Selecção e competências dos expatriados e estratégias de internacionalização: um estudo exploratório de empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Esteves, T. P., Suleman, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8443
Resumo: A pesquisa explora a relação entre competências requeridas a um candidato à expatriação e os modelos de gestão internacional. O estudo é de natureza qualitativa e exploratória e incide sobre três empresas portuguesas, de diferentes setores, com expatriados em vários países. Os resultados indicam que a liderança e a orientação para os resultados são competências comuns a todos os modelos de gestão, mas há especificidades relacionadas com as competências culturais. Empresas de tipo etnocêntrico privilegiam competências de adaptação cultural, enquanto as competências de interação são relevantes para as empresas de tipo geocêntrico. Parece existir uma certa hierarquização nas competências culturais. As empresas etnocêntricas restringem-se ao respeito pela diversidade, enquanto as geocêntricas valorizam a interação com a cultura do país de acolhimento.
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