Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Maria Isabel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24618
Resumo: RESUMO A ligação entre lazer e cultura comprova-se ao longo da história do turismo e dos museus. Na sociedade pós-moderna, o turismo cultural, enquanto área de maior crescimento no turismo global, impôs a revitalização e a reformulação do espaço museológico e das suas estratégias comunicacionais para acolher audiências cada vez mais amplas e diversificadas. Por outro lado, os processos de des-diferenciação e culturalização do quotidiano, esbatendo as fronteiras entre cultura de elite e cultura de massas, alargaram o conceito de turismo cultural a atividades mais heterogéneas, concorrentes da atividade museológica. O estudo do impacto do turismo cultural no museu, como questão de partida, tem como objetivo avaliar a crescente procura de experiências multifacetadas, criativas e imersivas, por parte do turista, e estudar a forma como a museologia se atualiza na elaboração de estratégias que correspondam quer à vontade de diversão, quer à intenção de aquisição de conhecimentos. ABSTRACT The link between leisure and culture has been confirmed along the history of tourism and museums. In post-modern society, cultural tourism, with the largest growth in global tourism, has carried out the revitalization and redesign of the museum space and its communication strategies with an increasingly large and diverse audience. On the other hand, the de-differentiation processes and the culturalization of everyday life, which have blurred the boundaries between high culture and mass culture, have broadened the concept of cultural tourism to others heterogeneous activities, that compete with museum activities. The study of the impact of cultural tourism in the museum, as starting object of study, aims to evaluate the growing demand from tourists for multifaceted, creative and immersive experiences, and to study how the museology updates itself by developing strategies that respond to the demand of recreation and also acquisition of knowledge.
id RCAP_d7ad04c2e8c57d7262bd50b110de3e55
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museumuseumuseumpatrimónioheritageturismo culturalcultural tourismturismo criativocreative tourismmediação culturalcultural mediationRESUMO A ligação entre lazer e cultura comprova-se ao longo da história do turismo e dos museus. Na sociedade pós-moderna, o turismo cultural, enquanto área de maior crescimento no turismo global, impôs a revitalização e a reformulação do espaço museológico e das suas estratégias comunicacionais para acolher audiências cada vez mais amplas e diversificadas. Por outro lado, os processos de des-diferenciação e culturalização do quotidiano, esbatendo as fronteiras entre cultura de elite e cultura de massas, alargaram o conceito de turismo cultural a atividades mais heterogéneas, concorrentes da atividade museológica. O estudo do impacto do turismo cultural no museu, como questão de partida, tem como objetivo avaliar a crescente procura de experiências multifacetadas, criativas e imersivas, por parte do turista, e estudar a forma como a museologia se atualiza na elaboração de estratégias que correspondam quer à vontade de diversão, quer à intenção de aquisição de conhecimentos. ABSTRACT The link between leisure and culture has been confirmed along the history of tourism and museums. In post-modern society, cultural tourism, with the largest growth in global tourism, has carried out the revitalization and redesign of the museum space and its communication strategies with an increasingly large and diverse audience. On the other hand, the de-differentiation processes and the culturalization of everyday life, which have blurred the boundaries between high culture and mass culture, have broadened the concept of cultural tourism to others heterogeneous activities, that compete with museum activities. The study of the impact of cultural tourism in the museum, as starting object of study, aims to evaluate the growing demand from tourists for multifaceted, creative and immersive experiences, and to study how the museology updates itself by developing strategies that respond to the demand of recreation and also acquisition of knowledge.Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)2019-02-12T18:16:15Z2019-02-122017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24618http://hdl.handle.net/10174/24618porRoque, M. I. (2017). Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu. In V. Costa, Tourism for the 21st Century: Proceedings of the CIT 2015 (pp. 326-351). Barcelos, Portugal: Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Acedido em http://bravo.ipca.pt/cit2015/files/ATAS_CIT_2015_FINAL.pdfhttp://bravo.ipca.pt/cit2015/files/ATAS_CIT_2015_FINAL.pdfmiroque@uevora.pt746Roque, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:47.262093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
title Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
spellingShingle Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
Roque, Maria Isabel
museu
museum
património
heritage
turismo cultural
cultural tourism
turismo criativo
creative tourism
mediação cultural
cultural mediation
title_short Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
title_full Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
title_fullStr Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
title_full_unstemmed Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
title_sort Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu
author Roque, Maria Isabel
author_facet Roque, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv museu
museum
património
heritage
turismo cultural
cultural tourism
turismo criativo
creative tourism
mediação cultural
cultural mediation
topic museu
museum
património
heritage
turismo cultural
cultural tourism
turismo criativo
creative tourism
mediação cultural
cultural mediation
description RESUMO A ligação entre lazer e cultura comprova-se ao longo da história do turismo e dos museus. Na sociedade pós-moderna, o turismo cultural, enquanto área de maior crescimento no turismo global, impôs a revitalização e a reformulação do espaço museológico e das suas estratégias comunicacionais para acolher audiências cada vez mais amplas e diversificadas. Por outro lado, os processos de des-diferenciação e culturalização do quotidiano, esbatendo as fronteiras entre cultura de elite e cultura de massas, alargaram o conceito de turismo cultural a atividades mais heterogéneas, concorrentes da atividade museológica. O estudo do impacto do turismo cultural no museu, como questão de partida, tem como objetivo avaliar a crescente procura de experiências multifacetadas, criativas e imersivas, por parte do turista, e estudar a forma como a museologia se atualiza na elaboração de estratégias que correspondam quer à vontade de diversão, quer à intenção de aquisição de conhecimentos. ABSTRACT The link between leisure and culture has been confirmed along the history of tourism and museums. In post-modern society, cultural tourism, with the largest growth in global tourism, has carried out the revitalization and redesign of the museum space and its communication strategies with an increasingly large and diverse audience. On the other hand, the de-differentiation processes and the culturalization of everyday life, which have blurred the boundaries between high culture and mass culture, have broadened the concept of cultural tourism to others heterogeneous activities, that compete with museum activities. The study of the impact of cultural tourism in the museum, as starting object of study, aims to evaluate the growing demand from tourists for multifaceted, creative and immersive experiences, and to study how the museology updates itself by developing strategies that respond to the demand of recreation and also acquisition of knowledge.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T18:16:15Z
2019-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24618
http://hdl.handle.net/10174/24618
url http://hdl.handle.net/10174/24618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roque, M. I. (2017). Muito riso e muito siso: Turismo e experiência cultural no museu. In V. Costa, Tourism for the 21st Century: Proceedings of the CIT 2015 (pp. 326-351). Barcelos, Portugal: Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Acedido em http://bravo.ipca.pt/cit2015/files/ATAS_CIT_2015_FINAL.pdf
http://bravo.ipca.pt/cit2015/files/ATAS_CIT_2015_FINAL.pdf
miroque@uevora.pt
746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136609230127104