Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2922
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_d695dadfe50ccde4bae7532dbf9229fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acçãoEducação interculturalFormação cívicaInvestigação-acçãoTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente estudo foi realizado numa Escola Secundária pública, do concelho de Oeiras, numa turma multicultural do 9º ano do Ensino Básico, enquadra-se no âmbito da área de Formação Cívica e consistiu no desenvolvimento de um projecto de intervenção assente em estratégias interculturais. A finalidade da investigação consistiu em verificar o possível contributo da área de Formação Cívica para o (re)conhecimento e a aceitação de Si e dos Outros, promovendo, assim, uma sociedade mais justa e um mundo melhor numa vivência intercultural e pretendeu: i) conhecer a auto-imagem/estatuto social percebido que o aluno tem no grupo/turma; ii) identificar situações e factores de discriminação e factores que as sustentam (etnia, classe social, género, sucesso/insucesso escolar…); iii) equacionar estratégias de promoção de relações interpessoais e de educação intercultural. Para a concretização destes objectivos, escolhemos uma metodologia de Investigação-Acção e seguimos um procedimento sequencial e em espiral de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. A análise dos dados qualitativos e quantitativos indicou existirem efeitos favoráveis da intervenção, traduzidos na expansão de sentido de identidade pessoal e colectiva, melhoria do auto-conceito, das atitudes e comportamentos dos alunos. Confirmou-se, assim, que a área de Formação Cívica é um espaço privilegiado de educação intercultural, desde que sejam utilizados dispositivos pedagógicos diferenciados adequados à diversidade dos alunos em geral e à especificidade de cada um em particular.This study was conducted in a public secondary school, in the municipality of Oeiras, withy a multicultural group of the 9th year of primary education, falls within the ambit of Civic Education and consisted in developing a project of intervention based on intercultural strategy. The purpose of the investigation was to check the possible contribution of Civic Education for the (re)knowledge and the acceptance of self and of others, thus promoting a fairer society and a better world in an intercultural experience and aimed to: I) know the self-image/social status perceived that the student has in the group/class; II) identify situations and discrimination factors and factors that underpin (ethnicity, social class, gender, success/failure at school …); III) consider promotion strategies of interpersonal relations and intercultural education. To meet these objectives, we chose an action-research methodology and followed a sequential procedure and thickenings of diagnosis, planning, intervention and evaluation/reflection. The analysis of qualitative and quantitative data indicated the existence of favourable intervention, translated in expansion of sense of personal and collective identity, self improvement concept, attitudes and behaviours of students. It was confirmed that the Civic Education is a special area of intercultural education, if differentiated teaching devices are suited to the diversity of students in general and to the specificity of each one in particular.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-2011-03-31T08:46:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointhttp://hdl.handle.net/10451/2922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:00:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
title Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
spellingShingle Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
Pereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-
Educação intercultural
Formação cívica
Investigação-acção
Teses de mestrado - 2010
title_short Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
title_full Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
title_fullStr Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
title_full_unstemmed Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
title_sort Formação cívica e interculturalidade : um estudo de investigação-acção
author Pereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-
author_facet Pereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Adelaide Valério Carrapiço Serra, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Formação cívica
Investigação-acção
Teses de mestrado - 2010
topic Educação intercultural
Formação cívica
Investigação-acção
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-31T08:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2922
url http://hdl.handle.net/10451/2922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303252026523648