A qualidade de vida no trabalho e a satisfação profissional dos Assistentes Operacionais dos hospitais E.P.E. da região de Trás-os-Montes e Alto Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabel de Jesus Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3179
Resumo: A presente investigação procura aprofundar o conhecimento das temáticas da Qualidade de Vida e da Satisfação com o Trabalho. Ambas as temáticas foram já alvo de inúmeros estudos, no entanto, esta investigação tem um caracter inovador, pelo facto de ter como público-alvo a classe dos Assistentes Operacionais, até agora descorada nos estudos de investigação, que tem, contudo, um enorme peso nos Recursos Humanos da área da Saúde. Neste contexto, pretende-se analisar a implicação dos aspetos sociodemográficos e relacionados com o contexto de trabalho na Qualidade de Vida no Trabalho e na Satisfação com o Trabalho dos Assistentes Operacionais do CHTMAD e do CHNE, assim como, perceber a relação entre ambas as variáveis (QVT e Satisfação), prevendo-se a existência de uma relação positiva entre a frequência da QVT e a Satisfação com o Trabalho. Os dados foram obtidos pela aplicação do Inventário sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Rafael & Lima (2008b), do Questionário de Satisfação com o Trabalho de Ribeiro, J.P., & Maia, P. (2002) e de um questionário de Parâmetros Socioprofissionais construído com base na fundamentação teórica. A amostra é constituída por 196 Assistentes Operacionais de ambos os Centros Hospitalares e os resultados obtidos demonstram a existência de uma correlação positiva, com um nível de significância de 100%, entre a Frequência da QVT e a Satisfação com o Trabalho, o que significa que apostar na QVT é fulcral para as Organizações alcançarem a satisfação dos seus Colaboradores e, consequentemente, prestarem serviços com mais e maior qualidade. Com a presente investigação é possível às Instituições perceber os aspetos cruciais na melhoria da QVT dos seus colaboradores, vitais para o alcance da sua Satisfação Profissional e, simultaneamente, facilitadores de melhor desempenho organizacional e maior qualidade dos serviços prestados aos utentes.
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spelling A qualidade de vida no trabalho e a satisfação profissional dos Assistentes Operacionais dos hospitais E.P.E. da região de Trás-os-Montes e Alto DouroQualidade de vida no trabalhoSatisfação no trabalhoEstabelecimento hospitalarServiços de saúdeAssistentes operacionaisA presente investigação procura aprofundar o conhecimento das temáticas da Qualidade de Vida e da Satisfação com o Trabalho. Ambas as temáticas foram já alvo de inúmeros estudos, no entanto, esta investigação tem um caracter inovador, pelo facto de ter como público-alvo a classe dos Assistentes Operacionais, até agora descorada nos estudos de investigação, que tem, contudo, um enorme peso nos Recursos Humanos da área da Saúde. Neste contexto, pretende-se analisar a implicação dos aspetos sociodemográficos e relacionados com o contexto de trabalho na Qualidade de Vida no Trabalho e na Satisfação com o Trabalho dos Assistentes Operacionais do CHTMAD e do CHNE, assim como, perceber a relação entre ambas as variáveis (QVT e Satisfação), prevendo-se a existência de uma relação positiva entre a frequência da QVT e a Satisfação com o Trabalho. Os dados foram obtidos pela aplicação do Inventário sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Rafael & Lima (2008b), do Questionário de Satisfação com o Trabalho de Ribeiro, J.P., & Maia, P. (2002) e de um questionário de Parâmetros Socioprofissionais construído com base na fundamentação teórica. A amostra é constituída por 196 Assistentes Operacionais de ambos os Centros Hospitalares e os resultados obtidos demonstram a existência de uma correlação positiva, com um nível de significância de 100%, entre a Frequência da QVT e a Satisfação com o Trabalho, o que significa que apostar na QVT é fulcral para as Organizações alcançarem a satisfação dos seus Colaboradores e, consequentemente, prestarem serviços com mais e maior qualidade. Com a presente investigação é possível às Instituições perceber os aspetos cruciais na melhoria da QVT dos seus colaboradores, vitais para o alcance da sua Satisfação Profissional e, simultaneamente, facilitadores de melhor desempenho organizacional e maior qualidade dos serviços prestados aos utentes.The present investigation tries to broaden the knowledge of the themes Quality of Life and Satisfaction with Work. Both subjects have already been studied innumerous times, however, this investigation has an innovative character, because of has how target audience the lower professional classes’ work that has been put aside, although it has an enormous effect on Human Resources in the health area. In this context the aim is to analyse the implications of the social-demographic and related to the working context in the Quality of Life at Work and in the satisfaction with the Operational Assistances’ Work of CHTMAD and of CHNE, as well as, being able to understand both variables (QVT and Satisfaction), foreseeing the existence of a positive relation between the QVT frequency and Work Satisfaction. Dada was obtained through the application of Inventory on the Quality of Life in Work, developed by Rafael and Lima (2008b), Questionnaire of Work Satisfaction by Ribeiro, J.p., and Maia, P. (2002) and a Social Professional Parameter questionnaire built on the theoretical fundament. The sample was constituted by 196 Operational Assistance of both Hospital Centers and the obtained results demonstrate the existence of a positive correlation, having a significance level of 100%, between QTV and the Work Satisfaction Frequency, which it means that to bet on the QVT is essential in order that the Organizations reach the satisfaction of his Collaborators and, consequently, they help with more and bigger quality. With the present investigation it is possible to the Institutions to realize the essential aspects in the improvement of the QVT of his collaborators, important for the reach of his Professional Satisfaction, of better performance organizational and bigger quality of the services been suitable to the users.2014-05-29T10:59:08Z2014-05-29T00:00:00Z2014-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3179porOliveira, Isabel de Jesus Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:05.503765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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