O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Roberto Miguel Piteira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10171
Resumo: Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_d651537300868ac6c40ec022e1e6d060
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologiaRessonância magnética e nuclearInformaçãoAnsiedadeSatisfaçãoFidelizaçãoMarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017A realização de um exame de ressonância magnética e nuclear pode potenciar medo e ansiedade nos clientes, os quais podem afetar a sua satisfação e fidelização para com o serviço prestado. Tendo como objetivo a avaliação do efeito da informação prévia à realização do exame de ressonância magnética e nuclear na ansiedade, satisfação e fidelização de clientes numa clínica de imagiologia, procedeu-se a um estudo de caso na Clínica de Ressonância Magnética do Algarve. Para além da comunicação verbal, foi disponibilizado ao cliente um folheto com informação sobre o exame, em suporte de papel e digital. Numa abordagem quantitativa e exploratória aplicou-se um inquérito por questionário a uma amostra de 143 clientes. Os primeiros resultados permitiram constatar que, antes do exame, 38% dos respondentes apresentam níveis moderados a elevados de ansiedade e, durante a realização do mesmo este estado emocional atingia 41% dos indivíduos. Entre os 95% de indivíduos que previamente foram informados sobre o procedimento clínico, o facto de ser a primeira a vez ou não que realizam o exame não determina diferenças significativas relativamente ao nível de ansiedade percecionado. É notório o grau de concordância com a utilidade da informação na redução da ansiedade, na satisfação e na fidelização dos clientes. Verificou-se igualmente uma correlação significativa positiva moderada a elevada, entre as variáveis “Utilidade da informação na redução da ansiedade” e “Satisfação”; “Utilidade da informação na redução da ansiedade” e “Fidelização”; e “Satisfação” e “Fidelização”Agapito, DoraSapientiaPais, Roberto Miguel Piteira2017-11-09T13:06:48Z2017-06-2020162017-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10171TID:201741830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
title O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
spellingShingle O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
Pais, Roberto Miguel Piteira
Ressonância magnética e nuclear
Informação
Ansiedade
Satisfação
Fidelização
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
title_full O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
title_fullStr O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
title_full_unstemmed O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
title_sort O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização: o caso de uma clínica de imagiologia
author Pais, Roberto Miguel Piteira
author_facet Pais, Roberto Miguel Piteira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agapito, Dora
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Roberto Miguel Piteira
dc.subject.por.fl_str_mv Ressonância magnética e nuclear
Informação
Ansiedade
Satisfação
Fidelização
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Ressonância magnética e nuclear
Informação
Ansiedade
Satisfação
Fidelização
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-09T13:06:48Z
2017-06-20
2017-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10171
TID:201741830
url http://hdl.handle.net/10400.1/10171
identifier_str_mv TID:201741830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303904659177472