O estabelecimento de relações de causalidade sob a perspetiva da sociolinguística variacionista
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Publication Date: | 2017 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://hdl.handle.net/1822/62784 |
Summary: | O presente trabalho insere-se no domínio da variação sintática e tem como objetivo promover a discussão em torno da importância das variáveis sociais na interpretação dos dados linguísticos. Partindo do pressuposto de que a mesma relação semântica pode ser estabelecida através de diferentes estruturas sintáticas, são analisados os mecanismos de conexão frásica que permitem o estabelecimento da relação de causalidade. Seguindo a proposta de Sweetser (1990), propõe-se a tripartição da noção de causalidade em: causa real, causa explicativa, e causa interacional. Esta divisão é motivada por três fatores: tipologia de ato de fala envolvido, tipologia de relação estabelecida e domínio de atuação. Os resultados da análise revelam que as relações de causa explicativa são as mais frequentes. Quando observamos os dados para o cruzamento das variáveis sociais, constata-se que a variável grau de escolaridade influencia a ocorrência da relação de causalidade: informantes com mais anos de escolaridade tendem a estabelecer mais frequentemente relações de causa explicativa. |
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O estabelecimento de relações de causalidade sob a perspetiva da sociolinguística variacionistasociolinguísticavariáveis sociaisrelações de causalidadeHumanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho insere-se no domínio da variação sintática e tem como objetivo promover a discussão em torno da importância das variáveis sociais na interpretação dos dados linguísticos. Partindo do pressuposto de que a mesma relação semântica pode ser estabelecida através de diferentes estruturas sintáticas, são analisados os mecanismos de conexão frásica que permitem o estabelecimento da relação de causalidade. Seguindo a proposta de Sweetser (1990), propõe-se a tripartição da noção de causalidade em: causa real, causa explicativa, e causa interacional. Esta divisão é motivada por três fatores: tipologia de ato de fala envolvido, tipologia de relação estabelecida e domínio de atuação. Os resultados da análise revelam que as relações de causa explicativa são as mais frequentes. Quando observamos os dados para o cruzamento das variáveis sociais, constata-se que a variável grau de escolaridade influencia a ocorrência da relação de causalidade: informantes com mais anos de escolaridade tendem a estabelecer mais frequentemente relações de causa explicativa.Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoAguiar, Joana20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/62784porAguiar, J. (2017). O estabelecimento de relações de causalidade sob a perspetiva da sociolinguística variacionista. Diacrítica 31.3, 77-98.0870-896710.21814/diacritica.33http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/33/4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:21ZPortal AgregadorONG |
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