MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Dorinda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Morgado, Margarida, Medina, Jorge, Bonito, Jorge, Marques, Luis, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17831
Resumo: A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.
id RCAP_d5e97d09a58053790f67004f9f648c57
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)Materiais curricularesEnsino das GeociênciasPedreira da Quinta do MoinhoA construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.Interações2016-03-09T10:30:57Z2016-03-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17831http://hdl.handle.net/10174/17831porRebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342.322-3421646-2335http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/874111Interacções39dorinda.rebelo@gmail.commorgadommargarida@gmail.comjmedina@ua.ptjbonito@uevora.ptluis@ua.ptasandrade@ua.ptMateriais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia)229Rebelo, DorindaMorgado, MargaridaMedina, JorgeBonito, JorgeMarques, LuisAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:19:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
title MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
spellingShingle MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
Rebelo, Dorinda
Materiais curriculares
Ensino das Geociências
Pedreira da Quinta do Moinho
title_short MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
title_full MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
title_fullStr MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
title_full_unstemmed MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
title_sort MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
author Rebelo, Dorinda
author_facet Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Medina, Jorge
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Andrade, António
author_role author
author2 Morgado, Margarida
Medina, Jorge
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Andrade, António
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Medina, Jorge
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais curriculares
Ensino das Geociências
Pedreira da Quinta do Moinho
topic Materiais curriculares
Ensino das Geociências
Pedreira da Quinta do Moinho
description A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-09T10:30:57Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17831
http://hdl.handle.net/10174/17831
url http://hdl.handle.net/10174/17831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342.
322-342
1646-2335
http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8741
11
Interacções
39
dorinda.rebelo@gmail.com
morgadommargarida@gmail.com
jmedina@ua.pt
jbonito@uevora.pt
luis@ua.pt
asandrade@ua.pt
Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia)
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Interações
publisher.none.fl_str_mv Interações
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304617901621248