, Pedro, Tempera, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3528
Resumo: Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.
id RCAP_d2caf52d880af32e083b2435a58e5a3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação BásicaConhecimento matemáticoGeometriaFormação inicial de professoresFormação inicial de educadoresEste estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%, and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.APMRCIPLMenezes, LuísSerrazina, Maria De LurdesFonseca, LinaRibeiro, AntónioRodrigues, MargaridaVale, IsabelBarbosa, AnaCaseiro, AnaMartins, AnaLoureiro, CristinaFernandes, FátimaVeloso, GraciosaGomes, HelenaBrunheira, LinaAlmeida, PedroTempera, Tiago2014-05-05T13:26:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:09.400775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
title Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
spellingShingle Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
Menezes, Luís
Conhecimento matemático
Geometria
Formação inicial de professores
Formação inicial de educadores
title_short Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
title_full Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
title_fullStr Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
title_full_unstemmed Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
title_sort Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Serrazina, Maria De Lurdes
Fonseca, Lina
Ribeiro, António
Rodrigues, Margarida
Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Caseiro, Ana
Martins, Ana
Loureiro, Cristina
Fernandes, Fátima
Veloso, Graciosa
Gomes, Helena
Brunheira, Lina
Almeida, Pedro
Tempera, Tiago
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
Fonseca, Lina
Ribeiro, António
Rodrigues, Margarida
Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Caseiro, Ana
Martins, Ana
Loureiro, Cristina
Fernandes, Fátima
Veloso, Graciosa
Gomes, Helena
Brunheira, Lina
Almeida, Pedro
Tempera, Tiago
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Serrazina, Maria De Lurdes
Fonseca, Lina
Ribeiro, António
Rodrigues, Margarida
Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Caseiro, Ana
Martins, Ana
Loureiro, Cristina
Fernandes, Fátima
Veloso, Graciosa
Gomes, Helena
Brunheira, Lina
Almeida, Pedro
Tempera, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento matemático
Geometria
Formação inicial de professores
Formação inicial de educadores
topic Conhecimento matemático
Geometria
Formação inicial de professores
Formação inicial de educadores
description Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05T13:26:54Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3528
url http://hdl.handle.net/10400.21/3528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133387542233088