A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.21/5675 |
Summary: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d6a83534c26e7842166e3e1bbfa4df41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)AutonomiaCriançaPapel do educadorEducação de infânciaAutonomyChildrenThe paper of educatorKindergarten educationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar nos contextos de Creche e Jardim de Infância, numa perspetiva crítica e reflexiva, valorizando, sobretudo, todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais fui crescendo a nível profissional e aprendendo o real significado de ser educadora. Este relatório é o resultado da prática profissional desenvolvida em contexto de Creche, que decorreu de 5 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, com um grupo de onze crianças de um ano e da prática profissional desenvolvida em contexto de Jardim de Infância, que decorreu de 19 de fevereiro a 29 de maio de 2015, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A reflexão sobre a ação pedagógica desenvolvida com um grupo de crianças deve ser um dos objetivos fundamentais na profissão de um educador de infância. Uma vez que só refletindo sobre o trabalho concretizado é que se torna possível modificar e melhorar a intervenção num futuro próximo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise reflexiva referente ao processo desenvolvido durante o período de prática profissional supervisionada, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica em contexto de Jardim de Infância - a construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a). Neste sentido, é realizada uma reflexão sobre a importância da autonomia para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e o papel do educador na promoção dessa autonomia, recorrendo a um referencial teórico. Todo o trabalho desenvolvido vem contribuir para a construção de uma identidade profissional mais coerente com as prerrogativas da vida ativa, ainda que permaneça inacabada e em constante evolução.ABSTRACT This report aims to present the intervention work that was developed during the master's degree in pre-school education in the nursery environments and kindergarten in a critical and reflexive perspective, valuing all actors in this process and with which I grew up a level professional and learned the true meaning of being an educator. This report is the result of professional practice developed in the context of nursery, held from January 5 to February 13, 2015, with a group of eleven children a year and professional practice developed in kindergarten context, held from February 19 to May 29, 2015, with a group of 20 children aged three to six years. The reflection on the pedagogical action developed with a group of children should be one of the main objectives of a kindergarten teacher. Because only thinking about the work is that you can modify and improve intervention in the near future. Thus, this paper aims to make a reflective analysis regarding the process developed during professional practice period supervised focusing mainly on issues that stood out during the pedagogical intervention in kindergarten context - the construction of autonomy in education childhood: the role of (a) educator (a). In this sense, a reflection is made on the importance of autonomy for the child's learning and development and the educator's role in promoting this autonomy, using a theoretical framework. All the work developed will contribute to built my professional identity, although there is still unfinished and will be in a constant evolution.Lino, DalilaRCIPLBrites, Sara Sofia Tavares2016-02-13T16:49:21Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5675TID:201349485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.651174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
title |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
spellingShingle |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) Brites, Sara Sofia Tavares Autonomia Criança Papel do educador Educação de infância Autonomy Children The paper of educator Kindergarten education |
title_short |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
title_full |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
title_fullStr |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
title_full_unstemmed |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
title_sort |
A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a) |
author |
Brites, Sara Sofia Tavares |
author_facet |
Brites, Sara Sofia Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Sara Sofia Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Criança Papel do educador Educação de infância Autonomy Children The paper of educator Kindergarten education |
topic |
Autonomia Criança Papel do educador Educação de infância Autonomy Children The paper of educator Kindergarten education |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2015-12-01T00:00:00Z 2016-02-13T16:49:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5675 TID:201349485 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5675 |
identifier_str_mv |
TID:201349485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133407183110144 |