Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2969 |
Resumo: | A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação. |
id |
RCAP_d30e9a0f2b6b7fcef495a6e16fb10cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementaresPractices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategiesSobredotaçãoPráticas educativasProgramas de atendimentoDiferenciação curricularEscola inclusiva.GiftednessEducational practicesEnrichmentCurricular differentiationInclusive school.Faculdade de Artes e HumanidadesA escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.The inclusive school responding to the students´differences and to the opportunities’ equality should consider the education of the gifted and talented students. In this work, we take curricular adaptation and curricular differentiation as the main intervention points centered on individual differences. We also defend the complementary use of the educational practices (acceleration, grouping and enrichment) explaining each one of them and presenting some studies about their efficacy. We briefly describe the practices for gifted studentes in Portugal and highlight the importance of the school staff sensitivity to understand giftedness.Colégio Internato dos CarvalhosDigitUMaAntunes, Ana P.Almeida, Leandro S.2020-11-10T16:09:17Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2969porAntunes, A. P., & Almeida, L. S. (2009). Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares. Revista de Psicologia Educação e Cultura, 13(1), 157-168.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:51Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:48.480546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares Practices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategies |
title |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
spellingShingle |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares Antunes, Ana P. Sobredotação Práticas educativas Programas de atendimento Diferenciação curricular Escola inclusiva. Giftedness Educational practices Enrichment Curricular differentiation Inclusive school . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
title_full |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
title_fullStr |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
title_sort |
Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares |
author |
Antunes, Ana P. |
author_facet |
Antunes, Ana P. Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana P. Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobredotação Práticas educativas Programas de atendimento Diferenciação curricular Escola inclusiva. Giftedness Educational practices Enrichment Curricular differentiation Inclusive school . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Sobredotação Práticas educativas Programas de atendimento Diferenciação curricular Escola inclusiva. Giftedness Educational practices Enrichment Curricular differentiation Inclusive school . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2020-11-10T16:09:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, A. P., & Almeida, L. S. (2009). Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares. Revista de Psicologia Educação e Cultura, 13(1), 157-168. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Internato dos Carvalhos |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Internato dos Carvalhos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129929382625280 |