Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês Alverca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23138
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_d36a2fc981aba0bd029b860f1b30bb32
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre paresAuto-eficácia académicaAspiraçõesCoesãoPaisProfessoresRendimento dos alunosTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Com fundamentação nos pressupostos sociocognitivos, esta investigação teve como objetivo analisar a influência das expetativas dos pais e dos professores, assim como da coesão entre colegas na turma nas crenças de auto-eficácia académica dos alunos e das aspirações. A título exploratório, analisaram-se estas variáveis no rendimento académico dos estudantes, considerando a média dos resultados do 9º ano. O estudo contou com uma amostra de 103 alunos e respetivos encarregados de educação e professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Naturais. Na análise dos dados salientam-se os modelos de regressão linear, em que se observou que a coesão de turma e o estabelecimento de objetivos são preditores significativos da auto-eficácia académica dos alunos, e que as expetativas parentais e o rendimento académico predizem as aspirações. Também se verificou que as expetativas de pais e professores são bons preditores do rendimento académico. Em suma, constatou-se que os três sistemas – pais, professores e pares – têm impacto em diferentes níveis do desenvolvimento de carreira dos alunos. São discutidas as implicações para a investigação e para a prática, tais como a necessidade de desenvolver intervenções que envolvam pais e professores, e que promovam o desenvolvimento de crenças de auto-eficácia académicas positivas, níveis elevados de aspirações e sucesso académico.Based on sociocognitive assumptions, this research aimed to examine to what extent the expectations of parents and teachers, as well as cohesion among colleagues in the classroom affect the beliefs of academic self-efficacy of students and their aspirations. As an exploratory perspective, these variables are analyzed in the academic performance of students, taking the average of the results of the 9th year. The study included a sample of 103 students and their respective parents and Portuguese and Sciences teachers. From data analysis the results of three linear regression models are emphasized, where was found that cohesion and goal setting are significant predictors of academic self-efficacy, and parental expectations and academic achievement predict the aspirations. Parent and teacher expectations predict the academic performance of students. In summary, it was found that the three systems - parents, teachers and peers - have an impact on the development of students' career, however this impact takes place at different levels. Future implications for research and practice are discussed, such as the need to develop interventions with parents and teachers that promote the development of positive academic self-efficacy beliefs, higher aspirations and academic attainment.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Inês Alverca2016-03-28T11:58:03Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:36.235664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
title Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
spellingShingle Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
Ferreira, Inês Alverca
Auto-eficácia académica
Aspirações
Coesão
Pais
Professores
Rendimento dos alunos
Teses de mestrado - 2015
title_short Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
title_full Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
title_fullStr Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
title_full_unstemmed Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
title_sort Aspirações e auto-eficácia académica : influência das expectativas de pais e professores e da coesão entre pares
author Ferreira, Inês Alverca
author_facet Ferreira, Inês Alverca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Inês Alverca
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia académica
Aspirações
Coesão
Pais
Professores
Rendimento dos alunos
Teses de mestrado - 2015
topic Auto-eficácia académica
Aspirações
Coesão
Pais
Professores
Rendimento dos alunos
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-19
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-28T11:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23138
url http://hdl.handle.net/10451/23138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315929403392