O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karoline Leandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11250
Resumo: A construção da imagem feminina no cinema tem sido questionada desde os anos 70 pelas teorias e críticas feministas. O modo como a mulher é representada nas telas, desde seu papel como personagem, sua aparência como objeto de desejo masculino até seus comportamentos e atitudes, se baseia em valores machistas e patriarcais que permeiam a sociedade ocidental. As comédias românticas, produzidas especialmente para atrair o público feminino, disseminam suas mensagens sobre true love e happy ending. Devido ao grande alcance do cinema hollywoodiano, essas mensagens são transmitidas por todo o mundo, fomentando o imaginário social das pessoas e reafirmando a desigualdade de gênero através de retratos irrealistas e estereotipados sobre as mulheres e sua função como indivíduo social. Assim, esta pesquisa busca identificar quais são essas mensagens reproduzidas pelos filmes de comédia romântica teen dos anos 90 e debater de que modo eles podem influenciar na vida real das espectadoras.
id RCAP_d3eb73ec82544adfeeafdee46779b627
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90Amor VerdadeiroCinemaComédias RomânticasEstereótiposFemininoFinal FelizHollywoodMulheresPatriarcadoPoder SimbólicoDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaA construção da imagem feminina no cinema tem sido questionada desde os anos 70 pelas teorias e críticas feministas. O modo como a mulher é representada nas telas, desde seu papel como personagem, sua aparência como objeto de desejo masculino até seus comportamentos e atitudes, se baseia em valores machistas e patriarcais que permeiam a sociedade ocidental. As comédias românticas, produzidas especialmente para atrair o público feminino, disseminam suas mensagens sobre true love e happy ending. Devido ao grande alcance do cinema hollywoodiano, essas mensagens são transmitidas por todo o mundo, fomentando o imaginário social das pessoas e reafirmando a desigualdade de gênero através de retratos irrealistas e estereotipados sobre as mulheres e sua função como indivíduo social. Assim, esta pesquisa busca identificar quais são essas mensagens reproduzidas pelos filmes de comédia romântica teen dos anos 90 e debater de que modo eles podem influenciar na vida real das espectadoras.The construction of the feminine image in cinema has been questioned since the 70’s by feminist theories and criticism. The way women are presented on screens, from their role as characters, their appearance as objects of male desire to their behaviors and attitudes, is based on patriarchal values that permeate western society. Romantic comedies, produced especially to attract female audiences, spread their messages about true love and happy ending. Due to the wide reach of Hollywood cinema, these messages are transmitted all over the world, fostering people's social imagery and reaffirming gender inequality through unrealistic and stereotyped portraits about women and their role as a social individual. Thus, this research seeks to identify what are the messages reproduced by the teen romantic comedy films of the 90’s and to discuss how they can influence the real life of the viewers.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumSantos, Karoline Leandro2021-11-08T17:22:03Z2021-03-012021-01-252021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11250TID:202773710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:05.684106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
title O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
spellingShingle O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
Santos, Karoline Leandro
Amor Verdadeiro
Cinema
Comédias Românticas
Estereótipos
Feminino
Final Feliz
Hollywood
Mulheres
Patriarcado
Poder Simbólico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
title_full O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
title_fullStr O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
title_full_unstemmed O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
title_sort O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90
author Santos, Karoline Leandro
author_facet Santos, Karoline Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina dos Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karoline Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Amor Verdadeiro
Cinema
Comédias Românticas
Estereótipos
Feminino
Final Feliz
Hollywood
Mulheres
Patriarcado
Poder Simbólico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Amor Verdadeiro
Cinema
Comédias Românticas
Estereótipos
Feminino
Final Feliz
Hollywood
Mulheres
Patriarcado
Poder Simbólico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description A construção da imagem feminina no cinema tem sido questionada desde os anos 70 pelas teorias e críticas feministas. O modo como a mulher é representada nas telas, desde seu papel como personagem, sua aparência como objeto de desejo masculino até seus comportamentos e atitudes, se baseia em valores machistas e patriarcais que permeiam a sociedade ocidental. As comédias românticas, produzidas especialmente para atrair o público feminino, disseminam suas mensagens sobre true love e happy ending. Devido ao grande alcance do cinema hollywoodiano, essas mensagens são transmitidas por todo o mundo, fomentando o imaginário social das pessoas e reafirmando a desigualdade de gênero através de retratos irrealistas e estereotipados sobre as mulheres e sua função como indivíduo social. Assim, esta pesquisa busca identificar quais são essas mensagens reproduzidas pelos filmes de comédia romântica teen dos anos 90 e debater de que modo eles podem influenciar na vida real das espectadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08T17:22:03Z
2021-03-01
2021-01-25
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11250
TID:202773710
url http://hdl.handle.net/10400.6/11250
identifier_str_mv TID:202773710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136400547774464