Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3876
Resumo: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida.
id RCAP_d3fcab9d1085b559acfcb9d28f3efb97
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarCompetências profissionaisInvestigação-açãoReflexãoPre-Sschool educationProfessional skillsAction-researchReflectionO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida.Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarThis report stage of qualification arises in order to describe and analyze the work of the master's degree, along the pedagogical practice. Thus, for a future educator is essential to mobilize scientific knowledge, pedagogical and cultural in the design, development and evaluation of educational programs and curriculum in the light of appropriate and rigorous conceptual models that foster the intellectual work of the subject of learning. The Preschool Education also implies the ability to think and act in educational contexts, with different teaching strategies in order to respond to the diversity of actors in an equitable and inclusive vision of education Therefore, these aspects are considered central to the co construction and development of the professional skills of future teachers. This internship report was then sustained in the actionresearch methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to be able to respond, reflexively to the issues outlined, and achieve the proposed objectives, including improved practices and comprehension of them. In fact, the strategies used have produced effects that allowed the construction of a professional reflective and investigative attitude, facilitating of decisions in contexts of complexity of teaching practice, by the systematic exercise of reflection, as the record of the course curriculum requires. It has also enabled the co building professional knowledge, developing and consolidating, in a reasoned and reflective way, socio-professional and personal skills in the light of principles set forth in the general profile of the professional performance of kindergarten teacher, as well as lifelong learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Marisa Alexandra Nogueira2014-02-12T19:29:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3876TID:202767191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:51.343963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira
Educação pré-escolar
Competências profissionais
Investigação-ação
Reflexão
Pre-Sschool education
Professional skills
Action-research
Reflection
title_short Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_sort Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
author Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira
author_facet Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Competências profissionais
Investigação-ação
Reflexão
Pre-Sschool education
Professional skills
Action-research
Reflection
topic Educação pré-escolar
Competências profissionais
Investigação-ação
Reflexão
Pre-Sschool education
Professional skills
Action-research
Reflection
description O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-12T19:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3876
TID:202767191
url http://hdl.handle.net/10400.22/3876
identifier_str_mv TID:202767191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131341369901056