Selecção e competências dos expatriados e estratégias de internacionalização: um estudo exploratório de empresas portuguesas
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8443 |
Resumo: | A pesquisa explora a relação entre competências requeridas a um candidato à expatriação e os modelos de gestão internacional. O estudo é de natureza qualitativa e exploratória e incide sobre três empresas portuguesas, de diferentes setores, com expatriados em vários países. Os resultados indicam que a liderança e a orientação para os resultados são competências comuns a todos os modelos de gestão, mas há especificidades relacionadas com as competências culturais. Empresas de tipo etnocêntrico privilegiam competências de adaptação cultural, enquanto as competências de interação são relevantes para as empresas de tipo geocêntrico. Parece existir uma certa hierarquização nas competências culturais. As empresas etnocêntricas restringem-se ao respeito pela diversidade, enquanto as geocêntricas valorizam a interação com a cultura do país de acolhimento. |
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Selecção e competências dos expatriados e estratégias de internacionalização: um estudo exploratório de empresas portuguesasCompetências dos expatriadosMissões dos expatriadosEstratégias de internacionalizaçãoEmpresas multinacionais portuguesasA pesquisa explora a relação entre competências requeridas a um candidato à expatriação e os modelos de gestão internacional. O estudo é de natureza qualitativa e exploratória e incide sobre três empresas portuguesas, de diferentes setores, com expatriados em vários países. Os resultados indicam que a liderança e a orientação para os resultados são competências comuns a todos os modelos de gestão, mas há especificidades relacionadas com as competências culturais. Empresas de tipo etnocêntrico privilegiam competências de adaptação cultural, enquanto as competências de interação são relevantes para as empresas de tipo geocêntrico. Parece existir uma certa hierarquização nas competências culturais. As empresas etnocêntricas restringem-se ao respeito pela diversidade, enquanto as geocêntricas valorizam a interação com a cultura do país de acolhimento.Abstract: This study explores the relationship between skills required to being a candidate for expatriation and the international staffing model. Empirical analysis is supported on a qualitative and explorative study and uses information from three Portuguese multinationals firms with expatriates in several countries worldwide. The findings illustrate that skills like leadership and goal orientation skills are common to all models, but there are skills specific to staffing models, which are related to cultural issues. Ethnocentric firms privilege cultural adaptation skills; polycentric firms highlight the acknowledgement of cultural diversity skills, while cultural interaction skills are more relevant in geocentric firms. It should be stressed that staffing model introduces some kind of hierarchy inside cultural skills. While the former limit those skills to respect of diversity, geocentric firms insist on interaction with host country culture. Keywords: Expatriate skills; Expatriate assignments; International staffing; Portuguese multinational companies;2015-02-05T10:02:03Z2015-02-05T00:00:00Z2015-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/8443porPinheiro, A.Esteves, T. P.Suleman, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:28:55ZPortal AgregadorONG |
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