O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77807 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
id |
RCAP_d666dd5db5060a3d1a0f103169a725af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino UnidoThe role of early childhood intervention at school: a case study in Oxford, United KingdomCentrada na criançaCentrada na famíliaEscolaIntervenção precoceChild-centeredEarly interventionFamily centeredSchoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo, realizado no Reino Unido, primeiramente, faz um breve histórico sobre os marcos legais da educação especial no país, em seguida, apresenta a Intervenção Precoce na Inglaterra, seguido do funcionamento da Intervenção Precoce Infantil no contexto escolar na cidade de Oxford. Após, apresenta a Intervenção Precoce na Infância e os modelos contemporâneos de desenvolvimento e por fim, através de um estudo de caso, busca conhecer e identificar o papel da Intervenção Precoce na Escola. Em geral, este estudo teve como finalidade conhecer o sistema de Intervenção Precoce Infantil no ambiente escolar, visitando as práticas que são efetuadas na escola. Para isto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através do uso de entrevistas semiestruturadas, como instrumento de recolha de dados, sobre o percurso de duas crianças que apresentaram necessidades especiais na escola, tendo como critério conhecer os caminhos traçados pelas famílias e suas experiências aos serviços de Intervenção Precoce Infantil e da entrevista a profissional que acompanha as crianças na escola. As entrevistas foram realizadas junto as duas famílias e a coordenadora da educação especial da escola. A partir do estudo de caso, pode-se concluir que o papel de Intervenção Precoce Infantil na escola está intimamente ligado ao nível de envolvimento da família e na sua participação no poder de escolha aos atendimentos. Ficou evidenciado quanto o papel da Intervenção Precoce Infantil na escola está conectado ao sucesso no atendimento as crianças e está ligado ao grau de satisfação das famílias, suas expectativas e suas percepções quanto aos profissionais de Intervenção Precoce Infantil. De acordo com as respostas de todas as entrevistas, ficou transparente a necessidade urgente de um trabalho colaborativo entre as redes de suporte, os vários profissionais e a família da criança apoiada na escola, bem como, mais apoios nos contextos naturais e rotinas diárias da criança e da sua família.This study, carried out in the United Kingdom, firstly, makes a brief history about the legal frameworks of special education in the country, then presents the Early Intervention in England, followed by the functioning of the Early Childhood Intervention in the school context in the city of Oxford. Afterwards, it presents the Early Intervention in Childhood and the contemporary models of development and finally, through a case study, it seeks to know and identify the role of Early Intervention in School. In general, this study aimed to get to know the Early Childhood Intervention system in the school environment, visiting the practices that are carried out at school. For this, qualitative research was carried out, through the use of semi-structured interviews, as a data collection instrument, on the path of two children who had special needs at school, with the criterion of knowing the paths traced by the families and their experiences to Early Childhood Intervention services and the interview with a professional who accompanies children at school. The interviews were carried out with the two families and the coordinator of special education at the school. From the case study, it can be concluded that the role of Early Childhood Intervention at school is closely linked to the level of involvement of the family and its participation in the power to choose care. It was evidenced how the role of Early Childhood Intervention at school is connected to the success in assisting children and is linked to the degree of satisfaction of families, their expectations and their perceptions regarding the Early Childhood Intervention professionals. According to the responses to all interviews, the urgent need for collaborative work between the support networks, the various professionals and the child's family supported at school was clear, as well as more support in the child's natural contexts and daily routines. and your family.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoMedeiros, Letícia Schmidt20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77807por202979040info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:54ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido The role of early childhood intervention at school: a case study in Oxford, United Kingdom |
title |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
spellingShingle |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido Medeiros, Letícia Schmidt Centrada na criança Centrada na família Escola Intervenção precoce Child-centered Early intervention Family centered School Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
title_full |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
title_fullStr |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
title_full_unstemmed |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
title_sort |
O papel da intervenção precoce na infância na escola: um estudo de caso em Oxford, Reino Unido |
author |
Medeiros, Letícia Schmidt |
author_facet |
Medeiros, Letícia Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrano, Ana Maria Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Letícia Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centrada na criança Centrada na família Escola Intervenção precoce Child-centered Early intervention Family centered School Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Centrada na criança Centrada na família Escola Intervenção precoce Child-centered Early intervention Family centered School Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77807 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202979040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303858070945792 |