Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Pereira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2306
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.
id RCAP_d6c51c3900c784b7307764bef01254ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.DepressãoNova escalaAferiçãoInterpessoalEmoçãoDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.Segundo o modelo cognitivo, a depressão engloba quatro dimensões-chave: emocional, cognitiva, somática e interpessoal. Cheung e Power (2012), ao perceberem que as escalas de avaliação mais utilizadas não contemplavam a dimensão interpessoal, criaram a New Multidimensional Depression Assessment Scale (NMDAS) que incluí todas as quatro dimensões. Realizamos um estudo preliminar, com uma amostra de conveniência (n= 281), para a tradução e validação desta escala para a população portuguesa. A escala apresenta uma boa validade (KMO =0,93), sensibilidade e fidelidade, com um Alfa de Cronbach total de 0,96. A validade grupo-conhecido, entre a NMDAS e o BDI-I, obteve resultados muito semelhantes. O mesmo sucedeu-se na validade convergente, em que usamos o BDI-I como escala de controlo, e realizamos correlações de Pearson entre a NMDAS o Questionário de Esquemas e a EVA. Estes resultados indicam que a NMDAS é sensível à sintomatologia depressiva e que detecta, da mesma forma que o BDI-I, a depressão. Executamos uma Analise Factorial Confirmatória, efectuando alguns ajustes no modelo, no qual retiramos alguns itens. Estes itens poderão ter algum problema de tradução (contextual ou culturalmente) ou apenas serem redundantes com outros itens da escala. No modelo final verificou-se a existência de uma relação directa significativa entre depressão e todas as subescalas. Salientamos que estes resultados não são com amostra clínica, algo fundamental para a aferição da escala.ISPA - Instituto UniversitárioCláudio, VictorRepositório do ISPASilva, Ana Cristina Pereira da2013-07-12T13:05:01Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2306enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
title Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
spellingShingle Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
Silva, Ana Cristina Pereira da
Depressão
Nova escala
Aferição
Interpessoal
Emoção
title_short Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
title_full Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
title_fullStr Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
title_full_unstemmed Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
title_sort Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
author Silva, Ana Cristina Pereira da
author_facet Silva, Ana Cristina Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio, Victor
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Nova escala
Aferição
Interpessoal
Emoção
topic Depressão
Nova escala
Aferição
Interpessoal
Emoção
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-12T13:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2306
url http://hdl.handle.net/10400.12/2306
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301304578670592