A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)

Bibliographic Details
Main Author: Brites, Sara Sofia Tavares
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/5675
Summary: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d6a83534c26e7842166e3e1bbfa4df41
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)AutonomiaCriançaPapel do educadorEducação de infânciaAutonomyChildrenThe paper of educatorKindergarten educationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar nos contextos de Creche e Jardim de Infância, numa perspetiva crítica e reflexiva, valorizando, sobretudo, todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais fui crescendo a nível profissional e aprendendo o real significado de ser educadora. Este relatório é o resultado da prática profissional desenvolvida em contexto de Creche, que decorreu de 5 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, com um grupo de onze crianças de um ano e da prática profissional desenvolvida em contexto de Jardim de Infância, que decorreu de 19 de fevereiro a 29 de maio de 2015, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A reflexão sobre a ação pedagógica desenvolvida com um grupo de crianças deve ser um dos objetivos fundamentais na profissão de um educador de infância. Uma vez que só refletindo sobre o trabalho concretizado é que se torna possível modificar e melhorar a intervenção num futuro próximo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise reflexiva referente ao processo desenvolvido durante o período de prática profissional supervisionada, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica em contexto de Jardim de Infância - a construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a). Neste sentido, é realizada uma reflexão sobre a importância da autonomia para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e o papel do educador na promoção dessa autonomia, recorrendo a um referencial teórico. Todo o trabalho desenvolvido vem contribuir para a construção de uma identidade profissional mais coerente com as prerrogativas da vida ativa, ainda que permaneça inacabada e em constante evolução.ABSTRACT This report aims to present the intervention work that was developed during the master's degree in pre-school education in the nursery environments and kindergarten in a critical and reflexive perspective, valuing all actors in this process and with which I grew up a level professional and learned the true meaning of being an educator. This report is the result of professional practice developed in the context of nursery, held from January 5 to February 13, 2015, with a group of eleven children a year and professional practice developed in kindergarten context, held from February 19 to May 29, 2015, with a group of 20 children aged three to six years. The reflection on the pedagogical action developed with a group of children should be one of the main objectives of a kindergarten teacher. Because only thinking about the work is that you can modify and improve intervention in the near future. Thus, this paper aims to make a reflective analysis regarding the process developed during professional practice period supervised focusing mainly on issues that stood out during the pedagogical intervention in kindergarten context - the construction of autonomy in education childhood: the role of (a) educator (a). In this sense, a reflection is made on the importance of autonomy for the child's learning and development and the educator's role in promoting this autonomy, using a theoretical framework. All the work developed will contribute to built my professional identity, although there is still unfinished and will be in a constant evolution.Lino, DalilaRCIPLBrites, Sara Sofia Tavares2016-02-13T16:49:21Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5675TID:201349485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.651174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
title A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
spellingShingle A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
Brites, Sara Sofia Tavares
Autonomia
Criança
Papel do educador
Educação de infância
Autonomy
Children
The paper of educator
Kindergarten education
title_short A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
title_full A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
title_fullStr A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
title_full_unstemmed A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
title_sort A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
author Brites, Sara Sofia Tavares
author_facet Brites, Sara Sofia Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Sara Sofia Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Criança
Papel do educador
Educação de infância
Autonomy
Children
The paper of educator
Kindergarten education
topic Autonomia
Criança
Papel do educador
Educação de infância
Autonomy
Children
The paper of educator
Kindergarten education
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-13T16:49:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5675
TID:201349485
url http://hdl.handle.net/10400.21/5675
identifier_str_mv TID:201349485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407183110144