Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Angélica
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Paula, Moreira, J. António, Barros, Daniela Melaré Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13323
Resumo: Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
id RCAP_d87e38f5606cb8139f10f1ee4423da34
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superiorEnvironments in higher educationEducação onlineEnsino superiorPedagogiaOnline educationHigher educationPedagogyNeste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.In this study, in order to understand the pedagogical management of online learning environments, we defined a qualitative methodological framework, oriented by the analysis of the practices of teachers of Higher Education in Portugal, with regard to strategies, resources and the communication tools used. For data collection, we proceeded to direct observation of four online learning environments, complemented by data from a survey by structured interview to the three teachers responsible for the educational management of the environments. These environments revealed that there are teachers in Higher Education in Portugal who are seeking to respond to the challenge posed by the Bologna Process. However, these results also show that there are many difficulties in the use of digital interactive tools. It is therefore necessary to invest more not only on pedagogical training, but also in teacher training in ICT.Repositório AbertoMonteiro, AngélicaRodrigues, PaulaMoreira, J. AntónioBarros, Daniela Melaré Vieira2023-02-07T15:04:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13323porMONTEIRO, Angélica, RODRIGUES, Paula, MOREIRA, J. António & BARROS, Daniela (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 15 (1), jan/abr.2015, 148-161.2176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:23.408949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
Environments in higher education
title Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
spellingShingle Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
Monteiro, Angélica
Educação online
Ensino superior
Pedagogia
Online education
Higher education
Pedagogy
title_short Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
title_full Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
title_fullStr Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
title_full_unstemmed Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
title_sort Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior
author Monteiro, Angélica
author_facet Monteiro, Angélica
Rodrigues, Paula
Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
author2 Rodrigues, Paula
Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Angélica
Rodrigues, Paula
Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação online
Ensino superior
Pedagogia
Online education
Higher education
Pedagogy
topic Educação online
Ensino superior
Pedagogia
Online education
Higher education
Pedagogy
description Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2023-02-07T15:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13323
url http://hdl.handle.net/10400.2/13323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MONTEIRO, Angélica, RODRIGUES, Paula, MOREIRA, J. António & BARROS, Daniela (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 15 (1), jan/abr.2015, 148-161.
2176-171X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116650348544