Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odeh, Salaheddin
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Joaquim, Alves, Gustavo R., Anabtawi, Mahasen, Gustavsson, Ingvar, Arafeh, Labib, Jazi, Mahran, Arekat, Mahmoud
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10266
Resumo: Os laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demonstração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico, dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes, quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos estudantes, bem como do seu desempenho.
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