Entre história e ficção: O fracasso do homem de exceção. Une saison au Congo (Aimé Césaire) e Lumumba (Raoul Peck)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schurmans, Fabrice
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32799
https://doi.org/10.4000/rccs.5888
Resumo: Este artigo analisa o modo como a tragédia de Aimé Césaire e o filme de Raoul Peck contribuem para a produção do discurso histórico relativo ao desaparecimento de Patrice Lumumba. Na primeira parte, abordo a ligação entre ficção e história à luz do debate contemporâneo relativo à capacidade de o romance fazer e dizer a história, assim como ao que a história retira da ficção. Na segunda parte, o texto incide sobre os contextos respetivos de ambas as obras, o que permitirá afinar a análise da peça e do filme. Por fim, na terceira parte, evidenciarei a maneira como Césaire e Peck representam a figura de Lumumba e reavaliam o passado colonial belga.
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spelling Entre história e ficção: O fracasso do homem de exceção. Une saison au Congo (Aimé Césaire) e Lumumba (Raoul Peck)Aimé Césaire (1913-2008)CinemaFicçãoHistória colonialPatrice Lumumba (1925-1961)Raoul Peck (1953-)Este artigo analisa o modo como a tragédia de Aimé Césaire e o filme de Raoul Peck contribuem para a produção do discurso histórico relativo ao desaparecimento de Patrice Lumumba. Na primeira parte, abordo a ligação entre ficção e história à luz do debate contemporâneo relativo à capacidade de o romance fazer e dizer a história, assim como ao que a história retira da ficção. Na segunda parte, o texto incide sobre os contextos respetivos de ambas as obras, o que permitirá afinar a análise da peça e do filme. Por fim, na terceira parte, evidenciarei a maneira como Césaire e Peck representam a figura de Lumumba e reavaliam o passado colonial belga.This essay examines how Aimé Césaire’s tragedy Une Saison au Congo [A Season in the Congo] and Raoul Peck’s film Lumumba contribute to the production of historical discourse about the death of Patrice Lumumba. In the first part, I discuss the relationship between fiction and History in light of the current debates on the capacity of the novel to tell History, as well as on History’s contributions to fiction. In the second section, the article examines the respective historical contexts of the play and the film in order to bolster a comparative analysis of both works of fiction. Finally, the third part will highlight how Césaire and Peck represent Lumumba and critically reassess and engage with the Belgian colonial past.Cet article analyse la façon dont la tragédie d’Aimé Césaire et le film de Raoul Peck contribuent à la production du discours historique relatif à la disparition de Patrice Lumumba. Dans la première partie, je reviendrai sur le lien entre fiction et Histoire à la lumière du débat contemporain sur la capacité du roman à faire et à dire l’Histoire ainsi que sur les emprunts de l’Histoire à la fiction. Dans sa seconde section, l’article abordera les contextes historiques respectifs des deux œuvres ce qui nous permettra ensuite d’affiner l’analyse comparée de la pièce et du film. Enfin, la troisième partie mettra en évidence la façon dont Césaire et Peck représentent la figure de Lumumba et réévaluent le passé colonial belge.Centro de Estudos Sociais2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/32799http://hdl.handle.net/10316/32799https://doi.org/10.4000/rccs.5888por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/5888Schurmans, Fabriceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T06:48:19ZPortal AgregadorONG
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