Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo

Bibliographic Details
Main Author: Reis, Helena Isabel Silva
Publication Date: 2016
Other Authors: Pereira, Ana Paula da Silva, Almeida, Leandro S.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/42474
Summary: A avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tal como a Perturbação do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders providenciar uma descrição cuidadosa do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de instrumentos standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. A qualidade na elaboração dos instrumentos determina a precisão e confiança da informação obtida por estes e, quanto maior for a capacidade de informação relevante fornecida, maior a validade do instrumento e mais completa será a informação que os clínicos e pesquisadores pretendem. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.
id RCAP_d5b43b912244771e4d97714f151770aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismoFrom assessment to intervention in autism spectrum disorderPerturbação do espetro do autismoAvaliaçãoIntervenção precoceAutism spectrum disorderAssessmentEarly interventionA avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tal como a Perturbação do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders providenciar uma descrição cuidadosa do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de instrumentos standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. A qualidade na elaboração dos instrumentos determina a precisão e confiança da informação obtida por estes e, quanto maior for a capacidade de informação relevante fornecida, maior a validade do instrumento e mais completa será a informação que os clínicos e pesquisadores pretendem. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.The evaluation of disorders characterized by atypical development and behavior patterns such as the Autism Spectrum Disorder is at least complex. From diagnosis to the sole discretion of PEA that contradiction, uncertainty and disagreement arise between the various professionals and, despite the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders provide a thorough description of the child’s symptomatic profile with ASD, the observation, the use of checklists and standardized tests, together with the family, remains crucial for determining an individualized plan of intervention. The design quality of instruments determines the accuracy and reliability of the information and higher capacity in relevant information provided, the greater validity of the instrument and more complete information will be obtained by researchers and clinicians as they pretend. Despite the significant increase in research on the labor force and rapid advances in science, efficient evaluation of this disorder remains a challenge, especially to determine an effective early intervention.Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade do MinhoReis, Helena Isabel SilvaPereira, Ana Paula da SilvaAlmeida, Leandro S.20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42474porReis, H. I., Pereira, A. P. S., & Almeida, L. (2016). Da avaliação à Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Educação Especial, 29(55), 269-280.1808-270X10.5902/1984686X19423http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecialinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:18.889795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
From assessment to intervention in autism spectrum disorder
title Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
Reis, Helena Isabel Silva
Perturbação do espetro do autismo
Avaliação
Intervenção precoce
Autism spectrum disorder
Assessment
Early intervention
title_short Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
title_full Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
title_sort Da avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
author Reis, Helena Isabel Silva
author_facet Reis, Helena Isabel Silva
Pereira, Ana Paula da Silva
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Pereira, Ana Paula da Silva
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Helena Isabel Silva
Pereira, Ana Paula da Silva
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do espetro do autismo
Avaliação
Intervenção precoce
Autism spectrum disorder
Assessment
Early intervention
topic Perturbação do espetro do autismo
Avaliação
Intervenção precoce
Autism spectrum disorder
Assessment
Early intervention
description A avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tal como a Perturbação do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders providenciar uma descrição cuidadosa do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de instrumentos standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. A qualidade na elaboração dos instrumentos determina a precisão e confiança da informação obtida por estes e, quanto maior for a capacidade de informação relevante fornecida, maior a validade do instrumento e mais completa será a informação que os clínicos e pesquisadores pretendem. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42474
url http://hdl.handle.net/1822/42474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, H. I., Pereira, A. P. S., & Almeida, L. (2016). Da avaliação à Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Educação Especial, 29(55), 269-280.
1808-270X
10.5902/1984686X19423
http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132191943294976