A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126 |
Resumo: | O estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason. |
id |
RCAP_d657ae34d808feab18ae55b428356ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão EpistemológicaO estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason.Instituto Superior Miguel Torga2004-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 7Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 7Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 72184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126/130Knoch, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:45:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:53.761318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
title |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
spellingShingle |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica Knoch, Michael |
title_short |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
title_full |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
title_fullStr |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
title_full_unstemmed |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
title_sort |
A Importância do Estudo da Ética no Ensino Superior: Uma Reflexão Epistemológica |
author |
Knoch, Michael |
author_facet |
Knoch, Michael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knoch, Michael |
description |
O estudo da ética perdeu o lugar no currículo da maioria dos cursos universitários. O argumento deste artigo é que a restauração do estudo da ética no ensino superior depende de uma ligação da disciplina não mais com a legitimação de valores recebidos, moralismo tradicional ou o uso puramente oportuno da retórica moral e ética, mas com a incorporação de novas perspectivas desenvolvidas, no campo da ciência, bio-ética, estudos culturais e sociais, filosofia e teologia sobre uma ética não-linear e multidimensional. Neste sentido, especial relevância é colocada no legado de Kant e, em particular, novas oportunidades presentes, na cultura contemporânea, acerca da relação não-linear entre razão pura e razão prática. The Importance of the Study of Ethics in Upper Education: An Epistemological Reflection The study of ethics lost its place in the curricula of the majority of graduation studies in Portugal. The argument of this article is that the restoration of the study of ethics in upper education depends on the articulation of the discipline – no longer as a legitimation of received values, traditional morality, or the purely opportunistic use of moral and ethic rhetoric – to the new perspectives developed in the field of science, bioethics, cultural and social studies, philosophy and theology related to a non-linear and multidimensional ethics. In that sense, a special relevance is placed on Kant’s legacy and, in particular, on new opportunities, present in contemporary culture, about a non-linear relationship between pure reason and practical reason. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126 |
url |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126 https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/126/130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 7 Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 7 Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 7 2184-3929 0873-0725 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130363611578368 |