O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10171 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017 |
id |
RCAP_d651537300868ac6c40ec022e1e6d060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologiaRessonância magnética e nuclearInformaçãoAnsiedadeSatisfaçãoFidelizaçãoMarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017A realização de um exame de ressonância magnética e nuclear pode potenciar medo e ansiedade nos clientes, os quais podem afetar a sua satisfação e fidelização para com o serviço prestado. Tendo como objetivo a avaliação do efeito da informação prévia à realização do exame de ressonância magnética e nuclear na ansiedade, satisfação e fidelização de clientes numa clínica de imagiologia, procedeu-se a um estudo de caso na Clínica de Ressonância Magnética do Algarve. Para além da comunicação verbal, foi disponibilizado ao cliente um folheto com informação sobre o exame, em suporte de papel e digital. Numa abordagem quantitativa e exploratória aplicou-se um inquérito por questionário a uma amostra de 143 clientes. Os primeiros resultados permitiram constatar que, antes do exame, 38% dos respondentes apresentam níveis moderados a elevados de ansiedade e, durante a realização do mesmo este estado emocional atingia 41% dos indivíduos. Entre os 95% de indivíduos que previamente foram informados sobre o procedimento clínico, o facto de ser a primeira a vez ou não que realizam o exame não determina diferenças significativas relativamente ao nível de ansiedade percecionado. É notório o grau de concordância com a utilidade da informação na redução da ansiedade, na satisfação e na fidelização dos clientes. Verificou-se igualmente uma correlação significativa positiva moderada a elevada, entre as variáveis “Utilidade da informação na redução da ansiedade” e “Satisfação”; “Utilidade da informação na redução da ansiedade” e “Fidelização”; e “Satisfação” e “Fidelização”Agapito, DoraSapientiaPais, Roberto Miguel Piteira2017-11-09T13:06:48Z2017-06-2020162017-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10171TID:201741830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:46ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
title |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
spellingShingle |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia Pais, Roberto Miguel Piteira Ressonância magnética e nuclear Informação Ansiedade Satisfação Fidelização Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
title_full |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
title_fullStr |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
title_full_unstemmed |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
title_sort |
O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia |
author |
Pais, Roberto Miguel Piteira |
author_facet |
Pais, Roberto Miguel Piteira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agapito, Dora Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Roberto Miguel Piteira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ressonância magnética e nuclear Informação Ansiedade Satisfação Fidelização Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Ressonância magnética e nuclear Informação Ansiedade Satisfação Fidelização Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-11-09T13:06:48Z 2017-06-20 2017-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10171 TID:201741830 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10171 |
identifier_str_mv |
TID:201741830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303904659177472 |