O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Letícia Schmidt
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77807
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_d666dd5db5060a3d1a0f103169a725af
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino UnidoThe role of early childhood intervention at school: a case study in Oxford, United KingdomCentrada na criançaCentrada na famíliaEscolaIntervenção precoceChild-centeredEarly interventionFamily centeredSchoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo, realizado no Reino Unido, primeiramente, faz um breve histórico sobre os marcos legais da educação especial no país, em seguida, apresenta a Intervenção Precoce na Inglaterra, seguido do funcionamento da Intervenção Precoce Infantil no contexto escolar na cidade de Oxford. Após, apresenta a Intervenção Precoce na Infância e os modelos contemporâneos de desenvolvimento e por fim, através de um estudo de caso, busca conhecer e identificar o papel da Intervenção Precoce na Escola. Em geral, este estudo teve como finalidade conhecer o sistema de Intervenção Precoce Infantil no ambiente escolar, visitando as práticas que são efetuadas na escola. Para isto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através do uso de entrevistas semiestruturadas, como instrumento de recolha de dados, sobre o percurso de duas crianças que apresentaram necessidades especiais na escola, tendo como critério conhecer os caminhos traçados pelas famílias e suas experiências aos serviços de Intervenção Precoce Infantil e da entrevista a profissional que acompanha as crianças na escola. As entrevistas foram realizadas junto as duas famílias e a coordenadora da educação especial da escola. A partir do estudo de caso, pode-se concluir que o papel de Intervenção Precoce Infantil na escola está intimamente ligado ao nível de envolvimento da família e na sua participação no poder de escolha aos atendimentos. Ficou evidenciado quanto o papel da Intervenção Precoce Infantil na escola está conectado ao sucesso no atendimento as crianças e está ligado ao grau de satisfação das famílias, suas expectativas e suas percepções quanto aos profissionais de Intervenção Precoce Infantil. De acordo com as respostas de todas as entrevistas, ficou transparente a necessidade urgente de um trabalho colaborativo entre as redes de suporte, os vários profissionais e a família da criança apoiada na escola, bem como, mais apoios nos contextos naturais e rotinas diárias da criança e da sua família.This study, carried out in the United Kingdom, firstly, makes a brief history about the legal frameworks of special education in the country, then presents the Early Intervention in England, followed by the functioning of the Early Childhood Intervention in the school context in the city of Oxford. Afterwards, it presents the Early Intervention in Childhood and the contemporary models of development and finally, through a case study, it seeks to know and identify the role of Early Intervention in School. In general, this study aimed to get to know the Early Childhood Intervention system in the school environment, visiting the practices that are carried out at school. For this, qualitative research was carried out, through the use of semi-structured interviews, as a data collection instrument, on the path of two children who had special needs at school, with the criterion of knowing the paths traced by the families and their experiences to Early Childhood Intervention services and the interview with a professional who accompanies children at school. The interviews were carried out with the two families and the coordinator of special education at the school. From the case study, it can be concluded that the role of Early Childhood Intervention at school is closely linked to the level of involvement of the family and its participation in the power to choose care. It was evidenced how the role of Early Childhood Intervention at school is connected to the success in assisting children and is linked to the degree of satisfaction of families, their expectations and their perceptions regarding the Early Childhood Intervention professionals. According to the responses to all interviews, the urgent need for collaborative work between the support networks, the various professionals and the child's family supported at school was clear, as well as more support in the child's natural contexts and daily routines. and your family.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoMedeiros, Letícia Schmidt20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77807por202979040info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
The role of early childhood intervention at school: a case study in Oxford, United Kingdom
title O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
spellingShingle O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
Medeiros, Letícia Schmidt
Centrada na criança
Centrada na família
Escola
Intervenção precoce
Child-centered
Early intervention
Family centered
School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
title_full O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
title_fullStr O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
title_full_unstemmed O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
title_sort O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
author Medeiros, Letícia Schmidt
author_facet Medeiros, Letícia Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Letícia Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Centrada na criança
Centrada na família
Escola
Intervenção precoce
Child-centered
Early intervention
Family centered
School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Centrada na criança
Centrada na família
Escola
Intervenção precoce
Child-centered
Early intervention
Family centered
School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77807
url https://hdl.handle.net/1822/77807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202979040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303858070945792