Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13323 |
Resumo: | Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. |
id |
RCAP_d87e38f5606cb8139f10f1ee4423da34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superiorEnvironments in higher educationEducação onlineEnsino superiorPedagogiaOnline educationHigher educationPedagogyNeste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.In this study, in order to understand the pedagogical management of online learning environments, we defined a qualitative methodological framework, oriented by the analysis of the practices of teachers of Higher Education in Portugal, with regard to strategies, resources and the communication tools used. For data collection, we proceeded to direct observation of four online learning environments, complemented by data from a survey by structured interview to the three teachers responsible for the educational management of the environments. These environments revealed that there are teachers in Higher Education in Portugal who are seeking to respond to the challenge posed by the Bologna Process. However, these results also show that there are many difficulties in the use of digital interactive tools. It is therefore necessary to invest more not only on pedagogical training, but also in teacher training in ICT.Repositório AbertoMonteiro, AngélicaRodrigues, PaulaMoreira, J. AntónioBarros, Daniela Melaré Vieira2023-02-07T15:04:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13323porMONTEIRO, Angélica, RODRIGUES, Paula, MOREIRA, J. António & BARROS, Daniela (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 15 (1), jan/abr.2015, 148-161.2176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:23.408949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior Environments in higher education |
title |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
spellingShingle |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior Monteiro, Angélica Educação online Ensino superior Pedagogia Online education Higher education Pedagogy |
title_short |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
title_full |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
title_fullStr |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
title_sort |
Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior |
author |
Monteiro, Angélica |
author_facet |
Monteiro, Angélica Rodrigues, Paula Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Paula Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Angélica Rodrigues, Paula Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação online Ensino superior Pedagogia Online education Higher education Pedagogy |
topic |
Educação online Ensino superior Pedagogia Online education Higher education Pedagogy |
description |
Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2023-02-07T15:04:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13323 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MONTEIRO, Angélica, RODRIGUES, Paula, MOREIRA, J. António & BARROS, Daniela (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 15 (1), jan/abr.2015, 148-161. 2176-171X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116650348544 |