“Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Isabel Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14505
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPS II) que decorreu num jardim de infância da rede pública, no distrito de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a forma como a organização do ambiente educativo influencia o brincar. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso, uma vez que o intuito era aprofundar a reflexão sobre o ambiente educativo e sobre o brincar, bem como a forma como estes conceitos são percecionados e vivenciados no contexto específico da PPS II. A análise e discussão dos dados evidenciou que o ambiente educativo, suporte do desenvolvimento curricular, tem influência no brincar. A brincadeira é a atividade espontânea das crianças e, apesar de ser muitas vezes colocada em segundo plano, representa uma forma natural de desenvolvimento e aprendizagem. Cada participante do contexto educativo perceciona o ambiente educativo de forma singular e pode participar nas tomadas de decisão acerca da sua organização, sendo mais favorável ao brincar um ambiente educativo organizado com a participação das crianças.
id RCAP_d90a49c6ab3a6c951e9dac8c4339d1d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”Educação de infânciaAmbiente educativoParticipação das crianças.BrincarEarly childhood educationEducational environmentPlayChildren's participationO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPS II) que decorreu num jardim de infância da rede pública, no distrito de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a forma como a organização do ambiente educativo influencia o brincar. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso, uma vez que o intuito era aprofundar a reflexão sobre o ambiente educativo e sobre o brincar, bem como a forma como estes conceitos são percecionados e vivenciados no contexto específico da PPS II. A análise e discussão dos dados evidenciou que o ambiente educativo, suporte do desenvolvimento curricular, tem influência no brincar. A brincadeira é a atividade espontânea das crianças e, apesar de ser muitas vezes colocada em segundo plano, representa uma forma natural de desenvolvimento e aprendizagem. Cada participante do contexto educativo perceciona o ambiente educativo de forma singular e pode participar nas tomadas de decisão acerca da sua organização, sendo mais favorável ao brincar um ambiente educativo organizado com a participação das crianças.ABSTRACT This internship report was developed within the scope of the Supervised Professional Practice - Module II (PPS II) course that took place in a public kindergarten in the district of Lisbon, with a group of children aged between 3 and 6 years old. This report includes a critical and reflective analysis of the intervention process in a kindergarten context and an investigation on how the organization of the educational environment influences play. The research, qualitative in nature, followed the case study methodology, since the intention was to deepen the reflection on the educational environment and on play, as well as on how these concepts are perceived and experienced in the specific context of PPS II. The analysis and discussion of the data showed that the educational environment, which supports curriculum development, has an influence on play. Play is the spontaneous activity of children, and although it is often put in the background, it represents a natural way of development and learning. Each participant in the educational context perceives the educational environment in a unique way and can participate in decision-making about its organization, being more conducive to play an educational environment organized with the participation of children.Rosa, ManuelaRCIPLSantos, Joana Isabel Lopes2022-03-21T16:18:52Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14505TID:202935655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.079199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
title “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
spellingShingle “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
Santos, Joana Isabel Lopes
Educação de infância
Ambiente educativo
Participação das crianças.
Brincar
Early childhood education
Educational environment
Play
Children's participation
title_short “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
title_full “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
title_fullStr “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
title_full_unstemmed “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
title_sort “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”
author Santos, Joana Isabel Lopes
author_facet Santos, Joana Isabel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Isabel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Ambiente educativo
Participação das crianças.
Brincar
Early childhood education
Educational environment
Play
Children's participation
topic Educação de infância
Ambiente educativo
Participação das crianças.
Brincar
Early childhood education
Educational environment
Play
Children's participation
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPS II) que decorreu num jardim de infância da rede pública, no distrito de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a forma como a organização do ambiente educativo influencia o brincar. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso, uma vez que o intuito era aprofundar a reflexão sobre o ambiente educativo e sobre o brincar, bem como a forma como estes conceitos são percecionados e vivenciados no contexto específico da PPS II. A análise e discussão dos dados evidenciou que o ambiente educativo, suporte do desenvolvimento curricular, tem influência no brincar. A brincadeira é a atividade espontânea das crianças e, apesar de ser muitas vezes colocada em segundo plano, representa uma forma natural de desenvolvimento e aprendizagem. Cada participante do contexto educativo perceciona o ambiente educativo de forma singular e pode participar nas tomadas de decisão acerca da sua organização, sendo mais favorável ao brincar um ambiente educativo organizado com a participação das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2021-12-16T00:00:00Z
2022-03-21T16:18:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14505
TID:202935655
url http://hdl.handle.net/10400.21/14505
identifier_str_mv TID:202935655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494651125760