MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102 |
Resumo: | Investigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente. |
id |
RCAP_d692d93774a01f5c825dab0404d4746c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASILMusic in science education: analysis of the presence of song lyrics in science textbooks of the final series of Elementary Education in Brazilensino de ciênciaslivros didáticos do ensino fundamentalciência e artemúsica como estratégia pedagógicascience educationtextbooks of elementary schoolscience and art; music as a pedagogical strategyInvestigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente.It was investigated the existence of Brazilian song lyrics (any genre) used as strategies for teaching in 6 collections of textbooks of the discipline Sciences, used in Brazil for final grades of elementary school (sixth to ninth years), totaling 24 textbooks. Only 32 lyrics songs were found in more than 6200 pages that were studied. From the 24 books reviewed, 10 did not have any music used as a teaching strategy. 12 songs, among the 32 that were found, presented the lyrics in full. The lyrics were submitted to content analysis (Bardin, 2011), to identify analytical categories associated with the themes proposed for the science teaching in the country, and life and environment focused 21 of 32 songs. The knowledge and information disclosed in this article may facilitate the process of choosing textbooks for science teachers, encouraging a reflexive, critical and conscious choice.MUNDIS2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 3 (2015): 22.ª Edição | ERAS; 1-171647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102/101Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo-Jorge, Tania Cremoninide Barros, Marcelo Diniz Monteiro2022-09-05T13:57:41Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.304215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL Music in science education: analysis of the presence of song lyrics in science textbooks of the final series of Elementary Education in Brazil |
title |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
spellingShingle |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL de Araújo-Jorge, Tania Cremonini ensino de ciências livros didáticos do ensino fundamental ciência e arte música como estratégia pedagógica science education textbooks of elementary school science and art; music as a pedagogical strategy |
title_short |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
title_full |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
title_fullStr |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
title_sort |
MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE LETRAS DE MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
author |
de Araújo-Jorge, Tania Cremonini |
author_facet |
de Araújo-Jorge, Tania Cremonini de Barros, Marcelo Diniz Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
de Barros, Marcelo Diniz Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo-Jorge, Tania Cremonini de Barros, Marcelo Diniz Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de ciências livros didáticos do ensino fundamental ciência e arte música como estratégia pedagógica science education textbooks of elementary school science and art; music as a pedagogical strategy |
topic |
ensino de ciências livros didáticos do ensino fundamental ciência e arte música como estratégia pedagógica science education textbooks of elementary school science and art; music as a pedagogical strategy |
description |
Investigou-se a presença de letras de músicas brasileiras (de quaisquer gêneros) utilizadas como estratégias de ensino em 6 coleções de livros didáticos da disciplina Ciências, utilizados no Brasil para as séries finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono anos), totalizando 24 livros. Apenas 32 letras de músicas foram evidenciadas em mais de 6200 páginas estudadas. Dos 24 livros analisados, 10 não possuíam nenhuma música utilizada como estratégia de ensino. 12 músicas, dentre as 32 que foram encontradas, apresentaram a letra integralmente. As letras foram submetidas à análise de conteúdo para identificação de categorias associadas aos eixos temáticos propostos para o ensino de ciências no país, e “Vida e Ambiente” concentrou 21 das 32 músicas. Os conhecimentos e as informações divulgadas no presente artigo podem facilitar o processo de escolha dos livros didáticos pelos professores de ciências, favorecendo uma escolha reflexiva, crítica e consciente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/102/101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 3 (2015): 22.ª Edição | ERAS; 1-17 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978526236672 |