A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knoch, Michael
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126
Resumo: O estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason.
id RCAP_d657ae34d808feab18ae55b428356ee4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão EpistemológicaO estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason.Instituto Superior Miguel Torga2004-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 7Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 7Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 72184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126/130Knoch, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:45:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:53.761318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
title A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
spellingShingle A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
Knoch, Michael
title_short A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
title_full A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
title_fullStr A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
title_full_unstemmed A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
title_sort A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
author Knoch, Michael
author_facet Knoch, Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knoch, Michael
description O estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126/130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 7
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 7
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 7
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130363611578368