A expressividade emocional familiar e o desenvolvimento comunicativo de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara João Rego da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40379
Resumo: A literatura tem reconhecido a importância de aprofundar conhecimento sobre o desenvolvimento comunicativo e linguístico na primeira e segunda infância. Dada a centralidade do contexto familiar, são ainda necessários estudos que analisem se a expressividade emocional familiar poderá ter impacto nesse processo. O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o potencial papel explicativo da expressividade emocional familiar no desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças entre os dois anos e seis meses e os quatro anos, controlando o efeito das variáveis sexo e idade. Participaram 68 pais e mães (Midade mães = 35.15, DP = 4.02; Midade pais = 34.31, DP = 5.55), que responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthurBates e ao Questionário de Autoexpressividade Familiar. Foram efetuadas análises descritivas, correlacionais e de regressão linear hierárquica múltipla. Encontraram­se correlações positivas entre a expressividade emocional positiva e o desempenho das crianças no vocabulário e na sintaxe. Verificou­se que a idade e a expressividade emocional familiar positiva constituem variáveis explicativas estatisticamente significativas do desenvolvimento comunicativo das crianças, associando­se positivamente ao vocabulário, mas negativamente à sintaxe. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para identificar variações na expressividade emocional das famílias ao longo do tempo e o seu impacto no desenvolvimento comunicativo e linguístico das crianças. A prática psicológica poderá incidir na deteção de crianças que apresentem dificuldades no desenvolvimento comunicativo e linguístico e na promoção de competências parentais positivas, refletindo acerca de que forma a expressividade emocional familiar pode ter impacto no desenvolvimento dos/as filhos/as.
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