Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10266 |
Resumo: | Os laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demonstração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico, dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes, quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos estudantes, bem como do seu desempenho. |
id |
RCAP_d70682af2ea32eef095c1f6280b2ef3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10266 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da PalestinaAvaliação comparativaCritérios de projetoInstrumentos de inspeçãoLaboratório-remotoVISIROs laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demonstração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico, dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes, quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos estudantes, bem como do seu desempenho.Institute of Electrical and Electronics EngineersRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOdeh, SalaheddinAlves, JoaquimAlves, Gustavo R.Anabtawi, MahasenGustavsson, IngvarArafeh, LabibJazi, MahranArekat, Mahmoud2017-09-14T13:58:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10266por2255-570610400.22/10266info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:39.318890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
title |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
spellingShingle |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina Odeh, Salaheddin Avaliação comparativa Critérios de projeto Instrumentos de inspeção Laboratório-remoto VISIR |
title_short |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
title_full |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
title_fullStr |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
title_full_unstemmed |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
title_sort |
Avaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestina |
author |
Odeh, Salaheddin |
author_facet |
Odeh, Salaheddin Alves, Joaquim Alves, Gustavo R. Anabtawi, Mahasen Gustavsson, Ingvar Arafeh, Labib Jazi, Mahran Arekat, Mahmoud |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Joaquim Alves, Gustavo R. Anabtawi, Mahasen Gustavsson, Ingvar Arafeh, Labib Jazi, Mahran Arekat, Mahmoud |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Odeh, Salaheddin Alves, Joaquim Alves, Gustavo R. Anabtawi, Mahasen Gustavsson, Ingvar Arafeh, Labib Jazi, Mahran Arekat, Mahmoud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação comparativa Critérios de projeto Instrumentos de inspeção Laboratório-remoto VISIR |
topic |
Avaliação comparativa Critérios de projeto Instrumentos de inspeção Laboratório-remoto VISIR |
description |
Os laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demonstração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico, dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes, quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos estudantes, bem como do seu desempenho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-09-14T13:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10266 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2255-5706 10400.22/10266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Electrical and Electronics Engineers |
publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Electrical and Electronics Engineers |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131402499784704 |