O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mafalda Sofia Pacheco de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9495
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d427fa7d4c500e2addf84a8553286b63
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infânciaPrática profissional supervisionadaConflitosResolução de conflitosRelações interpessoaisSupervised professional practiceConflictsConflict resolutionInterpersonal relationshipsRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-escolar, desenvolvida no contexto de Jardim-de-infância (JI). Tem como principal objetivo apresentar uma análise reflexiva e crítica da intervenção enquanto educadora-estagiária, passada entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com um grupo de 24 crianças de 3 anos. Durante o estágio surgiu uma problemática significativa, que será apresentada e analisada neste relatório – O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância. Assim, através de uma observação cuidada e atents das características das crianças e da análise dos vários registos realizados diariamente por mim, constatou-se que as crianças deste grupo se envolviam constantemente em conflitos. A investigação realizada insere-se numa perspetiva de metodologia investigação-ação (Máximo-Esteves, 2007), e tem como objetivos a identificação dos comportamentos que antecedem estes conflitos, compreender a razão dos mesmos e a introdução de estratégias que auxiliem a criança na regulação do seu comportamento e na resolução dos conflitos interpessoais, potenciando sempre o relacionamento entre pares. O registo fotográfico e a observação direta foram as estratégias privilegiadas de recolha de dados. A investigação realizada permitiu concluir que este é um domínio que sugere uma intervenção a longo prazo, havendo assim a necessidade de incidir de forma mais aprofundada neste tema, de modo a que as crianças progridam na tomada de consciência dos sentimentos e necessidades dos outros. No entanto, no final da intervenção verificou-se alguma redução na frequência dos conflitos e uma maior compreensão das crianças sobre os seus sentimentos e as regras a cumprir.The present report results of the discipline of Supervised Professional Practice II, inserted in the master’s Degree in Preschool Education, developed in a kindergarten context. Its principal goal is to present a reflexive and critical analysis as an educator-trainee, develop between September 2017 and February 2018, with a group of 24 three-year-old children. During the internship a significative problematic occurred, which will be presented and analyzed in this report – The role of the educator in the resolution of interpersonal conflicts in childhood education. Through a careful and thorough observation of the children characteristics and the analysis of the registers made daily by myself, it was found that the children of this group were constantly involved in conflicts. The research is inserted in an action-research paradigm and its objectives are the identification of the behaviors that come before the conflicts, to understand the reason of them, and the introduction of strategies that help the child in the behavior regulation and resolution of the interpersonal conflict, maximizing the relationship between peers. The photographic records and the direct observation were the privileged strategies for data collecting. The research allowed to conclude that this is a domain that suggests long term intervention, having the need to focus on a more profound in this subject, in a way that the children progress on the awareness of feelings and needs of others. However, in the end of the intervention it was verified some reduction in the frequency of the conflicts and a better understanding of the children about their feelings and the rules to follow.Lino, DalilaRCIPLSousa, Mafalda Sofia Pacheco de2019-02-13T15:06:15Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9495TID:202030474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.562492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
title O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
spellingShingle O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
Sousa, Mafalda Sofia Pacheco de
Prática profissional supervisionada
Conflitos
Resolução de conflitos
Relações interpessoais
Supervised professional practice
Conflicts
Conflict resolution
Interpersonal relationships
title_short O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
title_full O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
title_fullStr O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
title_full_unstemmed O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
title_sort O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância
author Sousa, Mafalda Sofia Pacheco de
author_facet Sousa, Mafalda Sofia Pacheco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mafalda Sofia Pacheco de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Conflitos
Resolução de conflitos
Relações interpessoais
Supervised professional practice
Conflicts
Conflict resolution
Interpersonal relationships
topic Prática profissional supervisionada
Conflitos
Resolução de conflitos
Relações interpessoais
Supervised professional practice
Conflicts
Conflict resolution
Interpersonal relationships
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-13T15:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9495
TID:202030474
url http://hdl.handle.net/10400.21/9495
identifier_str_mv TID:202030474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443919970304