MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo-Jorge, Tania Cremonini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Barros, Marcelo Diniz Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102
Resumo: Investigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente.
id RCAP_d692d93774a01f5c825dab0404d4746c
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASILMusic in science education: analysis of the presence of song lyrics in science textbooks of the final series of Elementary Education in Brazilensino de ciênciaslivros didáticos do ensino fundamentalciência e artemúsica como estratégia pedagógicascience educationtextbooks of elementary schoolscience and art; music as a pedagogical strategyInvestigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente.It was investigated the existence of Brazilian song lyrics (any genre) used as strategies for teaching in 6 collections of textbooks of the discipline Sciences, used in Brazil for final grades of elementary school (sixth to ninth years), totaling 24 textbooks. Only 32 lyrics songs were found in more than 6200 pages that were studied. From the 24 books reviewed, 10 did not have any music used as a teaching strategy. 12 songs, among the 32 that were found, presented the lyrics in full. The lyrics were submitted to content analysis (Bardin, 2011), to identify analytical categories associated with the themes proposed for the science teaching in the country, and life and environment focused 21 of 32 songs. The knowledge and information disclosed in this article may facilitate the process of choosing textbooks for science teachers, encouraging a reflexive, critical and conscious choice.MUNDIS2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 3 (2015): 22.ª Edição | ERAS; 1-171647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102/101Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo-Jorge, Tania Cremoninide Barros, Marcelo Diniz Monteiro2022-09-05T13:57:41Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.304215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Music in science education: analysis of the presence of song lyrics in science textbooks of the final series of Elementary Education in Brazil
title MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
spellingShingle MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
de Araújo-Jorge, Tania Cremonini
ensino de ciências
livros didáticos do ensino fundamental
ciência e arte
música como estratégia pedagógica
science education
textbooks of elementary school
science and art; music as a pedagogical strategy
title_short MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
title_full MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
title_fullStr MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
title_full_unstemmed MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
title_sort MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
author de Araújo-Jorge, Tania Cremonini
author_facet de Araújo-Jorge, Tania Cremonini
de Barros, Marcelo Diniz Monteiro
author_role author
author2 de Barros, Marcelo Diniz Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo-Jorge, Tania Cremonini
de Barros, Marcelo Diniz Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências
livros didáticos do ensino fundamental
ciência e arte
música como estratégia pedagógica
science education
textbooks of elementary school
science and art; music as a pedagogical strategy
topic ensino de ciências
livros didáticos do ensino fundamental
ciência e arte
música como estratégia pedagógica
science education
textbooks of elementary school
science and art; music as a pedagogical strategy
description Investigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102/101
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 3 (2015): 22.ª Edição | ERAS; 1-17
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978526236672