Cinema e filosofia: da logopatia à askhesis filosófica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1300 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a relação do cinema com a filosofia. Nele pretende-se defender a tese de que o filme, ao imitar uma acção real possível está mais capacitado do que um texto tradicional para induzir nos alunos um certo estado de consciência. Para uma visão mais completa daquilo que se irá debater, começaremos por estudar o conceito imagem desde a sua origem até à sua actual apoteose. Será no segundo momento do nosso trabalho que defenderemos a importância de um elemento afectivo no acesso filosófico ao mundo, uma vez que existem certas dimensões da realidade que necessitam de ser apresentadas sensivelmente através de uma compreensão “logopatica”, racional e afectiva, de modo a que as possamos compreender plenamente. O cinema visto filosoficamente é ainda capaz de produzir conceitos - imagens que se distinguem estruturalmente dos conceitos - ideias produzidos pela filosofia escrita. É na tentativa de esclarecer esse novo tipo de conceitos que encontraremos os principais argumentos que adensam as utilidades do cinema. |
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Cinema e filosofia: da logopatia à askhesis filosóficaCinema - FilosofiaCinema - LogopatiaCinema - Estudo da imagemCinema - Ensino da filosofiaCinema - Nova forma de pensamentoCinema - Filosofia - Ensino secundárioImagem cinematográfica - Imagem-tempoO presente trabalho tem como tema a relação do cinema com a filosofia. Nele pretende-se defender a tese de que o filme, ao imitar uma acção real possível está mais capacitado do que um texto tradicional para induzir nos alunos um certo estado de consciência. Para uma visão mais completa daquilo que se irá debater, começaremos por estudar o conceito imagem desde a sua origem até à sua actual apoteose. Será no segundo momento do nosso trabalho que defenderemos a importância de um elemento afectivo no acesso filosófico ao mundo, uma vez que existem certas dimensões da realidade que necessitam de ser apresentadas sensivelmente através de uma compreensão “logopatica”, racional e afectiva, de modo a que as possamos compreender plenamente. O cinema visto filosoficamente é ainda capaz de produzir conceitos - imagens que se distinguem estruturalmente dos conceitos - ideias produzidos pela filosofia escrita. É na tentativa de esclarecer esse novo tipo de conceitos que encontraremos os principais argumentos que adensam as utilidades do cinema.The following essay has as theme the relation between cinema and philosophy. In it is intended to defend the thesis that the film because imitates a possible real action is more capable than a traditional text to induce students in a certain state of consciousness. For a more complete perspective about it we will start studying the image concept since its origin until its contemporary apotheosis. In the second moment we will defend the importance of an affective element in the philosophical access to the world because there are certain dimensions of reality which necessities to be presented by senses through a rational, affective and “logopatica” knowledge, to a fully understanding. The cinema in a philosophical perspective is capable to produce concepts – images which are structurally distinguish from concepts-ideas produced by the written philosophy. In an attempt to clarify this new type of concepts we will find the main arguments that thicken the utilities of the cinema.Universidade da Beira InteriorRosa, José Maria da SilvauBibliorumCardoso, Joana2013-07-30T09:49:55Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.392795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho tem como tema a relação do cinema com a filosofia. Nele pretende-se defender a tese de que o filme, ao imitar uma acção real possível está mais capacitado do que um texto tradicional para induzir nos alunos um certo estado de consciência. Para uma visão mais completa daquilo que se irá debater, começaremos por estudar o conceito imagem desde a sua origem até à sua actual apoteose. Será no segundo momento do nosso trabalho que defenderemos a importância de um elemento afectivo no acesso filosófico ao mundo, uma vez que existem certas dimensões da realidade que necessitam de ser apresentadas sensivelmente através de uma compreensão “logopatica”, racional e afectiva, de modo a que as possamos compreender plenamente. O cinema visto filosoficamente é ainda capaz de produzir conceitos - imagens que se distinguem estruturalmente dos conceitos - ideias produzidos pela filosofia escrita. É na tentativa de esclarecer esse novo tipo de conceitos que encontraremos os principais argumentos que adensam as utilidades do cinema. |
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