Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13199
Resumo: Esta dissertação inclui as críticas e as sugestões feitas pelo júri.
id RCAP_d64261e7747fce23d348ede5b516c765
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)Cultura organizacionalComprometimento organizacionalComprometimento afetivoComprometimento instrumentalComprometimento normativoVinculo contratualCompromiso afectivoVínculo contractualCompromiso normativoCompromiso organizacionalCompromiso de instrumentalOrganizational cultureNormative commitment and contractual relationshipOrganizational commitmentAffective commitmentInstrumental commitmentGestãoEsta dissertação inclui as críticas e as sugestões feitas pelo júri.O comprometimento organizacional é um tema bastante relevante nos dias de hoje, apresentando destaque no campo do comportamento do indivíduo na organização. O objetivo do presente estudo é identificar as caraterísticas pessoais que diferenciam os docentes comprometidos e os não comprometidos com as organizações onde trabalham. Participaram 50 docente efetivos da Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte (Angola), aos quais foi administrado um inquérito por questionário, que pretende avaliar o Comprometimento Organizacional (versão validada por Medeiros, 2003). Os docentes são, na sua maioria, do sexo masculino (70%); com uma média etária de 36,14 anos (DP=6,50); a maioria com Ensino Superior Completo (54%); solteiros (52%); com mais do que dois dependentes (54%); com uma média de serviço de 3,84 anos (DP=1,72) e, em maior percentagem, pertencente ao curso de Administração Pública (40%). Os principais resultados descritivos mostraram que o instrumento possui uma muito boa consistência interna entre os itens (α=0,94), bem como se mostrou capaz de discriminar os sujeitos. Atendendo às bases do comprometimento organizacional observou-se que a Obrigação em permanecer e a Escassez de alternativas traduzem um comprometimento organizacional acima da média, enquanto a dimensão Afetiva, Obrigação pelo desempenho, Afiliativa, Falta de recompensas e oportunidades e Linha consistente de atividade se situam num alto comprometimento. Os resultados diferenciais mostraram que o comprometimento organizacional apresenta variações em função do estado civil e do curso lecionado, mas não com o sexo, o grau académico e número de dependentes. As análises correlacionais mostraram, igualmente, uma correlação estatisticamente positiva e significativa entre o comprometimento organizacional e a idade dos docentes, mas não com os anos de serviço. Investigações futuras devem ser realizadas para que o comprometimento organizacional possa ser compreendido nas suas várias facetas, em amostras com diferentes caraterísticas pessoais e organizacionais.El compromiso organizacional es un tema muy relevante en la actualidad, presentando prominencia en el campo del comportamiento del individuo en la organización. El objetivo del presente estudio es identificar las características personales que diferencian los profesores que están comprometidos y aquellos que no están comprometidos con las organizaciones donde trabajan. Los participantes fueron 50 profesores efectivos de la Escuela Politécnica de Kwanza Norte (Angola), a quienes se les dio una encuesta de cuestionario, que pretende evaluar el compromiso organizacional (versión validada por Medeiros, 2003) La mayoría de los profesores eran mujeres (70%); con una edad media de 36,14 años (SD = 6,50); la mayoría con la educación superior completa (54%); solteros (52%); con más de dos dependientes (el 54%); con un medio de 3,84 años de servicio (SD = 1, 72) y, en un porcentaje mayor, perteneciente al curso de administración pública (40%). Los principales resultados descriptivos mostraron que el instrumento tiene una consistencia interna muy buena entre los ítems (α = 0,94), bien como fuera capaz de discriminar los sujetos. Teniendo en cuenta los fundamentos del compromiso organizacional quedó señalado que la 'Obligación de permanecer' y la 'Falta de alternativas' refleja un compromiso organizacional por encima de la media, mientras que la dimensión 'Afectiva', 'Obligación de rendimiento', 'Afiliado', 'Falta de recompensas y oportunidades' y 'Línea consistente de actividad' se encuentra en un alto compromiso. Los resultados diferenciales mostraron que el compromiso organizacional presenta variaciones en función del estado civil y curso, pero no con el género, nivel académico y número de dependientes. Los análisis correlacionales demostraron una correlación positiva y estadísticamente significativa entre el compromiso organizacional y la edad de los profesores, pero no con los años de servicio. Futuras investigaciones deberían llevarse a cabo para que el compromiso organizacional pueda ser entendido en sus diferentes facetas, en muestras con diferentes características personales y organizacionales.Organizational commitment is a very relevant topic nowadays, presenting prominence in the field of the behavior of the individual in the organization. The aim of this study is to identify personal characteristics that differentiate committed teachers from those who are not committed to their organizations. Participated fifty effective teachers of the higher Polytechnic School of the Kwanza Norte (Angola), who responded to the Organizational Commitment Questionnaire (validated version by Medeiros, 2003). Teachers are mostly male (70%), with an average age of 36.14 years (SD = 6.50), with complete higher education (54%); single (52%); with more than two dependents (54%); an average of service years 3.84 years (SD = 1.72), and a higher percentage teaches Public Administration course (40%). The main descriptive results showed that the instrument has a very good internal consistency between items (α = 0.94), as well as proved to be able to discriminate subjects. Regarding the basis of organizational commitment it is noted that 'Obligation to remain' and the 'Lack of alternatives' reflect an organizational commitment above average, while 'Affective' dimension, 'Performance obligation', 'Affiliative', 'Lack of rewards and opportunities' and 'Consistent line of activity' are situated in a high commitment. The differential results showed that organizational commitment presents variations regarding marital status and course, but not with gender, academic level and number of dependents. Correlational analyses showed a positive and statistically significant correlation between organizational commitment and teachers’ age, but not with years of service. Future investigations should carried out to understand organizational commitment in its various facets, with different personal and organizational samples features.Costa, Alexandra Ribeiro daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLusivika, Linda Clementina Singui Nambua2019-03-29T09:26:13Z2018-11-232018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13199TID:202204537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:21.611222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
title Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
spellingShingle Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Comprometimento afetivo
Comprometimento instrumental
Comprometimento normativo
Vinculo contratual
Compromiso afectivo
Vínculo contractual
Compromiso normativo
Compromiso organizacional
Compromiso de instrumental
Organizational culture
Normative commitment and contractual relationship
Organizational commitment
Affective commitment
Instrumental commitment
Gestão
title_short Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
title_full Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
title_fullStr Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
title_sort Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
author Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua
author_facet Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Alexandra Ribeiro da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Comprometimento afetivo
Comprometimento instrumental
Comprometimento normativo
Vinculo contratual
Compromiso afectivo
Vínculo contractual
Compromiso normativo
Compromiso organizacional
Compromiso de instrumental
Organizational culture
Normative commitment and contractual relationship
Organizational commitment
Affective commitment
Instrumental commitment
Gestão
topic Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Comprometimento afetivo
Comprometimento instrumental
Comprometimento normativo
Vinculo contratual
Compromiso afectivo
Vínculo contractual
Compromiso normativo
Compromiso organizacional
Compromiso de instrumental
Organizational culture
Normative commitment and contractual relationship
Organizational commitment
Affective commitment
Instrumental commitment
Gestão
description Esta dissertação inclui as críticas e as sugestões feitas pelo júri.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
2018-11-23T00:00:00Z
2019-03-29T09:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13199
TID:202204537
url http://hdl.handle.net/10400.22/13199
identifier_str_mv TID:202204537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131425835843584